Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé
Senac Pará inicia atividades na modalidade de Educação Flexível.

Publicado em: 20 Abr 2021 | INOVAÇÃO

O Senac não mede esforços para acompanhar as transformações no mundo e no mercado, com as mudanças na forma como aprendemos e como ensinamos.  No mês de abril o Departamento Regional do Pará deu a largada para os cursos no formato de Educação Flexível, modalidade de oferta educacional que integra momentos presenciais e remotos, promovendo o desenvolvimento para o trabalho por meio de um conjunto de possibilidades didáticas e metodológicas, viabilizadas com auxílio de recursos e tecnologias apropriados.

No dia 05 de abril o Núcleo de Educação Profissional do Senac em Redenção, município do sudeste paraense, iniciou o curso de Assistente Administrativo para 14 alunos, a partir de Planos de Trabalho Docente (PTD) de referência no escopo da Educação Flexível que vem sendo implementada nacionalmente pela Instituição.

“As aulas ocorrem em uma dinâmica que alterna atividades presenciais na unidade educacional do Senac, obedecendo todos os cuidados e protocolos de proteção à Covid-19, e aulas não presenciais síncronas e assíncronas, ou seja, há momentos de interação em tempo real entre instrutor e alunos pela plataforma virtual de comunicação e outras atividades que ocorrem sem a necessidade de uma interação em tempo real, pré-orientadas pelo docente”, descreve a Coordenadora do Senac em Redenção, Marly Moreira.

Outras plataformas como a Biblioteca Digital Senac e o canal Senac Recomenda, no Youtube, são alguns dos recursos tecnológicos que também dão base ao desenvolvimento do curso na Educação Flexível, bem como outros objetos de aprendizagem propostos no Plano de Curso. “Os alunos podem acessar os materiais disponibilizados tanto remotamente, como também em sala de aula, utilizando a conexão Wi-Fi disponibilizada pelo Senac para que o aluno utilize o seu próprio dispositivo no processo de aprendizagem”, complementa a coordenadora, destacando o aspecto da autonomia do aluno, característica do Modelo Pedagógico Senac.

A articulação entre as atividades síncronas e assíncronas, que demonstram a flexibilidade desta modalidade educacional, enriquecem a formação profissional. “Em nossa 6ª aula, a turma desenvolveu em tempo real, pela plataforma virtual, um relatório sobre as quatro funções administrativas evidenciadas no vídeo do Youtube, assistido anteriormente em momento não presencial e assíncrono. Os alunos puderam, de forma autônoma, observar o fazer profissional e pontuar erros e acertos no relatório, o que depois também foi debatido na aula presencial”, descreve a instrutora do curso Assistente Administrativo, Verônica Aguiar.

PREPARAÇÃO

Nos dias 15 e 16 de abril, as equipes pedagógicas de todas as unidades educacionais do Senac no Pará participaram da Oficina de Divulgação de Plano de Trabalho Docente (PTD) na Educação Flexível, a fim de compartilhar impressões e alinhar instrutores e assessores pedagógicos para a aplicação desta modalidade.


A oficina ocorreu de forma virtual e totalizou 53 participantes. Através de ações como esta, o Senac Pará objetiva preparar seus colaboradores para acompanhar novos cenários educacionais e garantir a oferta de educação profissional de qualidade, formando profissionais capazes de responder com eficácia às diversas demandas do mundo do trabalho.




Comunicação Senac Pará


Em caso de dúvidas, entre em contato através de nossa Central de atendimento ou através de nossa fanpage no Facebook.




Mais notícias

Mais notícias



Em caso de dúvidas

Entre em contato conosco.

(91) 4009-6545
atendimento@pa.senac.br