Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé
Espaço Conhecimento Senac foi atração no Festival Fartura Belém

Publicado em: 28 Jan 2019 | GASTRONOMIA

A capital paraense respirou gastronomia com o festival de comidas do Brasil


FOTO: Comunicação Senac Pará

Uma verdadeira expedição pelos sabores da gastronomia brasileira. Este é o Festival Fartura – Comidas do Brasil, que pelo segundo ano consecutivo aportou na Estação das Docas, em Belém, nos dias 26 e 27 de janeiro. O evento contou novamente com o Senac Pará como apoiador educacional, assinando o Espaço Conhecimento, onde chefs e profissionais da área ministraram aulas teóricas gratuitas. Além disso, uma equipe formada por alunos e ex-alunos do Senac atuou auxiliando chefs locais e nacionais durante todo o circuito.

Quem foi ao festival em busca de aprendizado pôde aprender e experimentar receitas de todas as regiões do Brasil, dentro do Espaço Conhecimento Senac. No sábado (26), o instrutor do Centro de Educação Profissional de Santarém (CEP Santarém), Ricardo Branches, abriu a programação educativa falando sobre “Ecogastronomia: Influência indígena na culinária amazônica”. Ele preparou a receita de surubim lardeado com bacon de pirarucu, mousseline de pupunha e crisp de jambú, com ingredientes típicos do Tapajós.

Odenir Menezes foi um dos participantes da aula e elogiou: “Muito saboroso e é muito interessante conhecer cada vez mais as características da culinária do Pará”, destacou o servidor público de 58 anos.

No domingo (27) a confeitaria ganhou destaque com a aula “Culinária Paraense Contemporânea: novas perspectivas para ingredientes tradicionais”, ministrada pelas instrutoras Athíria Corrêa e Ana Regina Gonçalves, do Senac Belém. Um inusitado pudim de Tucupi com Jambu e a tartalete com doce de muruci encantaram o público.

Ao todo foram 10 aulas gastronômicas, totalizando mais de 300 participantes. Dentro da programação do espaço, estudiosos da gastronomia compartilham suas histórias, dando visibilidade às riquezas gastronômicas de várias regiões do país.

Ministraram aulas: Joanna Martins (Manioca/Belém) e Paula Moreira (Xibé/Belém), “Bate papo sobre indústria, comunidade e mercado”; Neli Pereira (Espaço Zebra/São Paulo), “As garrafadas brasileiras”; Priscila Ávila (Queen of Pepers/Brasília), “As pimentas mais ardidas do mundo”; Ruth de Almeida (Raízes Gastronômicas-Palmas), “O Coco babaçu”; Chef Saulo Jennings (Casa do Saulo/Santarém), “Cozinha Tapajônica”; lberto Landgraf (Oteque/Rio de Janeiro), “Beleza e sustentabilidade”; Chef Ofir Oliveira (Sabor Selvagem/Belém), “Pará Minas – Porco Assado na Brasa à Mineira ao Molho de Arubé”; e Cesar Costa (Corrutela/São Paulo), “Como se tornar sustentável?”.

O Festival Fartura é realizado pela Plataforma Fartura – Comidas do Brasil, que percorre todo o território nacional por meio da Expedição Fartura, viagens de pesquisa gastronômica que mapeia personagens, produtores, cozinheiros, chefs, receitas, produtos e ingredientes. O conteúdo dela é disponibilizado na web por meio do site e redes sociais, além da publicação de livros e filmes. As expedições também são a base para os festivais, que conectam a cadeia gastronômica, da origem ao prato. Em 2019, os Festivais acontecem ainda em Porto Alegre, São Paulo, Tiradentes, Belo Horizonte, Fortaleza, Brasília e Lisboa, Portugal.

 

Créditos: Comunicação Senac Pará
Confira todas as fotos na galeria abaixo:
 


Galeria de fotos


Em caso de dúvidas, entre em contato através de nossa Central de atendimento ou através de nossa fanpage no Facebook.




Mais notícias

Mais notícias



Em caso de dúvidas

Entre em contato conosco.

(91) 4009-6545
atendimento@pa.senac.br