Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé
Visitas técnicas transportam alunos para as rotinas profissionais

Publicado em: 31 Ago 2016 | CONHECIMENTO

Olhares vidrados a cada explicação. Ouviu-se – Gravando! – E a atenção era total dos doze alunos do curso de Operador de Áudio, do centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Senac no Pará (CEP TIC). Eles não perderam nenhum detalhe da visita técnica realizada na Rádio Nazaré FM, em Belém, onde puderam observar a utilização da mesa de áudio, as modulações e as operações comuns daquele trabalho.

Fizeram perguntas e tiraram dúvidas durante a manhã em que interagiram com profissionais da área, no ambiente típico da profissão. A visita técnica, que ocorreu no dia 14 de junho, corresponde um tipo de metodologia de aprendizagem comum em cursos do Senac por ser um importante recurso da educação profissional no desenvolvimento de competências, propondo aos alunos o reconhecimento e a observação da realidade da profissão escolhida.

Sempre acompanhados pelo instrutor e por técnicos da equipe do Senac, outros dois grupos saíram em visitas técnicas nos dias 07 e 15 de junho. Os estudantes do curso de Editor Gráfico mergulharam no parque gráfico da GTR Gráfica e Editora e puderam ver, em pleno funcionamento, como é uma empresa do ramo.

Complementares aos conhecimentos teóricos, as visitas técnicas aproximam o profissional em formação da realidade do mundo do trabalho. Nesta situação de aprendizagem, o aluno participa de demonstrações, testemunha relatos, o que permite o amadurecimento de seu senso crítico e suas potencialidades. Outro exemplo ocorreu com a turma do Técnico em Administração na modalidade de ensino a distância, que em um de seus momentos de tutoria presencial visitou o Shopping Bosque Grão-Pará, perante a proposta de registrar e correlacionar as práticas dos “4 Ps do Marketing” (Produto, Praça, Preço e Promoção), em 1º de junho.

No núcleo do Senac em Marabá, alunos do curso de Almoxarife fizeram visita técnica na sede do 52ª Batalhão de Infantaria de Selva (23 de junho), para receberem instruções acerca dos processos de uma firma, como solicitação, recebimento e armazenamento de suprimentos. Numa outra ocasião, alunos da formação de Auxiliar de Secretaria Escolar acompanharam os fluxos e tarefas de uma escola pública, visitando o colégio de Ensino Médio Professor Anísio Teixeira, no centro da cidade.

Para o Senac/PA, visitas técnicas permitem um estudo mais amplo e próximo da dinâmica de uma organização, além de destacar os fatores implícitos e subjetivos, como as relações interpessoais e sociais. Nelas, o ensino é transportado para fora da sala de aula, agregando valores tanto profissionais quanto pessoais, uma vez que proporcionam maior interatividade e correlação dos conhecimentos.

FORA DE SALA

De mesma finalidade, as aulas externas familiarizam os alunos com o campo em que vão atuar. Em Parauapebas, a atividade realizada ao final do curso de Qualidade no Atendimento ao Turista - ofertado dentro do Programa Estadual de Qualificação ao Turismo (PEQTur) - levou alunos para conhecerem pontos turísticos da região.

Nas visitas ao Mirante da Mina N4, savanas da vegetação local, cavernas e cascatas da “APA do gelado”, os alunos puderam reconhecer belezas e atrativos regionais. Como resultado, a ação extraclasse visou despertar em cada um a capacidade de identificação dos potenciais para o ecoturismo e outros nichos menos tradicionais, a exemplo das trilhas, aventuras e afins.

Texto: Daniele Brabo/Comunicação Senac Pará
Fotos: Senac/PA
Mais imagens na GALERIA DE FOTOS.

Galeria de fotos


Em caso de dúvidas, entre em contato através de nossa Central de atendimento ou através de nossa fanpage no Facebook.




Mais notícias

Mais notícias



Em caso de dúvidas

Entre em contato conosco.

(91) 4009-6545
atendimento@pa.senac.br