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Perfil profissional

O Técnico em Secretaria Escolar é o profissional que planeja, apoia e executa atividades de natureza administrativa e pedagógica relacionadas aos processos de gestão, organização e registro da vida escolar dos alunos, de acordo com a legislação educacional vigente e as diretrizes institucionais, atendendo à solicitação de clientes internos e externos. Esse profissional atua em secretarias escolares, órgãos de sistemas e redes de ensino e centros de capacitação de pessoal de instituições públicas e privadas, bem como organizações não governamentais que atendam a diferentes níveis e modalidades de educação, relacionando-se com alunos, professores, pais, comunidade e demais profissionais envolvidos no processo educacional. O profissional habilitado pelo Senac tem como Marcas Formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, com foco em resultados. Essas Marcas reforçam o compromisso da Instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Essa perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e a capacidade de transformação da sociedade.A ocupação está situada no eixo tecnológico Desenvolvimento Educacional e Social, cuja natureza é “apoiar”, e pertence ao segmento Educacional. No Brasil, o exercício profissional é regulamentado pela Lei nº 7.377, de 30 de setembro de 1985.Competências• Prestar atendimento na Secretaria Escolar.• Realizar atividades de planejamento e execução dos processos administrativo-pedagógicos de Secretaria Escolar.• Coletar e acompanhar dados estatísticos da instituição educacional.• Organizar os processos legais da escola perante os órgãos reguladores.• Elaborar e controlar documentos da instituição educacional.• Elaborar, organizar e controlar documentos da vida escolar do aluno.• Apoiar e executar ações de controle e avaliação de processos e atividades da Secretaria Escolar.• Assessorar e executar ações referentes à gestão escolar. • Acompanhar, organizar e controlar registros administrativos da ação docente.• Gerir os recursos materiais e humanos da Secretaria Escolar.• Acompanhar os processos de comunicação organizacional.

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Objetivo geralFormar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados. Objetivos específicos• Promover o desenvolvimento do aluno por meio de ações que articulem e mobilizem conhecimentos, habilidades, valores e atitudes de forma potencialmente criativa e estimule o aprimoramento contínuo.• Estimular, por meio de situações de aprendizagens, atitudes empreendedoras, sustentáveis e colaborativas nos alunos.• Articular as competências do perfil profissional com projetos integradores e outras atividades laborais que estimulem a visão crítica e a tomada de decisão para resolução de problemas.• Promover uma avaliação processual e formativa com base em indicadores das competências, que possibilitem a todos os envolvidos no processo educativo a verificação da aprendizagem.• Incentivar a pesquisa como princípio pedagógico e para consolidação do domínio técnico-científico, utilizando recursos didáticos e bibliográficos.
Acesso Ao Curso
  • Idade mínima: 18 anos
  • Ensino Médio Completo
Documento Necessário Para Matrícula
  • RG.
  • Comprovante de residência.
  • CPF

O candidato deverá também apresentar os seguintes documentos:

  • Documento de Identidade - RG;
  • Cadastro de Pessoa Física - CPF;
  • Comprovante de residência atualizado;
  • Certificado e Histórico Escolar de Conclusão do Ensino Médio - oferta subsequente ou Declaração de matrícula no Ensino Médio - oferta concomitante. Em caso de aluno estrangeiro, o Certificado de Conclusão de Ensino Médio deve ser acompanhado de declaração de equivalência fornecida por órgão estadual competente para este fim;
  1. Prestar atendimento na Secretaria Escolar
  2. Realizar atividades de planejamento e execução dos processos administrativo-pedagógicos de Secretaria Escolar
  3. Coletar e acompanhar dados estatísticos da instituição educacional
  4. Organizar os processos legais da escola perante os órgãos reguladores
  5. Elaborar e controlar documentos da instituição educacional
  6. Elaborar, organizar e controlar documentos da vida escolar do aluno
  7. Apoiar e executar ações de controle e avaliação dos processos e atividades da secretaria escolar
  8. Assessorar e executar ações referentes à gestão escolar
  9. Acompanhar, organizar e controlar registros administrativos da ação docente
  10. Gerir os recursos materiais e humanos da Secretaria Escolar
  11. Acompanhar os processos de comunicação organizacional
  12. Projeto Integrador Técnico em Secretaria Escolar

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