Perfil profissional
Atua em restaurantes, meios de hospedagem, bares, boates, casas noturnas, navios de cruzeiro, eventos, podendo trabalhar em horário flexível nos fins de semana e feriados. Interage com clientes e demais profissionais do setor de alimentos e bebidas, contribuindo para o trabalho em equipe e a fidelização do cliente.
O profissional qualificado pelo Senac tem como Marcas Formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, colaboração e comunicação, criatividade e atitude empreendedora, autonomia digital e atitude sustentável, com foco em resultados. Essas marcas reforçam o compromisso da Instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Essa perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade.
A ocupação está situada no eixo tecnológico Turismo, Hospitalidade e Lazer, cuja natureza é “acolher” e pertence ao segmento de Gastronomia.
A seguir estão as competências que compõem o perfil do Garçom:
- Organizar o ambiente e os processos de trabalho em salão e bar;
- Controlar e organizar estoques em salão e bar;
- Atender clientes no setor de alimentos e bebidas;
- Servir alimentos e bebidas.
- Ensino Fundamental Completo
- Idade mínima: 18 anos
- RG.
- CPF
- Comprovante de residência.
Quando a oferta deste curso ocorrer por meio de parceria, convênio ou acordo de cooperação com outras instituições, deverão ser incluídas neste item as especificações, caso existirem.
O candidato deverá também apresentar os seguintes documentos:
- Documento oficial de identificação (Cópia e o original para conferência);
- CPF (Cópia e o original para conferência);
- Comprovante de escolaridade (Cópia e o original para conferência);
- Comprovante de residência (Cópia e o original para conferência);
- Controlar e organizar estoques em salão e bar
- Atender clientes no setor de alimentos e bebidas
- Servir alimentos e bebidas
- Projeto Integrador Garçom
- Organizar o ambiente e os processos de trabalho em salão e bar
Outros cursos com inscrições abertas
Introdução à IA: Inteligência Artificial na Prática
Início em 03 ago 2026
Local Belém
Técnicas Básicas para Barbeiro
Início em 11 mai 2026
Local Parauapebas
Técnico em Administração
Início em 03 ago 2026
Local Belém