Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé
Senac mobilizou alunos e sociedade em campanha pela educação no trânsito

Publicado em: 30 Set 2015 |

Ações pela educação no trânsito reforçaram a importância do respeito mútuo entre condutores e pedrestres. Uma delas foi a campanha "Sinal da Vida", em Santarém.

Belém, 30/09/2015 - O Senac tem a missão de educar para o trabalho, mas como instituição de ensino também preza pela formação de cidadãos. Tendo como premissa incentivar nos alunos a prática da responsabilidade social, o Senac no Pará desenvolveu diversas ações pela educação no trânsito no decorrer do mês de setembro, nas cidades de Belém, Castanhal, Capanema, Parauapebas, Marabá, Tucuruí e Santarém.

As atividades foram pensadas a partir da Semana Nacional do Trânsito, realizada anualmente pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) entre os dias 18 e 25 de setembro. Sob o tema “Seja VOCÊ a mudança no Trânsito”, a campanha deste ano teve foco na mudança de comportamento dos condutores, ciclistas e pedestres. Com a ajuda de parceiros, o Senac promoveu palestras, caminhadas, blitz de orientação e até mesmo uma gincana, para informar a sociedade quanto ao direito de todo o cidadão de ir e vir, incluindo o trânsito neste contexto.

Um dos principais projetos empreitados foi o “Sinal da Vida na Prevenção dos Traumas de Acidentes de Trânsito”, onde Senac atuou em parceria com o 3º Batalhão de Polícia Militar, no município de Santarém.  As ações se estenderam entre os dias 09 e 25 de setembro, disseminando o uso do sinal da mão erguida como um código de respeito mútuo entre pedestres e condutores.

O projeto se desenvolveu sob a coordenação do tenente da Polícia Militar de Santarém, Marcos de Paula, e levou ao conhecimento de estudantes e do público em geral a proposta do “sinal da vida”: um simples gesto com a mão usado pelo pedestre, que funciona como importante instrumento na prevenção de acidentes durante a travessia em faixas onde não há semáforo.

De acordo com o oficial Marcos de Paula, é importante que o pedestre utilize o sinal de mão como uma alternativa de uma comunicação não verbal, para avisar ao condutor que vai iniciar sua travessia em faixas de pedestres sem semáforos. A campanha foca na mudança de comportamento em todos os usuários das vias.

O projeto passou por sete instituições educacionais de ensino público e privado em Santarém e contemplou ainda blitz educativas e panfletagem em locais específicos da cidade. O trabalho se baseou em palestras educativas ministradas pelo Senac e PM acerca do uso correto da faixa de pedestre, envolvendo os estudantes em confecção e distribuição de folders, faixas e adesivos.

Professores, funcionários e alunos do curso de Técnico em Segurança do Trabalho do Centro de Educação Profissional do Senac em Santarém orientaram condutores e pedestres sobre a importância de um trânsito mais seguro, em abordagens nos cruzamentos mais movimentados do município.

Os resultados superaram as expectativas dos organizadores, pois a campanha Sinal da Vida superou a expectativa de atendimentos e chegou a um total de 1864.  “Estamos felizes por saber que o número real de pessoas atendidas indiretamente pelo projeto não pode ser mensurado, uma vez que utilizamos diversos canais de comunicação. É o Senac contribuindo para uma sociedade melhor, onde todos são responsáveis por um trânsito mais seguro. Acreditamos que a educação é o início de toda e qualquer mudança”, destacou Geni Queiroz, Assessora Técnica do Senac/PA.

A Semana Nacional do Trânsito está integrada à Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020 -, um esforço coletivo firmado por governos de vários países e coordenado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o qual visa reduzir o número de mortes nas vias.

Leia também:
Exibição de vídeos e gincana aproximaram alunos à realidade do trânsito
Alunos foram agentes multiplicadores da educação no trânsito
Palestra de sensibilização e ação social em Belém

Texto: Daniele Brabo
Fotos: CEP Santarém
Comunicação Senac no Pará


Em caso de dúvidas, entre em contato através de nossa Central de atendimento ou através de nossa fanpage no Facebook.




Mais notícias

Mais notícias



Em caso de dúvidas

Entre em contato conosco.

(91) 4009-6545
atendimento@pa.senac.br