Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé

Perfil profissional

O Administrador de Banco de Dados (DBA) é responsável por implementar, instalar, configurar, administrar e realizar procedimentos de otimização e manutenção do sistema de banco de dados de uma organização.  Dentre suas atribuições, monitora o banco de dados, implanta rotinas de backup e plano de restauração, verifica a disponibilidade das informações e gerencia acessos e permissões dos usuários.

Atua em organizações públicas, privadas e de terceiro setor de diversos segmentos que demandem a administração de bancos de dados, por meio da prestação de serviços autônomos, temporários ou contrato efetivo.

Relaciona-se com equipes de desenvolvimento, outros profissionais de TI, bem como clientes internos e externos.

O profissional qualificado pelo Senac tem como Marcas Formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, colaboração e comunicação, criatividade e atitude empreendedora, autonomia digital e atitude sustentável, com foco em resultados. Essas Marcas reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Tal perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, com o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade.

A ocupação está situada no eixo tecnológico Informação e Comunicação, cuja natureza é “Comunicar” e pertence ao segmento de Informática.

A seguir estão as competências que compõem o perfil do Administrador de Banco de Dados:

  • Instalar e configurar o sistema de banco de dados.
  • Realizar o monitoramento do uso e desempenho dos sistemas de banco de dados.
  • Realizar a manutenção e otimização do banco de dados.

Estou interessado

Infelizmente não há turmas sendo ofertadas no momento. Registre seu interesse pelo curso preenchendo o formulário abaixo.



Objetivo geral:

Formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados. 

 

Objetivos específicos:

  • Promover o desenvolvimento do aluno por meio de ações que articulem e mobilizem conhecimentos, habilidades, valores e atitudes de forma potencialmente criativa e que estimule o aprimoramento contínuo.
  • Estimular nos alunos, por meio de situações de aprendizagens, atitudes empreendedoras, sustentáveis e colaborativas.
  • Articular as competências do perfil profissional com projetos integradores e outras atividades laborais que estimulem a visão crítica e a tomada de decisão para resolução de problemas.
  • Promover uma avaliação processual e formativa com base em indicadores das competências que possibilitem a todos os envolvidos no processo educativo a verificação da aprendizagem.
  • Incentivar a pesquisa como princípio pedagógico e para consolidação do domínio técnico-científico, utilizando recursos didáticos e bibliográficos.
Acesso Ao Curso
  • Ensino Médio incompleto
  • Comprovante de escolaridade
  • Idade mínima: 15 anos
Documento Necessário Para Matrícula
  • Comprovante de residência.
  • RG.
  • CPF

Quando a oferta deste curso ocorrer por meio de parceria, convênio ou acordo de cooperação com outras instituições, deverão ser incluídas neste item as especificações, caso existirem. Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal, este portando documento de identidade e CPF.

O candidato deverá também apresentar os seguintes documentos:

  • Documento oficial de identificação (Cópia e o original para conferência);
  • CPF (Cópia e o original para conferência);
  • Comprovante de escolaridade (Cópia e o original para conferência);
  • Comprovante de residência (Cópia e o original para conferência);
  1. Instalar e configurar o sistema de banco de dados
  2. Realizar o monitoramento do uso e desempenho dos sistemas de banco de dados
  3. Realizar a manutenção e otimização do banco de dados
  4. Projeto Integrador Administrador de Banco de Dados

Outros cursos com inscrições abertas

Como Vender na Internet e Redes Sociais

Início em 09 set 2024

Local Belém

Boas práticas para serviços de alimentação

Início em 05 ago 2024

Local Santarém

Depilação com Linha

Início em 05 ago 2024

Local Belém

Veja todos

Em caso de dúvidas

Entre em contato conosco.

(91) 4009-6545
atendimento@pa.senac.br