Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé
Comunidade da Bacia da Estrada Nova recebe curso gratuito

Publicado em: 03 Ago 2018 | PARCERIA

Curso de Tortas Quentes e Frias foi realizado pelo Senac atendendo à parceria com a Prefeitura de Belém
Cerca de 20 moradores dos bairros da Cremação, Condor e Jurunas concluíram no dia 25 de julho o curso de Tortas Quentes e Frias, do segmento de Produção de Alimentos.

A formação foi ministrada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), como parceiro da Prefeitura de Belém , por meio do Programa Sanear Belém, para promover o desenvolvimento social e o fortalecimento das atividades econômicas nas comunidades atendidas com obras do Programa de Saneamento Básico da Bacia da Estrada Nova.

Rodrigo Alves tem 16 anos e foi um dos mais jovens da turma do Curso de Produção de Tortas. Veio por intermédio da mãe, dona Daniele Monteiro, que também integrou a turma e incentivou o filho. “É uma oportunidade, porque esse ramo de gastronomia tem crescido aqui em Belém”, avaliou o adolescente, que pretende ser chefe de cozinha e buscava uma oportunidade de começar os estudos na área.

Já a pedagoga Sandra Helena Ferreira, de 53 anos, desempregada há sete, entende que o curso ampliou suas possibilidades de trabalho. “É um leque de oportunidades que se abre e a minha ideia é trabalhar com isso, com a produção de comida”, planejou Sandra.

Raimunda Barros, de 38 anos, passou anos dedicada a cuidar do filho doente e agora que ele concluiu o tratamento de saúde, pretende retornar ao mercado de trabalho e aproveita o curso para aprender uma atividade que acredita poder desenvolver em casa. “Eu já cozinho coisas básicas e, agora, posso ter uma qualificação a mais, acrescentar no meu currículo”, comemorou.

Segundo a professora do curso, Janete Souza, formada em Gastronomia com pós-graduação em Nutrição Clínica, a capacitação ofereceu base para que os participantes pudessem aprender a cozinhar e também um primeiro passo para o empreendedorismo. “Nossa certificação é válida nacionalmente”, destacou Janete. “É uma inserção muito rápida, um retorno muito rápido, por conta do reconhecimento do Senac na formação profissionalizante”, afirmou a professora.

O curso ocorreu sem custos para os participantes, que também receberam da prefeitura vale-transporte para a locomoção até o local das aulas. De acordo com a administração municipal, até o final das obras serão oferecidos, através de parceiros como o Senac, cursos e oficinas nas áreas de gastronomia, construção civil, estética e ainda, orientações para inserção e recolocação no mercado de trabalho, com conhecimentos de comunicação, relações humanas, comportamento no trabalho e produção visual.

Evaldo Reis, assistente social responsável pelo Projeto de Trabalho Técnico Social do Programa, explicou que os cursos foram pensados para suprir uma lacuna que se evidenciou no diagnóstico social. “Essas atividades foram pensadas para contribuir com a geração de trabalho e renda, principalmente as mais carentes, que moram na área do projeto”, completa Evaldo, que destaca a necessidade de complementação de renda das famílias.

Fonte: Agência Belém
Com edições Comunicação Senac Pará

Galeria de fotos


Em caso de dúvidas, entre em contato através de nossa Central de atendimento ou através de nossa fanpage no Facebook.




Mais notícias

Mais notícias



Em caso de dúvidas

Entre em contato conosco.

(91) 4009-6545
atendimento@pa.senac.br