Não basta apenas saber vender. Tem que saber lucrar
Já foi discutido neste BLOG que, principalmente por conta da inovação digital, a experiência do cliente mudou e essa revolução deu nova ordem ao funcionamento dos negócios. Mas nem sempre a tecnologia é a resposta. Ao mesmo tempo em que se deve acertar o passo frente às agitadas atualizações digitais, é categórico buscar soluções para melhorar a gestão da empresa, otimizando processos e revendo gastos.
Até porque não basta ter o produto dos sonhos. Sem uma boa gestão, as chances de lucro e sucesso da empresa são reprimidas. Somente com gestão de qualidade é que você empresário vai ter sob controle seu pessoal, seus projetos, suas finanças e seu planejamento futuro. Criar esse ambiente oportuno pode não ser uma tarefa tão difícil.
Aqui, o Senac oferece 5 dicas para 4 setores estratégicos que vão te ajudar a registrar e analisar os dados e planejar ações que devem te colocar à frente de um negócio competitivo no mercado.
O primeiro passo é organizar e controlar as Finanças da empresa:
- administre bem o capital de giro;
- organize seu fluxo de caixa;
- seja mais competitivo, otimizando a operação e o corte custos e as despesas desnecessárias;
- defina seu preço baseado nos custos e nas despesas da sua empresa e não no da concorrência;
- e se possível, não realize empréstimos.
Agora tome fôlego e olhe estrategicamente para Marketing e Vendas:
- estabeleça um plano de marketing para turbinar sua marca e as vendas;
- se investiu em marketing, analise o retorno sobre as vendas. Essa análise servirá de insumo para o próximo investimento;
- um bom plano de marketing precisa de objetivos realistas e mensuráveis;
- crie táticas de negócios eficazes e proponha ações para melhorar o desempenho das já existentes;
- e sempre mensure os resultados obtidos.
E já que a eficiência operacional potencializa vendas, é chegada a hora de olhar para a sua Logística:
- estabeleça processos padronizados para sua área de compras e estoque;
- monitore corretamente a entrada e saída do estoque;
- melhore suas previsões de demanda para evitar faltas, estoque parado ou desperdícios;
- integre as equipes envolvidas na sua cadeia de suprimentos;
- monitore o desempenho dos seus fornecedores e não dependa de apenas um deles.
Por fim e para abraçar o mercado global, siga essas 5 orientações de Comércio Exterior:
- estude as necessidades do mercado local a fim de checar se seu produto atende as expectativas;
- estude futuros concorrentes;
- analise a competitividade do seu preço atual;
- estude o sistema tributário local;
- busque linhas de crédito para exportação.
Dica extra
Finanças, Marketing e Vendas, Logística e Comércio Exterior. Não foi à toa que o programa Senac Comércio escolheu esses temas para conduzir as trilhas de cursos estratégicas para sua empresa. Uma qualificação inteligente e inovadora visando aumentar as vendas e levar o cliente exigente de hoje a preferir você.
Quer saber mais sobre essas trilhas que vão conduzir seu empreendimento para um novo e destacado rumo? Dá um clique em www.pa.senac.br/programa_senac_comercio ou ligue (91) 4009-6353.