Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé
Aprendizes do Senac em Marabá desenvolvem Manuais de Estoque na conclusão do Projeto Integrador

Publicado em: 02 Mar 2020 | APRENDIZAGEM

Na educação profissional, a aprendizagem com foco no desenvolvimento de competências requer práticas pedagógicas que conduzam o aluno para além do conhecimento técnico. Dentro do Modelo Pedagógico Senac, as situações de aprendizagem e o Projeto Integrador (PI) são ferramentas essenciais para articular um conjunto de saberes aliados ao fazer profissional.

Neste sentido, jovens aprendizes do Núcleo de Educação Profissional do Senac em Marabá (NEP Marabá) desenvolveram documentos orientadores para melhoria de práticas de estoque em estabelecimentos comerciais. Os manuais foram os resultados dos Projetos Integradores de duas turmas, concluídos neste primeiro semestre.

Os alunos da turma de Aprendizagem Profissional de Qualificação em Serviços de Vendas elaboraram um Manual de Melhorias na Organização, Controle e Administração do Estoque de Medicamentos, pensando em estratégias de melhorias na gestão do ambiente e das tarefas de armazenamento em uma empresa farmacêutica.


A ideia do manual foi se materializando ao longo da execução do Projeto Integrador, em quatro etapas trabalhadas no decorrer do curso, compreendendo observação do local por meio de visita técnica; construção de estratégias visando melhorias no ambiente; aplicação das estratégias propostas e, por fim, apresentação dos resultados com a socialização da experiência em todas as etapas.

Já a turma de Aprendizagem Profissional de Qualificação em Serviços de Supermercados criou uma Cartilha de Boas Práticas de Estoque em Supermercados e apresentou para empresas as estratégias de otimização elencadas.

Seguindo as mesmas quatro etapas da atividade, através de observação, relatórios e análises ambientais da organização, controle e administração do estoque, os jovens aprendizes reuniram em um documento de  Procedimento Operacional Padrão (POP), sugestões de soluções inovadoras e sustentáveis na realização de tarefas como controle de estoque e elaboração de inventários periódicos conservação, dentre outros.  As cartilhas foram entregues e apresentadas à supermercados de Marabá interessados.

Os Projetos Integradores são, nesse sentido, espaços importantes para a articulação das competências e na perspectiva do Senac visam propiciar experiências de aprendizagem com o “aprender fazendo” e a proximidade com a realidade do mundo do trabalho.

O APRENDER FAZENDO

As situações de aprendizagem propostas aos alunos ao longo dos cursos do Senac têm justamente o objetivo de aliar teoria e prática de forma criativa e alinhada as Marcas Formativas da instituição: o domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, atuando com foco em resultados. Elas podem ocorrer dentro ou fora das salas de aula.

No dia 27 de fevereiro, outra turma de Aprendizagem Profissional de Qualificação em Serviços de Supermercados do Senac em Marabá, participou de uma simulação dinâmica das atividades de apoio dentro do estabelecimento comercial.

Através de representações na própria sala de aula, os alunos puderam reproduzir processos da rotina de um supermercado, como frente de caixa, consulta de preços e códigos, procedimentos organizacionais, atendimento ao cliente e muito mais.

Outro tipo de situação de aprendizagem foi vivenciada pelos jovens aprendizes da Aprendizagem Profissional de Qualificação em Serviços de Vendas, no dia 02 de março. A turma realizou uma pesquisa de campo com a visita técnica à estabelecimentos comerciais, guiados pela instrutora. A experiência permitiu observação de aspectos como organização horizontal, vertical e em bloco e higienização.

Comunicação Senac Pará
Fotos: NEP Marabá
Confira todas as fotos na galeria abaixo:

Galeria de fotos


Em caso de dúvidas, entre em contato através de nossa Central de atendimento ou através de nossa fanpage no Facebook.




Mais notícias

Mais notícias



Em caso de dúvidas

Entre em contato conosco.

(91) 4009-6545
atendimento@pa.senac.br