Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé
Curso capacita pais de alunos do Aurá

Publicado em: 24 Out 2018 | PARCERIA

Formação em Agente de Conservação e Limpeza é resultado de parceria com o Senac

Pais e responsáveis de alunos da escola Santana do Aurá, além de moradores da comunidade dos arredores, iniciaram no dia 22 de outubro as aulas do curso de capacitação profissional Agente de Conservação e Limpeza, ministrado pelo Senac em parceria com o Tribunal de Justiça do Pará (TJPA).

O curso - que faz parte das ações regulares do Comitê de Ação Social e Cidadania do Tribunal, tendo à frente o desembargador vice-presidente do TJPA, Leonardo de Noronha Tavares - formará agentes qualificados em serviços gerais e auxiliares de serviços gerais, com habilidades para fazer pequenos reparos em ambientes internos e externos. Ao final do curso, o profissional deverá ainda ter o conhecimento técnico sobre os produtos indicados para cada ambiente e superfície, além dos equipamentos que devem ser utilizados e a periodicidade com que a limpeza deve ser executada.

Hildete Maria não tem filhos matriculados em Santana do Aurá, mas se inscreveu no curso porque mora próximo à escola. Ela é empregada doméstica e busca mais possibilidades no mercado de trabalho com a capacitação. “Eu vejo essa oportunidade como única, uma oportunidade rica, porque nós vamos nos capacitar para o trabalho. Mesmo eu tendo a idade de 53 anos, acredito que capacitada posso entrar no mercado de trabalho para preencher vagas, porque tem vagas para ser preenchidas, mas sem a qualificação, como eu posso adquirir essa oportunidade? Então, se eu estiver capacitada eu posso estar apta a exercer a profissão. Muito bom, agradeço a essa chance”, disse.

As aulas ocorrem na própria unidade pedagógica do Aurá até o dia 22 de dezembro. O cronograma do curso prevê a carga horária total de 160 horas-aula, divididas em duas unidades curriculares. A primeira unidade foi ministrada pela engenheira de produção e de segurança do trabalho, Suzane Macêdo, instrutora Senac-PA.

Os 22 participantes foram cadastrados e selecionados pelo Comitê, com base nos pré-requisitos do Senac-PA da idade mínima de 16 anos e do ensino fundamental incompleto.

Milena Moraes, assessora técnica do apoio pedagógico do Senac, explicou que as aulas utilizam a metodologia reflexão-ação, na qual os alunos aprendem fazendo e analisando o próprio fazer, por meio de atividades que buscam articular a realidade do mercado de trabalho com as experiências prévias dos alunos.

“Para o mercado de trabalho é muito importante ter um trabalhador que vai ser orientado, vai ter um respaldo, todo um preparo. Às vezes a pessoa é contratada para limpeza e conservação, mas não sabe a forma correta de fazer, o uso dos equipamentos, a forma de lidar com profissionalismo. Aqui vamos trabalhar todas essas questões, para que eles possam ser profissionais ao final do curso”, detalhou Milena.

A gerente de desenvolvimento educacional do Senac-PA, Patrizia Galiza, explicou ainda que os participantes poderão contar com o programa Banco de Oportunidades do Senac-PA, no qual os alunos concluintes de cursos da instituição podem se candidatar a vagas de emprego ofertadas por empresas cadastradas. “É uma área bastante demanda pelas empresas e não temos como atender. Então, existe uma grande possibilidade de inserção no mercado de trabalho e geração de empregabilidade aos egressos deste curso”, afirmou.

A formação em Agente de Conservação e Limpeza visa desenvolver nos alunos as competências de Organização de Ambientes de Processos de Trabalho para Limpeza e Conservação; Realização de Processos de Limpeza e Conservação de Ambientes Interno e Externo; Coleta Seletiva e Acomodação de Resíduos; e Projeto Integrador Final de Curso.

Fonte: Coordenadoria de Imprensa TJPA
Com edições Senac Pará

Galeria de fotos


Em caso de dúvidas, entre em contato através de nossa Central de atendimento ou através de nossa fanpage no Facebook.




Mais notícias

Mais notícias



Em caso de dúvidas

Entre em contato conosco.

(91) 4009-6545
atendimento@pa.senac.br