Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé
Festas Brasileiras inspiraram o III Festival Gastronômico do Senac

Publicado em: 12 Dez 2014 |

Sabores típicos do Brasil ganharam pitadas de criatividade no III Festival Gastronômico do Senac, que nos dias 26, 27 e 28 de novembro destacou a gastronomia das festas brasileiras.

Inspirados no São João de Caruaru, Boi Bumbá de Parintins e Vaquejada, os alunos do curso de Cozinheiro (2ª turma/2014) do Centro de Educação Profissional de Belém (CEP Belém) organizaram o evento sob a coordenação das professoras Ana Regina Gonçalves e Sônia Helena Figueiredo, proporcionando a degustação de diversos pratos que associaram paladares e culturas populares.

Um júri formado por professores e convidados avaliou as entradas, pratos principais e sobremesas produzidos pelos alunos, que para a construção dos cardápios colocaram em prática conteúdos aprendidos em sala de aula, como os processos de cocção, técnicas de corte, manipulação de alimentos e higiene, além de trabalharem aspectos como organização de serviço de buffet e recepção em eventos.


A cada dia de festival, um grupo fez sua apresentação baseada em um festejo do calendário nacional, com as respectivas curiosidades culturais e gastronômicas, além da organização de todo o ambiente com músicas e decoração temáticas. No primeiro dia de evento, os alunos falaram sobre Caruaru – A Capital do Forró, que tem como base da sua culinária o cereal milho, originário da Europa. O menu foi montado com Casquinha de Siri, Moqueca de Sururu com Angú e a Cartola, sobremesa famosas na região Nordeste.

O grupo do segundo dia falou sobre a Vaquejada, uma recreação popular tradicional da região Centro-Oeste. Pela relação com a pecuária, as comidas desta festa têm forte presença de carnes bovinas e raízes, o que resultou num cardápio composto por Escondidinho de carne seca; Carne de Sol Vaquejada, guarnecido de Baião de dois com macaxeira frita; e na sobremesa o Doce de Abóbora com coco.

O terceiro grupo mergulhou no folclore amazônico para apresentar a culinária de Parintins, essencialmente ligada aos costumes indígenas, usando peixes de água doce e frutos da floresta. Foram servidos Canapés de Pupunha, Pirarucu Waku Sese e Creme de Taperebá como sobremesa.

O festival surgiu em 2013 e a cada edição se propõe a exercitar o lado prático do curso na realização de eventos gastronômicos, estimulando a criatividade para as produções culinárias. “Através da preparação destes pratos o aluno se aprofunda não apenas na técnica, mas também na relação da cozinha com a cultura brasileira”, considerou a professora Sônia Figueiredo. Os grupos contaram ainda com a orientação dos professores Apoena Afonso, Fábio Romero e Maria Dorotéia Guedes, que apadrinharam os alunos auxiliando nas pesquisas e na composição dos cenários.

 

A aluna Renata Mendonça, 22 anos, encarou o festival como uma amostra do que vivenciará como profissional. “Foi um desafio que nos fez lidar desde o planejamento financeiro, o cardápio, até a decoração do ambiente. Testamos os sabores antes de apresentar, utilizamos as técnicas aprendidas em sala de aula e essa prática nos preparou para enfrentar o mesmo desafio no mercado de trabalho”, contou.

O festival fez parte da reta final do curso, como trabalho avaliado com nota individual pelo corpo docente. No encerramento, além do sucesso do evento, outro motivo para comemorar foi a aprovação de quatro alunos no vestibular do curso superior de Gastronomia, em uma faculdade paraense. Para o aluno Jorge Marcelo Lobado, um dos calouros aprovados, o Senac proporcionou conhecimento somado a orientações sobre a realidade da profissão. “Riqueza feliz é a riqueza dividida e o maior tesouro que temos é o acúmulo de conhecimento. O carinho com que fomos recebidos no Senac nos incentivou a ter ainda mais dedicação no curso. Os professores nos mostraram que a vida de um cozinheiro profissional não é cheia de glamour como vemos na TV, mas é preciso ter muito empenho para fazer um trabalho bom e diferenciado. Eles nos ensinaram que, acima de tudo, é preciso amar o que se faz”, frisou em seu discurso em nome da turma.

Texto: Daniele Brabo
Fotos: Jorge Soares
Ascom Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PA


Em caso de dúvidas, entre em contato através de nossa Central de atendimento ou através de nossa fanpage no Facebook.




Mais notícias

Mais notícias



Em caso de dúvidas

Entre em contato conosco.

(91) 4009-6545
atendimento@pa.senac.br