Perfil profissional
O aprendiz em Serviços administrativos é qualificado para realizar atividades de apoio administrativo relacionadas aos processos de gestão de pessoas, logística, marketing, comercialização, finanças e do jurídico de uma organização, atendendo à solicitação de clientes internos e externos.
Destes processos, destacamos as ações pertinentes a auxiliar nas rotinas de contas a receber, a pagar e tesouraria, na elaboração de relatório de fluxo de caixa e nos processos de compras e controle de estoque das empresas. Compreende aspectos relativos ao bem-estar pessoal e social, recursos tecnológicos, leitura e interpretação de textos e educação financeira voltados à juventude, além de apresentar desenvolvimento socioemocional para atuação social e no mercado de trabalho.
O aprendiz qualificado pelo Senac, além de ter como marcas domínio técnico-científico, a visão crítica, a colaboração e a comunicação, a criatividade e a atitude empreendedora, a autonomia digital e a atitude sustentável, destacando-se pelo protagonismo juvenil, social e econômico, que é marca do Programa de Aprendizagem. Essas marcas reforçam o compromisso da Instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Essa perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade.
O curso de Aprendizagem Profissional de Qualificação em Serviços administrativos do Senac está amparado pela Lei nº 10.097/2000, é regulamentado pelo Decreto nº 9.579/2018 e pela Portaria MTE nº 3.872/2023.
O jovem que concluir este curso estará apto para atuar no mercado de trabalho na seguinte ocupação: Assistente administrativo, conforme previsto no Catálogo Nacional de Aprendizagem (CONAP).
Seguem as competências que compõem o perfil do aprendiz em Serviços administrativos:
Além disso, o Programa abrange os seguintes aspectos relativos à vida social e profissional:
Destes processos, destacamos as ações pertinentes a auxiliar nas rotinas de contas a receber, a pagar e tesouraria, na elaboração de relatório de fluxo de caixa e nos processos de compras e controle de estoque das empresas. Compreende aspectos relativos ao bem-estar pessoal e social, recursos tecnológicos, leitura e interpretação de textos e educação financeira voltados à juventude, além de apresentar desenvolvimento socioemocional para atuação social e no mercado de trabalho.
O aprendiz qualificado pelo Senac, além de ter como marcas domínio técnico-científico, a visão crítica, a colaboração e a comunicação, a criatividade e a atitude empreendedora, a autonomia digital e a atitude sustentável, destacando-se pelo protagonismo juvenil, social e econômico, que é marca do Programa de Aprendizagem. Essas marcas reforçam o compromisso da Instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Essa perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade.
O curso de Aprendizagem Profissional de Qualificação em Serviços administrativos do Senac está amparado pela Lei nº 10.097/2000, é regulamentado pelo Decreto nº 9.579/2018 e pela Portaria MTE nº 3.872/2023.
O jovem que concluir este curso estará apto para atuar no mercado de trabalho na seguinte ocupação: Assistente administrativo, conforme previsto no Catálogo Nacional de Aprendizagem (CONAP).
Seguem as competências que compõem o perfil do aprendiz em Serviços administrativos:
- Organizar e executar atividades de apoio aos processos da organização.
- Elaborar, organizar e controlar documentos da organização.
Além disso, o Programa abrange os seguintes aspectos relativos à vida social e profissional:
- Desenvolvimento socioemocional.
- Bem-estar pessoal e social dos jovens.
- Recursos tecnológicos no contexto social e do trabalho.
- Leitura e compreensão de textos no contexto social e do trabalho.
- Letramento matemático e educação financeira.
- Compras e estoque.
- Administração de contas a pagar, contas a receber e tesouraria.
Objetivo geral:
Formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados.
Objetivos específicos:
Formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados.
Objetivos específicos:
- Promover o desenvolvimento do aluno por meio de ações que articulem e mobilizem conhecimentos, habilidades, valores e atitudes de forma potencialmente criativa e que estimule o aprimoramento contínuo.
- Propiciar situações de aprendizagem que fomentem nos alunos atitudes empreendedoras, sustentáveis e colaborativas.
- Articular as competências do perfil profissional com projetos integradores e outras atividades laborais que estimulem a visão crítica e a tomada de decisão para resolução de problemas.
- Promover uma avaliação processual e formativa com base nos indicadores das competências que possibilitem a todos os envolvidos no processo educativo a verificação da aprendizagem.
Acesso Ao Curso
- Idade mínima: 14 anos
- Idade máxima de 24 anos incompleto.
- CPF e RG
- Comprovante de residência.
- Autodeclaração de baixa renda
- Contrato de trabalho.
- Carteira de Trabalho
- Comprovante de escolaridade
O candidato deverá também apresentar os seguintes documentos:
- Documento oficial de identificação (Cópia e o original para conferência);
- CPF (Cópia e o original para conferência);
- Comprovante de escolaridade (Cópia e o original para conferência);
- Comprovante de residência (Cópia e o original para conferência);
- Laboratório Juventudes da Aprendizagem de Qualificação em Serviços Administrativos
- Organizar e executar atividades de apoio aos processos da organização
- Elaborar, organizar e controlar documentos da organização
- Prática Profissional da Aprendizagem de Qualificação em Serviços Administrativos
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