Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé
Senac lança o Programe Seu Futuro: formação profissional em TI e Aplicações Financeiras

Publicado em: 05 Mar 2021 | TECNOLOGIA

Pensando em ampliar a empregabilidade dos jovens em situação de vulnerabilidade social e abastecer um mercado carente de mão de obra, o Senac, em parceria com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a iniciativa Meu Futuro Digital, está lançado o Programe Seu Futuro, um projeto para formar profissionais com habilidades técnicas em programação e desenvolvimento de sistemas voltados para finanças, por meio do Programa de Aprendizagem do Senac.

O projeto surgiu em meio a dados alarmantes. Segundo dados mais recentes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o desemprego entre os jovens vem aumentando nos últimos anos e a Organização Internacional do Trabalho destaca que, antes da pandemia de covid-19 havia quase 10 milhões de jovens brasileiros desempregados, quadro este que se agrava com o cenário. Enquanto isso, estimativas da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação mostram que a área de TI terá mais de 450 mil vagas não preenchidas nos próximos três anos.



O webinar de lançamento – voltado para empresários do setor financeiro – ocorre no dia 05 de março, às 17 horas, no canal do Senac Brasil no YouTube.  Participam do debate Anna Beatriz Waehneldt, diretora de Educação Profissional do Departamento Nacional do Senac; José Alexandre Cavalcanti Vasco, superintendente da CVM; e Rubem Daniel Duek, CEO do Meu Futuro Digital.

Serão discutidos temas como o hiato entre a formação das escolas e as práticas nas empresas, e a inovação pedagógica com a implementação de projetos integrados focados nas necessidades do mercado de trabalho.

PROJETO

O Programe Seu Futuro consiste em uma oferta inovadora do curso de Aprendizagem Profissional de Qualificação em Programação de Sistemas com Aplicações Financeiras (800 horas) para formar aprendizes em Programação de Sistemas, com aperfeiçoamentos em Programação Web e Tecnologia da Informação em Finanças.

São previstas 400h de formação no Senac e 400h de atividades profissionais na empresa contratante. As aulas vão abordar programação de sistemas e suas principais tendências, desenvolvimento de aplicações web, cálculos financeiros em planilha eletrônica, incluindo ainda o desenvolvimento de valores, atitudes e habilidades socioemocionais essenciais à formação humana e cidadã no mundo do trabalho, imprescindíveis para atuação no mercado de hoje. A grade contará também com aulas de inglês instrumental e educação financeira.

Esta oferta pioneira tem o intuito de aumentar a empregabilidade de jovens de baixa renda e, ao mesmo tempo, suprir a demanda das empresas por profissionais qualificados em TI e em soluções financeiras. Tem como público alvo empresas atuantes em Tecnologia de Informação e do ramo Financeiro, que tenham interesse em apoiar a formação de jovens talentos para estas áreas.

As empresas interessadas podem acessar o site programeseufuturo.senac.br e preencher o formulário de contato para atendimento direto com a equipe responsável pelo programa.

VANTAGENS
Os benefícios serão tanto para os jovens quanto para as empresas que aderirem ao projeto. Para jovens de baixa renda na faixa dos 14 aos 24 anos de idade, o Programe Seu Futuro representa a oportunidade do primeiro emprego formal, aprendizado de uma profissão e perspectivas de carreira.

Já para as empresas, o programa garante o cumprimento da legislação da contratação de aprendizes, investimento no papel social e aumento de produtividade. As empresas que aderirem ao programa irão atuar junto com o Senac na preparação destes jovens, agregando a sua equipe um perfil profissional qualificado cada vez mais demandado pelo mercado.

O planejamento é que os cursos sejam iniciados em agosto de 2020. Se você tem uma empresa e quer participar do Programe seu Futuro, acesse: http://programeseufuturo.senac.br/.

Texto: Comunicação Senac Pará, com informações do Senac Brasil
Imagens: Senac Brasil


Em caso de dúvidas, entre em contato através de nossa Central de atendimento ou através de nossa fanpage no Facebook.




Mais notícias

Mais notícias



Em caso de dúvidas

Entre em contato conosco.

(91) 4009-6545
atendimento@pa.senac.br