Perfil profissional
Atua em empresas de pequeno, médio e grande porte de diversas áreas de varejo, atacado, entretenimento e serviços. Trabalha em turnos alternados. Na realização de suas atividades interage com funcionários de outros setores e contribuindo para a satisfação e fidelização do cliente.
O Operador de Caixa, qualificado pelo Senac tem como Marcas Formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, com foco em resultados. Essas Marcas reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Tal perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, com o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade.
A ocupação está situada no eixo tecnológico Gestão e Negócios, cuja natureza é “gerir”, e pertence ao segmento de Comércio.
A seguir estão as competências que compõem o perfil do Operador de Caixa:
Competências
Orientar os clientes em relação às mercadorias, produtos e serviços;
Organizar e realizar abertura e fechamento do caixa e os processos de registro da venda de produtos/serviços.
De todos os profissionais de atendimento em empresas do setor de comércio e serviços, o operador de caixa é último a ter contato pessoal com o cliente, sendo crucial para o sucesso do negócio, já que afeta o fluxo de caixa e influencia o grau de satisfação que os clientes têm com relação ao serviço, uma vez que é no momento em que o cliente passa suas compras pelos terminais de frente de caixa que se consolida todo o esforço de venda da empresa. Atualmente, apesar do surgimento de estratégias e tecnologias inovadoras no varejo que podem a impactar as funções do Operador de Caixa, como as que possibilitam ao cliente comprar on-line e retirar na loja física ou finalizar sua compra por meio de autoatendimento[2], a ocupação tende a manter sua relevância no mercado de trabalho, seja pelo alto custo do uso da tecnologia, seja pelos fatores culturais e de perfil que caracterizem os consumidores brasileiros[3].
A oferta da Qualificação Profissional em Operador de Caixa pelo Senac justifica-se pela demanda por profissionais diferenciados, capazes de atender com qualidade e competência e de acompanhar as transformações de seu contexto de trabalho, a fim de atenderem a proposta de valor que o negócio se propõe a ofertar no mercado.
[1] BRAGA, Juliana Celeste Matos; HONORIO, Luiz Carlos. Estresse Ocupacional: Estudo com Operadores de Caixa de uma Empresa Mineira do Setor de Varejo. Revista da Faculdade de Administração e Economia, v. 5, n. 1, p. 210, 2013 Disponível em > https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/ReFAE/article/download/4114/3738
[2] FRANZON, Davi. Varejo terá um 2019 de crescimento com retomada do poder de compra das famílias. NO VAREJO. 2018. Disponível em >https://portalnovarejo.com.br/2018/12/varejo-2019-crescimento-aumento-familias/
[3] Fórum Técnico Setorial (2017 : Brasília).Mapa funcional : segmento : comércio / Senac Departamento Nacional. -- Rio de Janeiro : Senac Departamento Nacional, 2017. P 87-88.Objetivo geral:
Formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados.
Objetivos específicos:
Promover o desenvolvimento do aluno por meio de ações que articulem e mobilizem conhecimentos, habilidades, valores e atitudes de forma potencialmente criativa e que estimule o aprimoramento contínuo.
Estimular nos alunos, por meio de situações de aprendizagens, atitudes empreendedoras, sustentáveis e colaborativas.
Articular as competências do perfil profissional com projetos integradores e outras atividades laborais que estimulem a visão crítica e a tomada de decisão para resolução de problemas.
Promover uma avaliação processual e formativa com base em indicadores das competências que possibilitem a todos os envolvidos no processo educativo a verificação da aprendizagem.
Incentivar a pesquisa como princípio pedagógico e para consolidação do domínio técnico-científico, utilizando recursos didáticos e bibliográficos.
O candidato deverá também apresentar os seguintes documentos:
- Documento oficial de identificação (Cópia e o original para conferência);
- CPF (Cópia e o original para conferência);
- Comprovante de escolaridade (Cópia e o original para conferência);
- Comprovante de residência (Cópia e o original para conferência);
Outros cursos com inscrições abertas
Design de Sobrancelha e Embelezamento dos Cílios
Início em 22 mai 2025
Local Parauapebas
Higiene Ocupacional - Agentes Físicos, Químicos e Biológicos
Início em 09 jun 2025
Local Belém
Autoliderança: Protagonismo Profissional
Início em 14 jun 2025
Local Belém