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Perfil profissional

O Técnico em Secretaria Escolar é o profissional que planeja, apoia e executa atividades de natureza administrativa e pedagógica relacionadas aos processos de gestão, organização e registro da vida escolar dos alunos, de acordo com a legislação educacional vigente e as diretrizes institucionais, atendendo à solicitação de clientes internos e externos. Esse profissional atua em secretarias escolares, órgãos de sistemas e redes de ensino e centros de capacitação de pessoal de instituições públicas e privadas, bem como organizações não governamentais que atendam a diferentes níveis e modalidades de educação, relacionando-se com alunos, professores, pais, comunidade e demais profissionais envolvidos no processo educacional.
O profissional habilitado pelo Senac tem como Marcas Formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, com foco em resultados. Essas Marcas reforçam o compromisso da Instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Essa perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e a capacidade de transformação da sociedade.
A ocupação está situada no eixo tecnológico Desenvolvimento Educacional e Social, cuja natureza é “apoiar”, e pertence ao segmento Educacional. No Brasil, o exercício profissional é regulamentado pela Lei nº 7.377, de 30 de setembro de 1985.
Competências
• Prestar atendimento na Secretaria Escolar.
• Realizar atividades de planejamento e execução dos processos administrativo-pedagógicos de Secretaria Escolar.
• Coletar e acompanhar dados estatísticos da instituição educacional.
• Organizar os processos legais da escola perante os órgãos reguladores.
• Elaborar e controlar documentos da instituição educacional.
• Elaborar, organizar e controlar documentos da vida escolar do aluno.
• Apoiar e executar ações de controle e avaliação de processos e atividades da Secretaria Escolar.
• Assessorar e executar ações referentes à gestão escolar.
• Acompanhar, organizar e controlar registros administrativos da ação docente.
• Gerir os recursos materiais e humanos da Secretaria Escolar.
• Acompanhar os processos de comunicação organizacional.

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Objetivo geral
Formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados.

Objetivos específicos
• Promover o desenvolvimento do aluno por meio de ações que articulem e mobilizem conhecimentos, habilidades, valores e atitudes de forma potencialmente criativa e estimule o aprimoramento contínuo.
• Estimular, por meio de situações de aprendizagens, atitudes empreendedoras, sustentáveis e colaborativas nos alunos.
• Articular as competências do perfil profissional com projetos integradores e outras atividades laborais que estimulem a visão crítica e a tomada de decisão para resolução de problemas.
• Promover uma avaliação processual e formativa com base em indicadores das competências, que possibilitem a todos os envolvidos no processo educativo a verificação da aprendizagem.
• Incentivar a pesquisa como princípio pedagógico e para consolidação do domínio técnico-científico, utilizando recursos didáticos e bibliográficos.
Requisitos de acesso
• Idade mínima: 18 anos
• Escolaridade: Ensino Médio completo

Documentos exigidos para matrícula
• Documento de identidade
• CPF
• Declaração de escolaridade
• Comprovante de residência

Quando a oferta deste curso ocorrer por meio de parceria, convênio ou acordo de cooperação com outras instituições, deverão ser incluídas neste item as especificações, caso existam.

O candidato deverá também apresentar os seguintes documentos:

  • Documento de identidade e CPF (Cópia e o original para conferência);
  • Certificado de reservista para o sexo masculino;
  • Título de eleitor com comprovante da última eleição (cópia e original para conferência);
  • Certidão de nascimento ou casamento quando houver alteração no nome;
  • Comprovante de escolaridade (Certificado de conclusão do ensino médio ou histórico escolar do ensino médio ou declaração original da escola em que está matriculado);
  • Uma foto 3x4 recente;
  • Comprovante de residência.
  1. Prestar atendimento na Secretaria Escolar
  2. Realizar atividades de planejamento e execução dos processos administrativo-pedagógicos de Secretaria Escolar
  3. Coletar e acompanhar dados estatísticos da instituição educacional
  4. Organizar os processos legais da escola perante os órgãos reguladores
  5. Elaborar e controlar documentos da instituição educacional
  6. Elaborar, organizar e controlar documentos da vida escolar do aluno
  7. Apoiar e executar ações de controle e avaliação dos processos e atividades da secretaria escolar
  8. Assessorar e executar ações referentes à gestão escolar
  9. Acompanhar, organizar e controlar registros administrativos da ação docente
  10. Gerir os recursos materiais e humanos da Secretaria Escolar
  11. Acompanhar os processos de comunicação organizacional
  12. Projeto Integrador Técnico em Secretaria Escolar

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