Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé
Ações do Mês da Mulher destacam a presença delas no mercado de trabalho

Publicado em: 16 Mar 2020 | EVENTOS


A mulher empreendedora e em busca de equidade no mudo do trabalho inspirou diversas atividades promovidas pelas unidades do Senac no Pará, no mês de março.

Em homenagem ao Mês da Mulher, as unidades do Senac no Pará realizaram diversas programações destacando o perfil inovador que define a presença feminina no mercado de trabalho, com o objetivo de promover reflexões junto aos alunos e à comunidade sobre o tema. Palestras, oficinas, rodas de conversa e prestação de serviços marcaram as ações desenvolvidas especialmente para elas, durante todo o mês de março.


Marabá

As ações iniciaram com orientação profissional e solidariedade. No dia 05 de março o Centro de Educação Profissional de Santarém (CEP Santarém) montou um corredor da Beleza na Feira de Profissões, organizada pelo Rio Tapajós Shopping. A equipe do Senac, formada por alunos e instrutores, apresentou demonstrações de Depilação Facial, Maquiagem Artística e Social; Penteados e Escova. As visitantes do espaço conferiram também as dicas dos nossos instrutores sobre o mercado local no segmento de Beleza.  Já dia 06 de março os alunos do curso de Cabeleireiro, do Centro de Educação Profissional de Belém (CEP Belém) ofereceram corte de cabelo e embelezamento às funcionárias e mães de alunos da Escola E.E.F. Nossa Senhora de Fátima I, no bairro Val de Cães, com objetivo de proporcionar às mulheres da comunidade um momento de cuidado e valorização pessoal.


Santarém


Em Marabá, o Núcleo de Educação Profissional do Senac (NEP Marabá) fez parte da programação gratuita “DELAS: Empreender para Surpreender”, no Shopping Pátio Marabá, levando a palestra “O Poder da Imagem Pessoal” e ainda Workshop de Penteados. O evento integrou o projeto Mulheres da ACIM em Ação, da Associação Comercial e Industrial de Marabá, oferecendo 12 horas de conteúdo e atividades destinadas ao público feminino no dia 06/03.

As unidades de Ananindeua, Barcarena, Castanhal, Redenção e Coordenadoria de Educação a Distância CEAD) promoveram a palestra “A mulher empreendedora do século XXI”, abordando como ao longo da história a atuação das mulheres no mercado sempre foi permeada pelas lutas por patamares igualitários e buscou estimular o espírito de crescimento profissional nas participantes,  ressaltando o caráter desafiador do empreendedorismo feminino no Brasil.


Ananindeua

O Centro de Educação Profissional do Senac em Castanhal (CEP Castanhal) levou a palestra para a empresa Dismelo, reunindo 29 colaboradoras no dia 09 de março. Já a CEAD, levou a atividade à 12 comerciantes do Centro de Compras da João Alfredo, no dia 13 de março, em Belém.

No período de 09 a 13/03 o Centro de Educação Profissional do Senac em Ananindeua (CEP Ananindeua) celebrou a Semana da Mulher com ações que envolveram conhecimento, beleza e orientação. A extensa programação contou com as oficinas de “Maquiagem: Contorno Facial” e “Maquiagem: camuflagem da pele”, além da Roda de Conversa “A situação atual da mulher e os fatores que ainda atrapalham sua inserção no mercado de trabalho”, voltada aos jovens das turmas de Aprendizagem Profissional Comercial.
 
O Núcleo de Educação Profissional do Senac em Barcarena (NEP Barcarena) realizou no mesmo período o evento “Semana da Mulher – Diálogos da Atualidade”. A Roda de Conversa “Mulher e Tecnologia - desafios e conquistas”, trouxe para debate entre os alunos dos cursos de Aprendizagem a atuação das mulheres em áreas profissionais ainda dominada por homens, como o segmento de informática e tecnologias. Quais as medidas de incentivo para garantir mais espaço às mulheres neste mercado e o que pode ser feito para combater as desigualdades entre gêneros, foram questões discutidas entre os jovens, sob mediação do instrutor especialista.


Barcarena

Ainda em Barcarena, a palestra “Seja Sua Melhor Versão” utilizou uma dinâmica especial para falar sobre autoestima e autoconfiança como ferramentas do marketing pessoal nas relações corporativas. Além de contextualizar os desafios que as profissionais enfrentam como jornadas duplas, conciliação de trabalho externo e doméstico, maternidade, dentre outros, a atividade propôs uma autoavaliação para as participantes, que expressaram qual seria a sua melhor versão. Os temas “A mulher constrói sua história” e “A mulher e o mercado de trabalho” também inspiraram demais palestras do evento no NEP.  

A unidade remota do Senac em Capanema trabalhou junto aos alunos da turma de Aprendizagem em Serviços de Supermercados reflexões acerca do Dia Internacional da Mulher e questões relacionadas aos direitos femininos, sob a perspectiva de protagonistas sociais como a ativista Malala, a escritora Djamila Ribeiro e Maria da Penha, que lutou pela legislação de combate à violência contra mulher. A atividade, realizada no dia 09 de março, incluiu ainda uma aula de técnicas de defesa pessoal para as meninas.

O Centro de Educação Profissional do Senac em Parauapebas (CEP Parauapebas), no dia 10 de março, comandou uma ação especial para as servidoras municipais da Secretaria de Saúde de Parauapebas, com design de sobrancelhas e palestras de motivação.

Comunicação Senac Pará
Fotos: unidades Senac Pará
Confira todas as fotos na Galeria de Imagens abaixo:

Galeria de fotos


Em caso de dúvidas, entre em contato através de nossa Central de atendimento ou através de nossa fanpage no Facebook.




Mais notícias

Mais notícias



Em caso de dúvidas

Entre em contato conosco.

(91) 4009-6545
atendimento@pa.senac.br