Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé
Senac realiza curso técnico em enfermagem para pessoas atendidas pelo programa TerPaz

Publicado em: 26 Nov 2020 | PARCERIA

No último dia 06/11, no auditório do Igeprev, foi realizada a aula inaugural para as duas turmas do curso Técnico em Enfermagem, tendo o Senac Pará como instituição formadora contratada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), para moradores dos bairros alcançados pelas ações do Programa Territórios Pela Paz (TerPaz).


O curso gratuito possibilita o acesso de 50 pessoas em situação de vulnerabilidade social à uma formação profissional técnica de nível médio, que tem foco na rápida inserção no mercado de trabalho. A iniciativa visa propiciar o desenvolvimento profissional para que estes indivíduos se tornem agentes transformadores da realidade de suas comunidades.

Os alunos beneficiados pelo TerPaz terão aulas de segunda a sexta-feira na unidade Senac da Av. Serzedelo Corrêa, em Belém, para o cumprimento da carga horária de 1800 h/a. A formação compreende situações de aprendizagem em laboratório de saúde, visitas técnicas, estágio profissional supervisionado e outras atividades alinhadas ao Modelo Pedagógico Senac, o qual privilegia a vivência da realidade profissional, colocando os futuros técnicos em enfermagem como protagonistas de seu aprendizado, sempre mediados por equipe pedagógica especializada.

A aula de abertura contou com a presença do titular da Sectet, Carlos Maneschy; da secretária adjunta, Edilza Fontes; do diretor de educação profissional e tecnológica da Sectet, José Leoncio Siqueira; do diretor-geral de articulações institucionais da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), Júlio Alejandro Jelvez; da representante da rede local do TerPaz, Delma Braga; e da Diretora de Educação Profissional do Senac Pará, Cláudia Vasconcelos.

Uma das alunas selecionadas no processo seletivo, dentre quase 5 mil candidatos inscritos, é Karolaine Teixeira, de 23 anos, mãe de duas meninas e moradora do bairro do Guamá. Ela conta que esperava muito uma oportunidade como esta. "Minha vida mudará primeiramente em como me vejo. Estarei mais realizada e este é só o começo. O meu foco é prestar vestibular para medicina", adiantou Karolaine.

Os 50 aprovados para as vagas residem em áreas de atuação do Programa TerPaz (Benguí, Cabanagem, Guamá, Jurunas, Terra Firme, em Belém; Icuí, em Ananindeua; e Nova União, em Marituba). Para obter a oportunidade no curso, eles passaram por etapas de seleção coordenadas pela Sectet, como análise documental e entrevistas.

Texto: Comunicação Senac Pará, com informações da Agência Pará
Fotos: Sectet
Confira mais imagens na Galeria:

Galeria de fotos


Em caso de dúvidas, entre em contato através de nossa Central de atendimento ou através de nossa fanpage no Facebook.




Mais notícias

Mais notícias



Em caso de dúvidas

Entre em contato conosco.

(91) 4009-6545
atendimento@pa.senac.br