Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé
Senac Pará reuniu mais de 3 mil espectadores em lives no projeto Aula Aberta

Publicado em: 15 Jun 2020 | INOVAÇÃO

A pandemia de coronavírus e a necessidade do isolamento social provocaram o distanciamento entre os alunos e as salas de aula, mas ao mesmo tempo estimularam novas formas de gerar conhecimentos, demonstrando que o aprendizado vai muito além dos limites da escola.

Projeto Aula Aberta Senac, que consiste em uma série transmissões ao vivo pela rede social Instagram, teve sua primeira edição entre os dias 12 de maio e 03 de junho, com roteiro composto por 7 lives (2 por semana), onde a cada semana um instrutor da instituição abordou um tema atual e relevante, visando gerar novos conhecimentos aos seguidores que acompanham a página.

Pensando em produzir conteúdo atual e agregador de saberes, o Senac Pará montou a programação educativa alinhada ao momento de transição digital, aproveitando a plataforma do Instagram para se manter conectado com seus públicos. Ao todo foram registrados 3.624 espectadores e 414 participantes simultâneos nas lives Aula Aberta Senac.

O projeto envolveu instrutores de todas as unidades educacionais, de segmentos como Saúde, Comércio, Finanças, Tecnologia, Gastronomia e Beleza, a fim de diminuir a saudade dos alunos do dia a dia na instituição e trazer informações contextualizadas com o mercado de trabalho e o cenário atual.

A primeira transmissão teve como convidada a enfermeira e instrutora do curso Técnico em Enfermagem, Evelyn Mendonça, que debateu o tema “Coronavírus: cuidados diários”, demonstrando o correto uso da máscara, além de esclarecer sobre o certo e o errado na hora de se prevenir contra a Covid-19. Para Evelyn, "a Aula Aberta Senac possibilita o acesso democrático de conteúdo, oportunizando utilizar de forma mais produtiva o período em que nos encontramos em isolamento social, favorecendo e reforçando a importância de manter esse distanciamento que, comprovadamente, reduz a possibilidade de transmissão do vírus, enquanto as pessoas se mantém informadas, atualizadas nos mais diversos segmentos”, considera. A saúde ainda foi foco na Aula Aberta sobre os riscos da automedicação, com o farmacêutico clínico Daniel Jordão, instrutor do Núcleo do Senac em Redenção.

 

As lives “Fuja da crise. Reinvente-se com a venda on-line”, ministrada pelo analista de Marketing e instrutor Rigel Abdala; e “IR: Dicas para não cair na malha fina”, com o contador e instrutor do Senac Castanhal, Cleyton Conceição, puderam tirar diversas dúvidas dos seguidores, garantindo grande interação.

O seguidor @pedrocamposr comentou parabenizando o Senac pela iniciativa “Muito importante esse conhecimento sobre o mercado, principalmente agora nessa pandemia em que várias pequenas empresas precisam de uma luz. Conteúdo muito esclarecedor”, disse durante a Aula Aberta sobre vendas on-line.

As lives do projeto contam com formato de uma aula dialogada, totalmente on-line e aberta a todo o público, onde o instrutor apresenta dicas, orientações profissionais, de saúde e de comportamento, alinhados ao momento de se reinventar, ser resiliente e aprender com as adversidades.

Na aula do instrutor do Senac Santarém e chef de cozinha Ricardo Branches, a receita de Lasanha de Pirarucu com Banana foi mostrada passo a passo aos espectadores, reforçando que cozinhar é uma terapia em alta durante a quarentena. Já a instrutora Laynara Araújo, do Senac Parauapebas, ensinou as técnicas de automaquiagem para fazer “a pele perfeita”.



O universo dos também teve espaço na programação, com a live sobre o tema “Gamificação e Tecnologias interativas para o mercado atual”, ministrada pelo instrutor Ivo Barbosa, tecnólogo em jogos digitais especialista em gestão de TI.

NA ONDA DAS LIVES

O recurso de transmissões ao vivo já existia nas redes sociais Facebook e Instagram, no entanto, foi ressignificado na atual conjuntura, ganhando protagonismo por promover a aproximação e a interação em tempos de isolamento. “Na live Aula Aberta Senac temos instrutor e o público conectados pela mídia digital, compartilhando conteúdo inteligente, de pessoa para pessoa. É a educação profissional rompendo distâncias de diversas maneiras”, pontua Patrizia Galiza, Gerente de Desenvolvimento Educacional do Senac-PA.

A segunda edição do projeto já está sendo organizada pela equipe do Senac Pará e pretende trazer como novidades a transmissão multiplataformas na abordagem de assuntos relacionados ao novo normal e retomada dos setores.


Em caso de dúvidas, entre em contato através de nossa Central de atendimento ou através de nossa fanpage no Facebook.




Mais notícias

Mais notícias



Em caso de dúvidas

Entre em contato conosco.

0800 701 4492
atendimento@pa.senac.br