Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé
Candidatas passam por provas-teste e treinamentos específicos

Publicado em: 02 Set 2016 | COMPETIÇÕES SENAC

As candidatas a representantes do Pará nas Competições Senac de Educação Profissional estão vivenciando preparativos a todo vapor, com aperfeiçoamentos específicos e avaliações.  Quatro jovens da capital, Belém, participam do programa de treinamento para o evento nacional do Senac, que ocorrerá em novembro. Somente duas delas serão escolhidas como competidoras oficiais: uma para a ocupação de Cabeleireiro e outra para a competição de Cuidados de Saúde e Apoio Social. As que não forem selecionadas ficarão com suplentes.

Notícias anteriores:
>> Candidatas iniciam treinamentos para Competições Senac
>> Conheça os classificados para curso de Cabeleireiro com foco em competições
>> Senac inscreve para curso de Cabeleireiro em busca de competidor

Jackeline Passinho e Polyana Marques, ambas de 18 anos, concorrem para a ocupação de Cabeleireiro, que terá provas nacionais no estado do Ceará. Já entre Alana Nascimento, 18, e Thainara Soares, 19 será selecionada a competidora para as disputas da ocupação de Cuidados de Saúde e Apoio Social, que acontecerão no Rio Grande do Sul. Os nomes serão definidos conforme análises da coordenação do Senac no Pará, mas até a decisão as duplas seguem um cronograma de capacitação nas respectivas áreas.

No dia 30 de junho, as candidatas passaram por avaliações regionais conforme os “Projetos Teste”, como são denominadas as provas das competições. Nestas simulações, elas tiveram que demonstrar domínio técnico em suas áreas de conhecimento, dentro de um tempo determinado, sendo observadas por uma equipe avaliadora, que atribuiu pontuações objetivas ou subjetivas a cada tarefa. Em agosto, outro momento de Projeto Teste foi realizado nos mesmos moldes.

Durante os meses de setembro e outubro haverá a fase de preparo comportamental, onde as jovens receberão orientações da psicóloga Luciana Brahuna acerca do equilíbrio emocional, inteligência tática, autoconfiança dentre outros fatores tão importantes quanto as técnicas profissionais.

Sobre as Competições

O momento de comemoração pelos 70 anos do Senac foi escolhido para a primeira edição desta grande iniciativa, que envolverá alunos e ex-alunos de todo Brasil em disputas para escolher os melhores da educação profissional.

No Pará, a primeira ação da campanha local para as Competições foi uma seleção especial para preencher 10 vagas gratuitas do curso de Cabeleireiro, ocorrida no mês de maio, com a finalidade de encontrar jovens que se encaixassem no perfil de competidores. Jackeline e Polyana se destacaram e seguiram como candidatas.

Já Alana e Thainara haviam concluído o curso Técnico em Enfermagem, pelo Centro de Educação Profissional do Senac em Belém, e foram selecionadas como candidatas na ocupação de Cuidados de Saúde e Apoio Social. 

O projeto das Competições Senac de Educação Profissional nasceu da experiência obtida com a participação institucional nas quatro últimas edições das Olimpíadas do Conhecimento, em parceria com o Senai (2008, 2010, 2012 e 2014). Agora, em um evento próprio desta natureza, o Senac espera proporcionar intercâmbio e compartilhamento de experiências entre os seus Departamentos Regionais, além de reforçar a imagem da Instituição como referência na educação profissional em todo o Brasil.

As Competições vão conceder medalhas aos melhores em cada uma das categorias e os vencedores irão garantir vaga no WorldSkills, o maior torneio de educação profissional do mundo.

Texto e fotos: Comunicação Senac Pará
Mais imagens na GALERIA DE FOTOS.

Galeria de fotos


Em caso de dúvidas, entre em contato através de nossa Central de atendimento ou através de nossa fanpage no Facebook.




Mais notícias

Mais notícias



Em caso de dúvidas

Entre em contato conosco.

(91) 4009-6545
atendimento@pa.senac.br