O Senac é do comércio!

Publicado em: 22 Ago 2019 | SENAC COMÉRCIO

Por mais vendedores de experiências

É só os pombinhos decidirem se casar e pronto: a noiva passa a ser o centro das atenções. Eis que apenas dias antes do enlace o noivo, enfim, resolve escolher seu terno para não fazer feio na cerimônia.
Até ai, tudo dentro do previsto... Mas, ao chegar à loja o noivo passou por uma experiência marcante, pois foi atendido por um vendedor fora do comum.

Sabendo o horário e estilo da festa, o vendedor analisou junto com o cliente o padrão do tecido, a cor e textura e ainda apresentou três opções para que o noivo pudesse escolher se usaria na lapela flores naturais ou lenço. Para completar a produção foi lançada uma sugestão, indo além da vestimenta: barba, cabelo e bigode deveriam ser testados um mês antes do da cerimônia e aparados uma semana antes. Ao sair da loja, com o traje escolhido e todo o restante de sua apresentação definida adequadamente, o noivo sentiu-se tão "estrela da festa" quanto à noiva.

Quando você lê esse episódio verídico de dedicação ao cliente, parece que não é tão complicado assim encontrar ou ser um vendedor fora do comum. Porém, a realidade é que no Brasil o bom atendimento não está sendo praticado como deveria.

É preciso conhecer quem dá as cartas
O consumidor está cada vez mais conectado e informado para resolver seus problemas sem precisar sair de casa. É na internet que compra-se 24 horas, nos 7 dias da semana e, principalmente, é online que pesquisa-se antes de comprar numa loja virtual ou física. Praticidade, agilidade e facilidade são extremamente valorizadas pelo cliente antenado.

Agora cabe ao vendedor conhecer bem esse perfil e entender como o novo consumidor decide a compra para poder oferecer os produtos de maneira assertiva, além de estabelecer um bom relacionamento para fidelizar esse comprador e, assim, vender cada vez mais. É preciso então que o vendedor esteja tão qualificado - e antenado - quanto o cliente de hoje.

Cenário pede inovação
Com foco nessa demanda pulsante, em 2017 o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) realizou um Fórum Técnico com empresas do varejo para mapear as dificuldades e os anseios deste mercado, que amargava dois anos de queda devido à crise. Como resultado o Senac reposicionou sua oferta de qualificação para os profissionais do Comércio.

Na ocasião ficou mais do que constatado que a transformação digital revolucionou o trabalho, a ocupação e o emprego. “Algumas funções desapareceram e o vendedor passou a ser o ator principal do varejo. Agora cabe ao empresário capacitar seus profissionais de vendas para oferecer mais do que produtos e, sim, desenvolver relacionamentos e proporcionar experiências positivas para o cliente”, destacou a consultora de Gestão e Negócios do Senac, Carmem Santa Cruz, que participou do fórum.

Parceiro desta nova perspectiva, o Senac coloca à disposição do mercado nacional soluções educacionais inovadoras. O portfólio conta com 110 cursos de carga horária curta (de 15 a 60 horas), que garantem uma formação consistente. A qualificação tem quatro temas como pilares: Marketing e Vendas, Comércio ExteriorLogística e Finanças.

Para ter uma ideia melhor, só para o vendedor foram preparados 28 cursos, que podem ser combinados compondo uma trilha de desenvolvimento específica para atender as necessidades das empresas. Na Trilha do Vendedor, estão sugeridos cursos com temas que complementam o conhecimento e o perfil do vendedor para torná-lo profissional de alta performance. Alguns exemplos são: imagem pessoal e postura profissional para vendedores, experiência de compra do cliente, estratégia de negociação para vendedor, inteligência emocional e vendas e aspectos legais do atendimento ao cliente.

Nesta nova maneira de atuar junto aos empresários e seus colaboradores, o Senac trará a didática para aspectos reais do ambiente de trabalho. O aluno traz para o curso o problema e sai com a solução para praticar no dia a dia. Isso é Senac Comércio!

“A proposta do programa Senac Comércio é muito maior do que colaborar para o sucesso de vendas. É de mudança social. Antes acontecia das pessoas se tornarem vendedores. Hoje vendedor é uma carreira que demanda especialização e ele é um protagonista que precisa estar qualificado para atender os novos hábitos de consumo originários do mundo digital”, finaliza Carmem Santa Cruz.

Ficou interessado e quer saber mais sobre o Programa Senac Comércio, fale conosco pelo (91) 4009-6353 e embarque nesta revolução no Comércio!



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