Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé
Senac EAD entrega diplomas de novos Técnicos em Guia de Turismo

Publicado em: 11 Jun 2021 | EAD

A emoção de ser um Técnico em Guia de Turismo foi evidente no olhar dos dez profissionais que receberam seus diplomas no evento realizado em 17 de maio, no Senac em Belém. A cerimônia reuniu alunos concluintes das turmas de 2019 e 2020, ofertadas pela Rede Senac EAD, e seus respectivos paraninfos, respeitando os protocolos contra a Covid-19.



A formação na modalidade de educação a distância incluiu momentos presenciais no polo da capital, Belém, além de atividades como viagens técnicas de roteiro intermunicipal e interestadual, visitas técnicas, vivências de guiamento em pontos turísticos, procedimentos de embarque e desembarque em aeroportos, terminais rodoviários e hidroviários, check-in em hospedagem, dentre outros serviços de suporte aos viajantes, inerentes ao guia de turismo profissional. Outro desafio especial destes alunos foi a adaptação desses processos técnicos para o contexto da pandemia.

  
Os novos Guias fizeram questão de evidenciar a satisfação com a experiência no curso. A oradora Aurea Stella Costa destacou em sua fala a abrangência da formação. “Tivemos a oportunidade de nos aprofundar em assuntos que gostamos muito e aprender outros idiomas. Sou surda e apresento 49% de audição, mas não senti dificuldades. Inclusive durante as aulas teóricas no Ambiente Virtual de Aprendizagem compartilhei com a tutora que eu já tinha o público alvo para o meu trabalho no Turismo: pessoas com deficiência e mobilidade reduzida”, mencionou em meio aos agradecimentos em nome da turma.


Meiriane Lopes, que reside na Ilha do Marajó, viu na EAD a oportunidade de se profissionalizar.  Assim como os demais concluintes, ela celebrou por estar habilitada ao registro no CADASTUR. “Ser Guia de Turismo certificada e obter a licença junto ao Ministério do Turismo é a realização de um sonho”, disse. 

Para o tutor do polo e instrutor do segmento Turismo no Senac Pará, Fábio Romero, a cerimônia teve sabor especial. “Estou comemorando junto com vocês meus dez anos no Senac e me sinto muito feliz por fazer parte da trajetória profissional de novos guias para o Turismo do Pará”, concluiu.

Técnico em Guia de Turismo

O Técnico em Guia de Turismo é o profissional responsável pela recepção, condução, orientação e assistência de pessoas ou grupos durante traslados, passeios, visitas e viagens em âmbito local, regional e nacional. Esse profissional informa sobre aspectos socioculturais, históricos, ambientais e geográficos das localidades visitadas. Apresenta e organiza roteiros e itinerários turísticos, considerando os interesses e as necessidades do visitante. O profissional pode atuar em organizações públicas e privadas do segmento do turismo, tais como agências de viagem, operadoras turísticas, museus, centros culturais, parques naturais e temáticos, por meio da prestação de serviços autônomos, temporários ou contrato efetivo.

Este curso concede aos seus concluintes, que também concluíram o Ensino Médio, o Diploma de Técnico em Guia de Turismo, Nível Médio - Eixo Tecnológico Turismo, Hospitalidade e Lazer. Além disso, a formação proporciona o registro no CADASTUR e habilita para as seguintes categorias: Guia regional: o profissional pode atuar no estado em que realizou o curso; Guia de Excursão Nacional e América do Sul. Quanto aos diplomas dos alunos de EAD, a lei garante que têm o mesmo valor que os presenciais, sendo aceitos sem distinção. Os diplomas possuem validade nacional.

Quero me matricular!

No polo Belém, o Senac já está com uma turma em andamento, iniciada em 10 de junho, mas se você tem interesse neste curso, registre seus contatos no Portal Senac EAD. Clique AQUI e acesse.   
Se quiser tirar suas dúvidas, a Coordenadoria de Educação a Distância do Senac Pará atende pelo telefone (91) 4009-6834, de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 14h às 18h. Ou envie e-mail para carolina.franco@pa.senac.br .



Texto e Fotos:
Comunicação Senac Pará
Confira mais imagens na Galeria de Fotos abaixo:


Galeria de fotos


Em caso de dúvidas, entre em contato através de nossa Central de atendimento ou através de nossa fanpage no Facebook.




Mais notícias

Mais notícias



Em caso de dúvidas

Entre em contato conosco.

(91) 4009-6545
atendimento@pa.senac.br