Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé
Quer saber como se tornar um Jovem Aprendiz do Senac? Tire suas dúvidas.

Publicado em: 22 Set 2020 | APRENDIZAGEM

Muitas pessoas perguntam: como posso ser um Jovem Aprendiz do Senac? Tire todas as suas dúvidas aqui em nosso site.

O Senac leva a sério o jovem brasileiro. O Programa de Aprendizagem Profissional de Qualificação oferece uma ampla grade de cursos gratuitos a jovens de 14 a 24 anos, que são encaminhados pelas empresas do Setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

Veja no infográfico abaixo:


Arte: Diego Ataide/Senac-PA

Veja abaixo 4 coisas que você precisa entender sobre o Programa de Aprendizagem do Senac:

A lei brasileira é clara: empresas com mais de sete empregados devem destinar de 5% a 15% de suas vagas para jovens aprendizes. O programa tem como objetivo desenvolver competências que ajudem os jovens a ingressar e a se manter no mercado de trabalho. Mas as vantagens não param por aí. O aprendiz também tem papel importante no compromisso social da empresa – que contribui com o cenário econômico do país ao formar mão de obra qualificada.

O Senac possui o Programa de Aprendizagem Profissional de Qualificação. Confere só como essa iniciativa funciona:

1 – Aprendiz tem contrato de trabalho e direitos trabalhistas assegurados.
O Aprendiz tem direito a carteira assinada, benefícios trabalhistas e um contrato de trabalho especial, legislado pelo Ministério do Trabalho. O período máximo de vigência do contrato é de dois anos, exceto quando o aprendiz for uma pessoa com deficiência. Neste caso, o contrato poderá ter mais de dois anos.

2 – É a empresa que encaminha o aprendiz ao Senac, não o contrário.
O Senac NÃO contrata aprendizes. É a empresa que encaminha o seu aprendiz para formação profissional no Senac. Ou seja, para ser um jovem aprendiz você precisa buscar empresas que estejam contratando jovens como aprendizes. Ao ser contratado (a) como aprendiz, a própria empresa irá encaminhá-lo (a) para as aulas no Senac. Depois de formalizado o contrato de trabalho especial, o jovem passa a integrar o Programa de Aprendizagem Profissional de Qualificação do Senac, e alterna dias de aula no Senac com dias de prática profissional na empresa. A formação do jovem no Programa de Aprendizagem é gratuita tanto para o aprendiz quanto para a empresa.

3 – Você pode ser aprendiz a partir dos 14 anos.
Jovens de 14 a 24 anos, que sejam estejam cursando ou concluindo o ensino fundamental ou médio, estão aptos a participar do Programa de Aprendizagem Profissional de Qualificação do Senac. Se o aprendiz for pessoa com deficiência, no entanto, não há idade máxima estipulada.

4 – Há cursos a distância para aprendizes.
O Senac oferece o Programa de Aprendizagem Profissional de Qualificação do Senac ambém a distância, por meio do Portal Senac EAD. Por enquanto, são dois cursos ofertados (Serviços de Vendas e Serviços Administrativos), disponíveis para as empresas localizadas em cidades onde não é possível implantar turmas presenciais.

Leia mais em: http://www.senac.br/programas/programa-de-aprendizagem-profissional.aspx

VEJA MAIS DICAS NA GALERIA DE IMAGENS
PARA MAIS INFORMAÇÕES OU DÚVIDAS CONTATE A CENTAL DE ATENDIMENTOS SENAC/PA

0800 701 4492
atendimento@pa.senac.br.

Galeria de fotos


Em caso de dúvidas, entre em contato através de nossa Central de atendimento ou através de nossa fanpage no Facebook.




Mais notícias

Mais notícias



Em caso de dúvidas

Entre em contato conosco.

(91) 4009-6545
atendimento@pa.senac.br