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Perfil profissional

O aprendiz em Serviços Administrativos em Instituições de Saúde é qualificado para Atuar nos serviços de organização e arquivo médico; Arquivar documentos, classificando-os segundo critérios apropriados para armazená-los e conservá-los; Recepcionar e atender usuários que procuram os serviços de arquivo médico; Disponibilizar fonte de dados para usuários; Desenvolver atividades referentes à documentação de planos de saúde e executar ações de apoio junto à administração hospitalar no que se refere à movimentação de documentos de funcionários e de pacientes/clientes.
Este profissional atua especificamente em instituições e/ou organizações que prestam os mais variados tipos de serviços de saúde, tais como: hospitais, clínicas, laboratórios, centros de saúde, entre outros. Além de executar rotinas administrativas e de recepção, o jovem aprendiz interage com as equipes multidisciplinares dos diversos setores das instituições/organizações de saúde.
O jovem aprendiz desenvolve competências profissionais e pessoais que o levam à formação integral. Deve comunicar-se de forma clara e assertiva, desempenhar suas atividades com proatividade, de modo a favorecer o trabalho em equipe e a qualidade no serviço prestado, respondendo com dinamismo e responsabilidade aos desafios das suas ocupações, exercendo-as sob a responsabilidade de especialistas

O profissional qualificado no Programa de Aprendizagem Profissional Comercial do Senac, além de ter como marcas formativas domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, com foco em resultados, destaca-se pela atitude saudável e principalmente pelo protagonismo juvenil, social e econômico, específicas do programa. Essas marcas reforçam o compromisso da Instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Essa perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade.
O curso Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Administrativos em Instituições de Saúde do Senac está amparado pela Lei nº 10.097/2000, é regulamentado pelo Decreto nº 5.598/2005 e pela Portaria MTE nº 723/2012, alterada pela Portaria MTE nº 1.005/2013, destina-se a jovens maiores de dezoito anos e menores de vinte e quatro anos. No caso de pessoas com deficiência, o limite de idade não se aplica.
O jovem que concluir este curso estará apto para atuar no mercado de trabalho nas seguintes ocupações: Arquivista de documentos, Assistente Administrativo e Almoxarife, conforme previsto no Catálogo Nacional de Aprendizagem - CONAP.
Este curso está situado no eixo tecnológico Ambiente e Saúde, cuja natureza é "cuidar", e pertence ao segmento "Saúde".
A seguir, as competências das ocupações que compõem o perfil do aprendiz em Serviços Administrativos em Instituições de Saúde:

Arquivista de documentos:
" Organizar a documentação de arquivos institucionais;
" Arquivar a documentação da organização.

Assistente Administrativo:
" Organizar e executar atividades de apoio aos processos organização;
" Elaborar, organizar e controlar documentos da organização.
Recepcionista em geral:
" Recepcionar e atender pessoas;
" Organizar e operacionalizar procedimentos de recepção.

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Objetivo geral:
Formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados.

Objetivos específicos:
" Promover o desenvolvimento do aluno por meio de ações que articulem e mobilizem conhecimentos, habilidades, valores e atitudes de forma potencialmente criativa e que estimule o aprimoramento contínuo;
" Estimular, por meio de situações de aprendizagens, atitudes empreendedoras, sustentáveis, atitudes saudável, protagonismo juvenil, social e econômico e colaborativo nos alunos;
" Articular as competências do perfil profissional com projetos integradores e outras atividades laborais que estimulem a visão crítica e a tomada de decisão para resolução de problemas;
" Promover uma avaliação processual e formativa com base em indicadores das competências, que possibilitem a todos os envolvidos no processo educativo a verificação da aprendizagem;
" Incentivar a pesquisa como princípio pedagógico e para consolidação do domínio técnico-científico, utilizando recursos didáticos e bibliográficos.
Idade mínima de 18 anos completos e máxima de 24 anos incompletos. Ao completar 24 anos, conforme legislação, o aprendiz terá seu contrato encerrado, dessa forma recomenda-se que seja calculada a idade máxima para contratação. Não há limite máximo de idade para pessoas com deficiência;

Escolaridade mínima: cursando o ensino fundamental.

O candidato deverá também apresentar os seguintes documentos:

  • Documento oficial de identificação (Cópia e o original para conferência);
  • CPF (Cópia e o original para conferência);
  • Comprovante de escolaridade (Cópia e o original para conferência);
  • Comprovante de residência (Cópia e o original para conferência);
  1. Elaborar, organizar e controlar documentos da organização.
  2. Organizar e executar atividades de apoio aos processos da organização.
  3. Organizar e operacionalizar procedimentos de recepção.
  4. Recepcionar e atender pessoas
  5. Organizar a documentação de arquivos institucionais
  6. Arquivar a documentação da organização
  7. Projeto Integrador da Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Administrativos em Instituições de Saúde 1
  8. Projeto Integrador da Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Administrativos em Instituições de Saúde 2
  9. Projeto Integrador da Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Administrativos em Instituições de Saúde 3
  10. Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Administrativos em Instituições de Saúde - Prática na empresa

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