Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé

Perfil profissional

O Aprendiz em Serviços de Asseio e Conservação é qualificado para executar atividades administrativas e rotinas de vistoria relativas à manutenção preventiva, corretiva ou preditiva, auxiliar em procedimentos preventivos ou corretivos de ordem elétrica, mecânica, hidráulica, carpintaria e alvenaria e executar atividades de limpeza e conservação em espaços públicos e privados. Atua como prestador de serviço ou empregado em estruturas prediais básicas até grandes propriedades condominiais verticais ou horizontais e instalações com infraestruturas mais modernas e complexas como condomínios de conjuntos comerciais, industriais, clubes, colégios, universidades, propriedades rurais, bases petrolíferas entre outros. Relaciona-se com os condôminos (na existência deles), coordena, sob delegação do síndico ou sub-síndico (ou administradora contratada), equipes de limpeza, jardinagem, portaria, recepção, segurança, garagistas e as atividades das empresas contratadas para manutenção de elevadores, monitoramento, entre outros serviços e atendimentos que abrangem as áreas comuns dos condomínios.
O profissional qualificado no programa de Aprendizagem Profissional Comercial em Asseio e Conservação pelo Senac tem como marcas formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, com foco em resultados. Essas marcas reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Essa perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade.
A ocupação está situada no eixo tecnológico Infraestrutura, cuja natureza é "Manter" e pertence ao segmento de Asseio, Conservação e Zeladoria. A Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Asseio e Conservação tem a proposta de contribuir para o desenvolvimento profissional de jovens e atender à Lei Federal nº 10.097, de 19 de dezembro de 2000, e aos Decretos-Lei nº 8622/46 e nº 5598/05. Visa também contribuir para a construção de competências necessárias ao perfil dos profissionais que trabalham ou pretendem trabalhar nas diversas áreas deste segmento. Destina-se a jovens maiores de dezoito anos e menores de vinte e quatro anos e, no caso de pessoas com deficiência, o limite de idade não se aplica. Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal, este portando documento de identidade e CPF.
O jovem que concluir este curso estará apto para atuar no mercado de trabalho nas seguintes ocupações: Zelador, Auxiliar de Manutenção Predial e Auxiliar de Limpeza, conforme previsto no Catálogo Nacional de Aprendizagem - CONAP.
A seguir estão as competências que compõem o perfil do Aprendiz em Serviços de Asseio e Conservação:

Zelador
" Executar atividades do serviço de zeladoria.
" Realizar vistoria e acompanhamento de atividades básicas de manutenção e reparo em condomínios.
Auxiliar de Manutenção Predial
" Utilizar adequadamente os equipamentos e ferramentas de trabalho.
" Auxiliar na manutenção preventiva e corretiva de equipamentos e instalações prediais.
Auxiliar de Limpeza
" Realizar os procedimentos de limpeza e conservação de ambientes internos e externos;
" Realizar coleta seletiva e armazenamento de resíduos.

Estou interessado

Infelizmente não há turmas sendo ofertadas no momento. Registre seu interesse pelo curso preenchendo o formulário abaixo.



Objetivo geral:
Formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados.

Objetivos específicos:
" Promover o desenvolvimento do aluno por meio de ações que articulem e mobilizem conhecimentos, habilidades, valores e atitudes de forma potencialmente criativa e que estimule o aprimoramento contínuo;
" Estimular, por meio de situações de aprendizagens, atitudes empreendedoras, sustentáveis e colaborativas nos alunos;
" Articular as competências do perfil profissional com projetos integradores e outras atividades laborais que estimulem a visão crítica e a tomada de decisão para resolução de problemas;
" Promover uma avaliação processual e formativa com base em indicadores das competências, que possibilitem a todos os envolvidos no processo educativo a verificação da aprendizagem;
" Incentivar a pesquisa como princípio pedagógico e para consolidação do domínio técnico-científico, utilizando recursos didáticos e bibliográficos.
Requisitos de acesso: Idade mínima: 18 anos completos e máximo de 24 anos incompletos. Ao completar 24 anos, conforme legislação, o aprendiz terá seu contrato encerrado, dessa forma recomenda-se que seja calculada a idade máxima para contratação. Não há limite máximo de idade para pessoas com deficiência; Escolaridade: cursando o Ensino Fundamental

O candidato deverá também apresentar os seguintes documentos:

  • Documento oficial de identificação (Cópia e o original para conferência);
  • CPF (Cópia e o original para conferência);
  • Comprovante de escolaridade (Cópia e o original para conferência);
  • Comprovante de residência (Cópia e o original para conferência);
  1. UC1: Executar atividades do serviço de zeladoria.
  2. UC2: Realizar vistoria e acompanhamento de atividades básicas de manutenção e reparo em condomínios
  3. UC3: Projeto Integrador Aprendizagem em Serviços de Asseio e Conservação 1
  4. UC6: Projeto Integrador Aprendizagem em Serviços de Asseio e Conservação 2
  5. UC9: Projeto Integrador Aprendizagem em Serviços de Asseio e Conservação 3
  6. UC10: Prática Profissional da Aprendizagem em Serviços de Asseio e Conservação.
  7. UC4: Utilizar adequadamente os equipamentos e ferramentas de trabalho.
  8. UC5: Auxiliar na manutenção preventiva e corretiva de equipamentos e instalações prediais.
  9. UC7: Realizar os procedimentos de limpeza e conservação de ambientes internos e externos.
  10. UC8: Realizar coleta seletiva e armazenamento de resíduos.

Outros cursos com inscrições abertas

Gestão de Mix de Produtos

Início em 09 dez 2019

Local Capanema

Boas práticas para serviços de alimentação

Início em 02 mar 2020

Local Santarém

Introdução à Informática - Windows, Word e Excel

Início em 20 jan 2020

Local Belém

Veja todos

Em caso de dúvidas

Entre em contato conosco.

0800 701 4492
atendimento@pa.senac.br