Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé
Curso de Informática abre novos horizontes para alunos da terceira idade

Publicado em: 21 Nov 2014 |

A tecnologia é um instrumento indispensável a todas as faixas etárias, por proporcionar acesso ao conhecimento em temo real. Contudo, na era em que o uso de computadores e a navegação na Internet parecem realidades comuns a todas as pessoas, tais ferramentas ainda podem estar distantes do dia a dia de quem tem mais de 60 anos.

Com o objetivo de proporcionar inclusão digital a este público, o Senac oferece o curso de Informática para Terceira Idade, realizado pelo Centro de Educação Profissional em Tecnologia da Informação e Comunicação (CEPTIC), em Belém. Telma Maria Costa, de 64 anos, estava afastada da sala de aula há 40 anos quando decidiu se matricular no curso de informática. O retorno ao aprendizado trouxe a ela mais independência e praticidade. “Faço trabalhos manuais de artesanato e sentia dificuldade na hora de comprar materiais pela Internet, pois sempre dependia de outra pessoa para fazer por mim. A partir do momento que entrei no curso, passei a ficar mais independente e também perdi o medo de lidar com o computador. É uma adaptação a todos estes recursos tecnológicos da atualidade, o que me deixa muito satisfeita em saber que ainda posso aprender coisas novas”, comentou Telma, que junto com seus colegas de turma - com idades entre 60 e 81 anos - concluiu o curso no dia 19 de novembro de 2014.

As aulas de Informática para Terceira Idade se enquadram na modalidade de Formação Inicial e Continuada do Senac. A capacitação compreende 60 horas letivas, abordando noções do Sistema operacional Windows (gerenciamento de arquivos e pastas); edição de texto no Microsoft Word e navegação na Internet.  No Pará, o Senac oferece este curso desde 2010 para atender o universo de pessoas com faixa etária mais elevada, atentando ao fato de que alguns estão no mercado de trabalho formal ou informal, ou já estão aposentados, porém seguem buscando o domínio da informática para as realizações de atividades geradoras de rendas, desenvolvimento de competências e também como oportunidade de exercitar a mente, a memória e aumentar a autoestima.

Deixando a posição de Mestre para sentar-se à frente do computador como aluno, o professor aposentado Esmaelino Neves de Farias, 79 anos, percebeu que a informática seria capaz de transformar a comunicação com o mundo. “Eu sentia que a minha comunicação com meus alunos e outros professores era um pouco deficiente, porque eu não lidava com o computador. Quando pediam meu e-mail, ficava até um pouco constrangido por dizer que não acessava. Então, eu compreendi que não estava me comunicando bem e minha comunicação precisava ser completada por esta relação com a máquina. O curso representou um passo gigantesco voltado para o meu futuro, porque melhorou a minha comunicação com todos”, avaliou.

    

A professora de informática Silvia Barbosa explica que as aulas para a terceira idade precisam ser bem relacionadas à rotina dos alunos, visando facilitar o aprendizado. “A didática trabalhada é a Andragogia (educação de adultos), muito baseada no que eles precisam aprender para utilizar no cotidiano, como usar o Word para digitar as receitas de cozinha, fazer compras pela Internet, enviar e-mails, etc.”, descreveu. De acordo com a instrutora do Senac, o objetivo da maioria é utilizar o computador como entretenimento, lazer e informação, mas alguns também pretendem se requalificar para o mercado de trabalho. “Com o curso eles se tornam independentes e se inserem neste mundo digital. Perdem o medo inicial de lidar com a máquina. É recompensador ver pessoas que nunca usaram um computador e passam a ter para si este instrumento de trabalho”, complementou Silvia.

A próxima turma do curso de Informática para Terceira Idade ocorrerá de 19 de janeiro a 16 de março de 2015, das 08h às 12h. Os interessados podem entrar em contato com o CEPTIC para saber mais informações sobre a matrícula e o valor do investimento pelos telefones 4009-6300 / 4009-6302 / 0800701-4492  ou e-mail: regina@pa.senac.br.

 

Texto: Daniele Brabo
Fotos: Jorge Soares
Ascom Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PA


Em caso de dúvidas, entre em contato através de nossa Central de atendimento ou através de nossa fanpage no Facebook.




Mais notícias

Mais notícias



Em caso de dúvidas

Entre em contato conosco.

(91) 4009-6545
atendimento@pa.senac.br