Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé
Senac: o Multiverso da Tecnologia reuniu interessados na área de TI

Publicado em: 19 Fev 2020 | TECNOLOGIA

 

Programação teve foco nas possibilidades de carreira em TI


Arte: Comunicação Senac-PA


O Centro de Educação Profissional Prof. Papaléo, em Belém, promoveu no dia 13 de fevereiro o evento “Senac: O Multiverso da Tecnologia”, reunindo interessados no mundo digital para palestras e oficinas com muita interatividade e, claro, muito conhecimento técnico sobre a área.

A programação inteiramente gratuita incluiu atividades sobre inteligência artificial, Apple Mac, montagem de rede de computadores, games, criação de aplicativos, simulador Cisco Packet Tracer, solda em equipamentos e muito mais. O objetivo da ação foi apresentar possibilidades e caminhos para quem quer atuar profissionalmente nos ramos da Tecnologia da Informação (TI).


A participante Ivanilde Braga, 73 anos, é assistente social aposentada, arquiteta e decidiu recentemente enveredar para o mercado da tecnologia ingressando no curso de Manutenção de Computadores do Senac. A aluna aproveitou o evento para fazer a oficina Como montar uma pequena rede de computadores utilizando um roteador.  “Sempre gostei de consertar os celulares e equipamentos da família. É um conhecimento que me interessa e que permite trabalhar de forma autônoma, em casa, fazendo o próprio horário”, contou Ivanilde, mostrando que não há idade para se reinventar em uma nova carreira.

Quando se fala em carreira profissional, não é por acaso a área de TI aparece como uma das mais promissoras no Brasil. Segundo a pesquisa Profissões Emergentes 2020, realizada pela rede social de negócios LinkedIn, dentre as 15 principais profissões em ascensão no mercado, nove estão diretamente associadas ao segmento. Por isso, um dos destaques do evento foi a mesa redonda “Vertentes da programação e o mercado paraense de software”, que encerrou o dia em um papo interdisciplinar comandado por pesquisadores e profissionais paraenses. 

A professora Danielle Couto, coordenadora do Grupo de Pesquisa Manas Digitais, e do Laboratório Interdisciplinar em Tecnologias, Educação e Computação (LITEC) participou da mesa falando a respeito da presença feminina neste mercado. “A TI é um ramo extremamente promissor, uma área que tem uma demanda crescente e é necessário motivar essas meninas a olharem a área com grandes possibilidades. Durante muito tempo foi um mercado dominado pelos homens, é uma questão cultural, até mesmo de contexto familiar. É fundamental a diversidade nas empresas do ramo, principalmente porque tornando a TI mais diversa, diminui-se os vieses de alguns algoritmos da inteligência artificial, por exemplo”, defendeu a pesquisadora.


Participaram ainda Ivo Barbosa, instrutor do Senac Pará, desenvolvedor web e programador de games, pós-graduado em Gestão estratégica da tecnologia da informação, Tecnólogo em jogos digitais; Gisele Henriques, jornalista especializada em jogos digitais, escreve para o site Torcedores.com desde 2018, além de ilustradora de tirinhas inspiradas no universo de games. Também estiveram no debate os membros da ParáTIC, associação das empresas paraenses de software e TIC, Marcelo Sá e Vítor Alves.

NO SENAC TEM!

A informática é um segmento muito forte no Senac, com a oferta desde os cursos básicos e de iniciação, até os cursos de alta tecnologia como games, programas de editoração de imagem, criação de aplicativos, computação em nuvem, manutenção hardware, redes, desenvolvimento de software, lógica de programação, dentre outros.

Em nossas 10 unidades educacionais no Pará, as matrículas estão abertas para mais de 30 diferentes cursos de Tecnologia, com destaque para o curso de Informática Básica em valor promocional e as formações Técnicas de Nível Médio: Técnicos em Informática e Técnico em Programação de Jogos Digitais e muito mais. >> Clique aqui e confira todos os cursos do segmento Informática (Tecnologia da Informação)

Créditos: Comunicação Senac-PA
Confira todas as fotos na galeria abaixo:
 

Galeria de fotos


Em caso de dúvidas, entre em contato através de nossa Central de atendimento ou através de nossa fanpage no Facebook.




Mais notícias

Mais notícias



Em caso de dúvidas

Entre em contato conosco.

(91) 4009-6545
atendimento@pa.senac.br