O Agente Comunitário de Saúde é responsável pelas atividades de prevenção de doenças e de promoção da saúde, a partir dos referenciais da Educação Popular em Saúde. Atua em ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS. Participa de campanhas educativas e incentiva as atividades comunitárias, promovendo a integração entre a equipe de saúde e a comunidade. Colabora ainda, com a educação sanitária e ambiental. Atua como elo entre a equipe multiprofissional da ESF e a comunidade, sendo um facilitador ao acesso da comunidade assistida às ações e aos serviços de informação, de saúde, de promoção social e de proteção da cidadania. Seu exercício profissional está sob a orientação do coordenador do Programa de Saúde da Família (PSF) e/ou do PACS e sob supervisão do gestor municipal, distrital, estadual ou federal. O profissional formado pelo Senac tem como Marcas Formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, colaboração e comunicação, criatividade e atitude empreendedora, autonomia digital e atitude sustentável, com foco em resultados. Essas Marcas Formativas reforçam o compromisso da Instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Essa perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade. A ocupação está situada no eixo tecnológico Ambiente e Saúde, de natureza tecnológica “cuidar”, cujo segmento é Saúde. A profissão de Agente Comunitário de Saúde é regulamentada pela Lei n.º 11.350/2006 e alterada pela Lei n.º 13.595/2018. A seguir estão as competências que compõem o perfil do Agente Comunitário de Saúde • Participar do mapeamento das famílias de áreas adstritas. • Realizar ações de promoção da saúde e de prevenção de doenças e agravos. • Realizar o monitoramento de situações de risco à família. • Prestar primeiros socorros a vítimas de acidente ou mal súbito.
Próxima turma
As matrículas são feitas presencialmente na unidade onde será realizado o curso.
Verificar junto a unidade o tipo de oferta: presencial, remoto ou semipresencial. ou online.
Matricule-se Agora Mais informações! Se preferir matricule-se na unidade
Saiba mais sobre Agente Comunitário de Saúde!
O Agente Comunitário de Saúde é responsável pelas atividades de prevenção de doenças e de promoção da saúde, a partir dos referenciais da Educação Popular em Saúde. Atua em ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS. Participa de campanhas educativas e incentiva as atividades comunitárias, promovendo a integração entre a equipe de saúde e a comunidade. Colabora ainda, com a educação sanitária e ambiental.
Atua como elo entre a equipe multiprofissional da ESF e a comunidade, sendo um facilitador ao acesso da comunidade assistida às ações e aos serviços de informação, de saúde, de promoção social e de proteção da cidadania. Seu exercício profissional está sob a orientação do coordenador do Programa de Saúde da Família (PSF) e/ou do PACS e sob supervisão do gestor municipal, distrital, estadual ou federal.
O profissional formado pelo Senac tem como Marcas Formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, colaboração e comunicação, criatividade e atitude empreendedora, autonomia digital e atitude sustentável, com foco em resultados. Essas Marcas Formativas reforçam o compromisso da Instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Essa perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade.
A ocupação está situada no eixo tecnológico Ambiente e Saúde, de natureza tecnológica “cuidar”, cujo segmento é Saúde. A profissão de Agente Comunitário de Saúde é regulamentada pela Lei n.º 11.350/2006 e alterada pela Lei n.º 13.595/2018.
A seguir estão as competências que compõem o perfil do Agente Comunitário de Saúde
• Participar do mapeamento das famílias de áreas adstritas.
• Realizar ações de promoção da saúde e de prevenção de doenças e agravos.
• Realizar o monitoramento de situações de risco à família.
• Prestar primeiros socorros a vítimas de acidente ou mal súbito.
- Idade mínima: 18 anos
- Ensino Fundamental Completo
- RG.
- Comprovante de residência.
- CPF
Quando a oferta deste curso ocorrer por meio de parceria, convênio ou acordo de cooperação com outras instituições, deverão ser incluídas neste item as especificações, caso existirem.
O candidato deverá também apresentar os seguintes documentos:
- Documento oficial de identificação (Cópia e o original para conferência);
- CPF (Cópia e o original para conferência);
- Comprovante de escolaridade (Cópia e o original para conferência);
- Comprovante de residência (Cópia e o original para conferência);
- Participar do mapeamento das famílias de áreas adstritas.
- Participar do mapeamento das famílias de áreas adstritas.
- Realizar ações de promoção da saúde e de prevenção de doenças e agravos.
- Realizar ações de promoção da saúde e de prevenção de doenças e agravos
- Realizar o monitoramento de situações de risco à família.
- Realizar o monitoramento de situações de risco à família
- Prestar primeiros socorros a vítimas de acidente ou mal súbito.
- Prestar primeiros socorros a vítimas de acidente ou mal súbito
- Projeto Integrador Agente Comunitário de Saúde
- Projeto Integrador Agente Comunitário de Saúde
Política de descontos
Observações
- Os documentos necessários para desconto devem ser apresentados no ato da matrícula.
- Os descontos não serão acumulativos e não se aplicam aos cursos promocionais e atendimento corporativo.
- Os descontos na modalidade de Educação a Distância seguirão os critérios estabelecidos pela Rede Nacional de Educação a Distância do Senac.
Outros cursos com inscrições abertas
Imunização em Sala de Vacina: da Teoria à Prática
Início em 02 fev 2026
Local Belém
Gestão da Qualidade Para o Cuidado Seguro e Humanizado
Início em 17 mar 2026
Local Castanhal