Perfil profissional
O Administrador de Banco de Dados (DBA) é responsável por implementar, instalar, configurar, administrar e realizar procedimentos de otimização e manutenção do sistema de banco de dados de uma organização. Dentre suas atribuições, monitora o banco de dados, implanta rotinas de backup e plano de restauração, verifica a disponibilidade das informações e gerencia acessos e permissões dos usuários.
Atua em organizações públicas, privadas e de terceiro setor de diversos segmentos que demandem a administração de bancos de dados, por meio da prestação de serviços autônomos, temporários ou contrato efetivo.
Relaciona-se com equipes de desenvolvimento, outros profissionais de TI, bem como clientes internos e externos.
O profissional qualificado pelo Senac tem como Marcas Formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, com foco em resultados. Essas Marcas reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Tal perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, com o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade.
A ocupação está situada no eixo tecnológico Informação e Comunicação, cuja natureza é “Comunicar” e pertence ao segmento de Informática.
A seguir estão as competências que compõem o perfil do Administrador de Banco de Dados:
Atua em organizações públicas, privadas e de terceiro setor de diversos segmentos que demandem a administração de bancos de dados, por meio da prestação de serviços autônomos, temporários ou contrato efetivo.
Relaciona-se com equipes de desenvolvimento, outros profissionais de TI, bem como clientes internos e externos.
O profissional qualificado pelo Senac tem como Marcas Formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, com foco em resultados. Essas Marcas reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Tal perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, com o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade.
A ocupação está situada no eixo tecnológico Informação e Comunicação, cuja natureza é “Comunicar” e pertence ao segmento de Informática.
A seguir estão as competências que compõem o perfil do Administrador de Banco de Dados:
- Instalar e configurar o sistema de banco de dados.
- Realizar o monitoramento do uso e desempenho dos sistemas de banco de dados.
- Realizar a manutenção e otimização do banco de dados.
Objetivo geral:
Formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados.
Objetivos específicos:
Formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados.
Objetivos específicos:
- Promover o desenvolvimento do aluno por meio de ações que articulem e mobilizem conhecimentos, habilidades, valores e atitudes de forma potencialmente criativa e que estimule o aprimoramento contínuo.
- Estimular nos alunos, por meio de situações de aprendizagens, atitudes empreendedoras, sustentáveis e colaborativas.
- Articular as competências do perfil profissional com projetos integradores e outras atividades laborais que estimulem a visão crítica e a tomada de decisão para resolução de problemas.
- Promover uma avaliação processual e formativa com base em indicadores das competências que possibilitem a todos os envolvidos no processo educativo a verificação da aprendizagem.
- Incentivar a pesquisa como princípio pedagógico e para consolidação do domínio técnico-científico, utilizando recursos didáticos e bibliográficos.
Acesso Ao Curso:
Documento Necessário Para Matrícula:
- Comprovante de escolaridade:
- Ensino Médio incompleto:
- Idade mínima: 15 anos:
Documento Necessário Para Matrícula:
- Comprovante de residência.:
- CPF:
- RG.:
O candidato deverá também apresentar os seguintes documentos:
- Documento oficial de identificação (Cópia e o original para conferência);
- CPF (Cópia e o original para conferência);
- Comprovante de escolaridade (Cópia e o original para conferência);
- Comprovante de residência (Cópia e o original para conferência);
- Instalar e configurar o sistema de banco de dados
- Realizar o monitoramento do uso e desempenho dos sistemas de banco de dados
- Realizar a manutenção e otimização do banco de dados
- Projeto Integrador Administrador de Banco de Dados