Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé
Pará realiza etapa regional para Competições Senac 2020

Publicado em: 21 Fev 2020 | COMPETIÇÕES SENAC

 Candidatos que irão representar o Pará nas Competições Senac de Educação Profissional serão escolhidos ao final da 1ª etapa

O Pará já deu a largada nas Competições Senac de Educação Profissional. No dia 31 de janeiro foram realizadas as primeiras avaliações técnicas da seletiva regional, para a escolha dos competidores que irão representar o Senac Pará no torneio nacional em duas ocupações:  Serviços de Restaurante e Cuidados em Saúde e Apoio Social.

A avaliação técnica dos candidatos na ocupação Serviços de Restaurante testou conhecimentos em apresentar e servir vinhos. Dois jovens que concluíram do curso de garçom, ministrado pelo Senac dentro do programa Ter Paz da Sectet (Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica) foram os indicados para participar da etapa regional. Bruno Silva, 19 anos, e Leonan Maciel, também 19, demonstraram suas aptidões e conhecimentos adquiridos no curso ao serem avaliados e ambos atingiram as pontuações passando para a segunda fase da Etapa Regional.

“Nos Serviços de Restaurante os candidatos trabalham quatro módulos: banquete, jantar fino, jantar casual e bar. Estes módulos abordam serviços como somellier, barista, bartender, esculturas de frutas, corte de proteínas, serviço de garçom, montagem de saladas, mesa box, dentre outros conhecimentos essenciais”, descreveu o instrutor Ronildo Palheta, que está à frente dos treinamentos específicos aos potenciais competidores.


No laboratório Técnico de Enfermagem ocorreu a avaliação dos candidatos a competidores na ocupação de Cuidados em Saúde e Apoio Social. Nesta ocupação, três alunos disputaram as vagas na segunda fase, sendo avaliados durante a simulação de atendimento hospitalar à paciente com prótese de quadril. Lucas Barreto e Joyce Pinheiro, ambos com 21 anos, atingiram as pontuações e continuam na disputa pela vaga de competidor.

Os próximos passos são os treinamentos específicos, alinhados às técnicas profissionais exigidas na competição. Bruno e Leonan; Joyce e Lucas seguem em um intenso cronograma de trabalho que culmina na segunda avaliação técnica eliminatória da Etapa Regional, quando serão eleitos os competidores para representarem o Senac Pará na Etapa Nacional, no mês de agosto, em Vitória, capital do Espírito Santo.

Dando início à agenda, no dia 20 de fevereiro os candidatos e seus familiares participaram de um encontro de acolhida com a equipe técnica e pedagógica do Senac. O momento de alinhamento, aproximação e incentivo envolveu responsáveis dos quatro jovens, que puderam conhecer os profissionais dedicados ao desenvolvimento do projeto Competições Senac regionalmente, além de ouvir valiosos depoimentos da competidora medalhista de bronze em 2016, Allana Nascimento, e da competidora que recebeu medalha de excelência em 2018, Ana Paula Vitorio, ambas na ocupação de Cuidados em Saúde e Apoio Social.



COMPETIÇÕES SENAC: SABER À PROVA

O Senac criou as Competições Senac de Educação Profissional no ano de 2016, a partir das experiências da instituição em outros eventos do tipo. O torneio ocorre a cada dois anos, reunindo alunos e ex-alunos para testar habilidades profissionais e premiar os mais bem preparados, com o intuito de promover a qualidade das ações educacionais oferecidas nas unidades Senac de norte a sul do país.

Evento é o maior campeonato nacional de educação para o setor do Comércio e serve como vitrine para jovens talentos de todo Brasil, revelando grandes profissionais. Os selecionados em cada estado chegam à competição em nível de excelência, devido a dedicação ao processo de treinamento e das práticas desenvolvidas em sala de aula através do Modelo Pedagógico Senac, que prioriza o aprimoramento de competências necessárias à atuação profissional. Além disso, os desafios de alto nível propiciam experiências e conhecimentos singulares aos participantes.

A próxima edição, no mês de agosto de 2020, será sediada nas dependências do Hotel Escola Senac Ilha do Boi (Vitória-ES), compreendendo cinco dias intensos de disputas em ocupações como: Cabeleireiro, Cozinha, Estética e Bem-estar, Serviço de Restaurante, Serviços de Saúde e Apoio Social.

O Senac Pará está em fase de seleção de dois competidores, sendo um na ocupação de Serviços de Restaurante e outro na ocupação de Cuidados em Saúde e Apoio Social. Saiba um pouco mais sobre estas duas áreas profissionais:




Galeria de fotos


Em caso de dúvidas, entre em contato através de nossa Central de atendimento ou através de nossa fanpage no Facebook.




Mais notícias

Mais notícias



Em caso de dúvidas

Entre em contato conosco.

(91) 4009-6545
atendimento@pa.senac.br