Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé
Parceria entre Senac, TJ-PA e empresas possibilita aprendizagem alternativa a jovens de Marabá

Publicado em: 20 Mai 2019 | APRENDIZAGEM

Jovens em situação de vulnerabilidade social têm a oportunidade de participar do programa jovem aprendiz com a parceria mediada pelo Senac.


Confira todas as fotos na Galeria

O Senac Pará, através de seu Núcleo de Educação Profissional em Marabá (NEP Marabá), está recebendo a primeira turma de jovens aprendizes contratados por meio da Aprendizagem na forma alternativa. O formato oferece possibilidade de cumprimento da cota de aprendizes prevista em Lei, para empresas de setores econômicos cujas atividades ou locais de trabalho se caracterizam como insalubres ou de periculosidade, e por isso não podem receber jovens iniciantes na prática profissional.

No Brasil, empresas com mais de sete empregados devem destinar até 15% de suas vagas para jovens aprendizes, de acordo com a Lei da Aprendizagem, criada em 2000. A legislação também determina que o aprendiz não pode realizar a experiência prática profissional em locais de atividade de risco ou insalubre, bem como outras características vetadas. Por isso, em 2016 o Governo Federal publicou Decreto (8.740/2016) apresentando a alternativa em que tais empresas podem solicitar ao Ministério do Trabalho que a carga horária correspondente à prática na aprendizagem seja cumprida em outro local, como entidades e órgãos públicos.

Em Marabá, 15 jovens com idades entre 14 e 18 anos, em situação de vulnerabilidade social, puderam ser contratados como aprendizes por duas empresas com estas características, sendo uma da área de Segurança e outra de Combustíveis. Com intermediação do Ministério do Trabalho e apoio do Senac, termos de cooperação foram assinados entre as empresas e o Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJ-PA), oportunizando a estes jovens a realização da prática profissional no Fórum da Comarca de Marabá.

“A contratação de aprendizes mediante a aprendizagem na forma alternativa beneficia os jovens possibilitando a qualificação e ingresso no mercado de trabalho, bem como as empresas que conseguem cumprir com a Lei da Aprendizagem, afastando toda a insegurança jurídica inerente à atividade econômica”, explica a coordenadora do Senac em Marabá, Débora Coelho.

A formação educacional dos aprendizes está sendo desenvolvida pelo Senac em Marabá, com o curso de Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Administrativos. A iniciativa é inovadora e amplia as possibilidades de atendimento no Programa Jovem Aprendiz.

Conforme o termo de compromisso junto ao Ministério do Trabalho, o Senac também faz o acompanhamento pedagógico e orientação da experiência prática na Comarca de Marabá, conforme as características próprias do programa. O Fórum, instituição concedente da experiência prática, já está contando com as atividades administrativas auxiliares dos aprendizes, sob a supervisão de monitores nas varas cíveis e criminais. As empresas contratantes, por sua vez, fazem a seleção e arcam com as obrigações previdenciárias e trabalhista.

De acordo com o Juiz da 3ª Vara Cível de Marabá, Dr. Alexandre Hiroshi Arakaki, a experiência tem sido gratificante pela oportunidade dada ao jovem e também pela dedicação de cada um deles ao Poder Judiciário em Marabá. “Gratificante ouvirmos dos colegas os elogios pela presteza, pela dedicação incansável, pelo sorriso no rosto e pela qualidade do serviço desempenhado pelos aprendizes. [...] Fica um sentimento de gratidão com as professoras do Senac, que tão bem conseguiram extrair de um rosto tímido a vontade de aprender e vencer”, descreve o magistrado.  

O Juiz salienta ainda que, “auxiliar a formação profissional de jovens talentosos em desenvolvimento é um desafio diante da responsabilidade de moldar condutas, apresentar modelos e padrões de ações e reafirmar a necessidade de sempre se comportar com honestidade, correção, alinhado às normas internas da instituição”, disse.

Sobre o Programa de Aprendizagem

De acordo com a Lei, aprendiz é o jovem, de 14 a 24 anos incompletos, que estuda e trabalha recebendo ao mesmo tempo qualificação profissional, obedecendo um regime especial, que assegura os direitos como a educação básica, o lazer e o descanso. A jornada é de até seis horas diárias, permitindo que o jovem tenha uma parte da aprendizagem na empresa (experiência prática) e outra no Senac (formação teórica), respeitando também os horários para a educação básica.

Para ingressar no programa de aprendizagem do Senac, o jovem precisa, primeiramente, ser contratado como aprendiz por uma empresa e será ela que encaminhará para a formação no Senac. O programa tem como objetivo desenvolver competências que ajudem os jovens a ingressar e a se manter no mercado de trabalho. Mas as vantagens não param por aí: contratando um aprendiz, a empresa demonstra seu compromisso social ao abrir as portas do mercado de trabalho de forma digna ao jovem, além de preparar profissionais qualificados para o setor produtivo.

Texto: Comunicação Senac Pará
Fotos: Senac Marabá

Galeria de fotos


Em caso de dúvidas, entre em contato através de nossa Central de atendimento ou através de nossa fanpage no Facebook.




Mais notícias

Mais notícias



Em caso de dúvidas

Entre em contato conosco.

(91) 4009-6545
atendimento@pa.senac.br