Perfil profissional
Atua em empresas de pequeno, médio e grande porte de diversas áreas de varejo, atacado, entretenimento e serviços. Trabalha em turnos alternados. Na realização de suas atividades interage com funcionários de outros setores e contribuindo para a satisfação e fidelização do cliente.
O Operador de Caixa, qualificado pelo Senac tem como Marcas Formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, com foco em resultados. Essas Marcas reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Tal perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, com o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade.
A ocupação está situada no eixo tecnológico Gestão e Negócios, cuja natureza é “gerir”, e pertence ao segmento de Comércio.
A seguir estão as competências que compõem o perfil do Operador de Caixa:
Competências
Orientar os clientes em relação às mercadorias, produtos e serviços;
Organizar e realizar abertura e fechamento do caixa e os processos de registro da venda de produtos/serviços.
De todos os profissionais de atendimento em empresas do setor de comércio e serviços, o operador de caixa é último a ter contato pessoal com o cliente, sendo crucial para o sucesso do negócio, já que afeta o fluxo de caixa e influencia o grau de satisfação que os clientes têm com relação ao serviço, uma vez que é no momento em que o cliente passa suas compras pelos terminais de frente de caixa que se consolida todo o esforço de venda da empresa. Atualmente, apesar do surgimento de estratégias e tecnologias inovadoras no varejo que podem a impactar as funções do Operador de Caixa, como as que possibilitam ao cliente comprar on-line e retirar na loja física ou finalizar sua compra por meio de autoatendimento[2], a ocupação tende a manter sua relevância no mercado de trabalho, seja pelo alto custo do uso da tecnologia, seja pelos fatores culturais e de perfil que caracterizem os consumidores brasileiros[3].
A oferta da Qualificação Profissional em Operador de Caixa pelo Senac justifica-se pela demanda por profissionais diferenciados, capazes de atender com qualidade e competência e de acompanhar as transformações de seu contexto de trabalho, a fim de atenderem a proposta de valor que o negócio se propõe a ofertar no mercado.
[1] BRAGA, Juliana Celeste Matos; HONORIO, Luiz Carlos. Estresse Ocupacional: Estudo com Operadores de Caixa de uma Empresa Mineira do Setor de Varejo. Revista da Faculdade de Administração e Economia, v. 5, n. 1, p. 210, 2013 Disponível em > https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/ReFAE/article/download/4114/3738
[2] FRANZON, Davi. Varejo terá um 2019 de crescimento com retomada do poder de compra das famílias. NO VAREJO. 2018. Disponível em >https://portalnovarejo.com.br/2018/12/varejo-2019-crescimento-aumento-familias/
[3] Fórum Técnico Setorial (2017 : Brasília).Mapa funcional : segmento : comércio / Senac Departamento Nacional. -- Rio de Janeiro : Senac Departamento Nacional, 2017. P 87-88.Objetivo geral:
Formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados.
Objetivos específicos:
Promover o desenvolvimento do aluno por meio de ações que articulem e mobilizem conhecimentos, habilidades, valores e atitudes de forma potencialmente criativa e que estimule o aprimoramento contínuo.
Estimular nos alunos, por meio de situações de aprendizagens, atitudes empreendedoras, sustentáveis e colaborativas.
Articular as competências do perfil profissional com projetos integradores e outras atividades laborais que estimulem a visão crítica e a tomada de decisão para resolução de problemas.
Promover uma avaliação processual e formativa com base em indicadores das competências que possibilitem a todos os envolvidos no processo educativo a verificação da aprendizagem.
Incentivar a pesquisa como princípio pedagógico e para consolidação do domínio técnico-científico, utilizando recursos didáticos e bibliográficos.
O candidato deverá também apresentar os seguintes documentos:
- Documento oficial de identificação (Cópia e o original para conferência);
- CPF (Cópia e o original para conferência);
- Comprovante de escolaridade (Cópia e o original para conferência);
- Comprovante de residência (Cópia e o original para conferência);
Outros cursos com inscrições abertas
Arquitetura de Sistemas Cloud Computing
Início em 23 out 2025
Local Parauapebas
Massas Folhadas
Início em 14 jul 2025
Local Belém
Supervisão de Governança
Início em 28 jul 2025
Local Belém