Perfil profissional
Atua nos segmentos de alimentação tais como: restaurantes, bares, eventos, catering, cozinha industrial, meios de hospedagem, refeitórios, cruzeiros marítimos, embarcações e demais estabelecimentos que ofertem refeições, por meio da prestação de serviços autônomos, temporários ou contrato efetivo.
O profissional habilitado pelo Senac tem como marcas formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, colaboração e comunicação, criatividade e atitude empreendedora, autonomia digital e atitude sustentável, com foco em resultados. Essas marcas reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Essa perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade.
A ocupação está situada no eixo tecnológico de Turismo, Hospitalidade e Lazer, cuja natureza é “acolher” e pertence ao segmento de Gastronomia.
A seguir estão as competências que compõem o perfil do Técnico em Gastronomia:
- Organizar o ambiente de trabalho para produções gastronômicas.
- Controlar e organizar estoques em ambientes de manipulação de alimentos.
- Supervisionar o pré-preparo de produções gastronômicas.
- Preparar produções gastronômicas da cozinha quente.
- Preparar produções gastronômicas da cozinha fria.
- Preparar e finalizar produções de panificação e confeitaria.
- Elaborar e monitorar a execução de fichas técnicas para produções gastronômicas.
- Elaborar e operacionalizar cardápios.
- Auxiliar na gestão operacional de empreendimentos gastronômicos.
Formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados.
Objetivos específicos:
· Promover o desenvolvimento do aluno por meio de ações que articulem e mobilizem conhecimentos, habilidades, valores e atitudes de forma potencialmente criativa e que estimule o aprimoramento contínuo.
· Estimular nos alunos, por meio de situações de aprendizagens, atitudes empreendedoras, sustentáveis e colaborativas.
· Articular as competências do perfil profissional com projetos integradores e outras atividades laborais que estimulem a visão crítica e a tomada de decisão para resolução de problemas.
· Promover uma avaliação processual e formativa com base em indicadores das competências que possibilitem a todos os envolvidos no processo educativo a verificação da aprendizagem.
· Incentivar a pesquisa como princípio pedagógico e para consolidação do domínio técnico-científico, utilizando recursos didáticos e bibliográficos.
- Ensino Médio Completo
- Idade mínima: 18 anos
- CPF
- RG.
- Comprovante de residência.
Quando a oferta deste curso ocorrer por meio de parceria, convênio ou acordo de cooperação com outras instituições, deverão ser incluídas neste item as especificações, caso existirem.
O candidato deverá também apresentar os seguintes documentos:
- Documento de Identidade - RG;
- Cadastro de Pessoa Física - CPF;
- Comprovante de residência atualizado;
- Certificado e Histórico Escolar de Conclusão do Ensino Médio - oferta subsequente ou Declaração de matrícula no Ensino Médio - oferta concomitante. Em caso de aluno estrangeiro, o Certificado de Conclusão de Ensino Médio deve ser acompanhado de declaração de equivalência fornecida por órgão estadual competente para este fim;
- Organizar o ambiente de trabalho para produções gastronômicas .
- Controlar e organizar estoques em ambientes de manipulação de alimentos.
- Supervisionar o pré-preparo de produções gastronômicas
- Preparar produções gastronômicas da cozinha quente
- Preparar produções gastronômicas da cozinha fria
- Preparar e finalizar produções de panificação e confeitaria
- Elaborar e monitorar a execução de fichas técnicas para produções gastronômicas
- Elaborar e operacionalizar cardápios
- Auxiliar na gestão operacional de empreendimentos gastronômicos
- Projeto Integrador Técnico em Gastronomia
Outros cursos com inscrições abertas
Operar Sistemas Operacionais Cliente, Aplicativos de Escritório e Periféricos
Início em 11 mar 2025
Local Belém
Liderança Coach e Gestão de Pessoas
Início em 17 fev 2025
Local Belém