Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé
Autonomia no estudo de idiomas on-line. Confira 10 dicas para turbinar seus estudos!

Publicado em: 31 Mar 2020 | EAD

Confira dez dicas para turbinar o aprendizado de um novo idioma

Notícia do Portal Senac EAD

Dominar diferentes idiomas abre diversas portas no mercado de trabalho, além de influenciar diretamente na renda mensal. Um profissional fluente em inglês, por exemplo, pode receber um salário até 61% maior comparado ao que tem conhecimento básico do idioma. Para os fluentes em espanhol, a diferença chega a 54%, segundo dados da 52ª edição da Pesquisa Salarial e de Benefícios da Catho.

No entanto, atingir um alto nível de conhecimento sobre um idioma exige dedicação. "O segredo para um bom resultado é manter a frequência e o ritmo de estudos", afirma Silvio Antônio Santiago, coordenador educacional na área de cursos livres do Senac EAD.

Criar uma rotina de estudos, com atividades paralelas às aulas, é um caminho para beneficiar o aprendizado. "É importante reservar alguns momentos ao longo da semana para revisar as lições estudadas e fazer outros exercícios relacionados ao idioma", diz Nielsi Gonçalves de Souza, que atua na área de idiomas do Senac São Paulo.

Confira abaixo algumas dicas apontadas por Nielsi e Silvio para potencializar o aprendizado de um novo idioma no dia a dia:

  1. Tenha um caderno de anotações

"Muitas pessoas acham que ao se matricular em um curso de idiomas vão apenas falar, sem precisar de uma estrutura básica de estudo", afirma Nielsi. Por isso, ter um caderno para anotar as informações, explicações, curiosidades e dicas que surgem durante a aula é essencial para ajudar na absorção do conteúdo e para revisar, de tempos em tempos, o que foi aprendido.

  1. Crie um dicionário particular

Organize o vocabulário aprendido em um dicionário particular. A divisão pode ser feita por temas (roupas, comidas, descrição física, entre outros), classe gramatical (adjetivos, verbos, substantivos, entre outros), ou ordem alfabética.

  1. Estimule diferentes habilidades

Atingir a fluência em determinado idioma requer o estímulo de diferentes habilidades. Para isso, evite praticar apenas um determinado tipo de exercício e inclua em sua rotina de estudos formatos variados de atividades, como escrita, leitura e conversação.

  1. Pratique o idioma diariamente

Reserve ao menos 30 minutos diários para entrar em contato com o idioma. Se está em dia com as atividades e anotações do curso, aproveite para navegar em sites internacionais ou escolha filmes, séries, livros e músicas no idioma estudado para complementar.

  1. Associe o idioma a assuntos de seu interesse

Relacionar assuntos de seu interesse ao idioma estudado é uma maneira de tornar o aprendizado mais prazeroso e estimulante. Se você gosta de futebol, leia sobre esse esporte em outro idioma, por exemplo.

  1. Aumente o nível de dificuldade aos poucos

Escolher atividades que demandam um conhecimento mais avançado do idioma pode frustrar o aluno que está no início do aprendizado. Eleve pouco a pouco o nível de dificuldade das atividades que realiza em paralelo às aulas. Por exemplo, ao assistir filmes e séries, opte pelo áudio original e legendas em português. Quando estiver um pouco mais familiarizado, tente acompanhar com ambos no idioma original. Em seguida, assista sem as legendas de apoio.

  1. Evite traduzir literalmente

Traduzir mentalmente palavra por palavra durante uma atividade relacionada ao idioma pode tornar o processo de aprendizagem menos fluido e natural. Busque entender o contexto da informação, a ideia central que foi transmitida. Caso algum vocabulário específico dificulte esse entendimento, recorra ao dicionário.

  1. Fale, mesmo que sozinho

Se você é muito tímido ou não tem com quem praticar o idioma após a aula, uma dica é praticar a conversação sozinho, encenando diálogos ou conversando consigo mesmo. Em voz alta, descreva o que as pessoas estão fazendo, farão ou fizeram. Essa atividade ajuda a praticar os diferentes tempos verbais. Tente, ainda, usar o ponto gramatical que estiver estudando no momento. Por exemplo, se estiver abordando comparativos, faça comparações em voz alta a respeito de pessoas, lugares, entre outros.

  1. Conviva com pessoas que estão aprendendo o mesmo idioma

Crie grupos nas redes sociais com colegas de classe ou amigos que também estão estudando o mesmo idioma para praticarem e trocarem informações ou, até mesmo, conteúdos mais descontraídos no idioma, como piadas e memes. Fazer amigos on-line, principalmente de países que falem o idioma que está estudando, também é um jeito muito divertido para praticar.

  1. Tenha paciência

"Aprender um idioma requer paciência. Tente usar o que está aprendendo e some ao que já aprendeu, mas não se frustre se ainda não souber algo. O aprendizado é construído aos poucos, degrau por degrau", afirma Nielsi.

Idiomas no Senac EAD

Aprender um novo idioma fica mais fácil com a flexibilidade do curso a distância. A possibilidade de estudar quando e onde quiser e de rever a aula quantas vezes achar necessário fez com que Elidiane Freire, com formação em Direito, aprendesse Inglês Americano no Senac EAD. “Fiz o curso a distância por ser mais fácil de encaixar na minha rotina semanal”, afirma.

Para ela, é preciso ter bastante disciplina, manter uma agenda de atividades por semana e não postergar conteúdo. “Também é muito importante praticar o idioma, vendo vídeos, ouvindo músicas, lendo e escrevendo textos, de modo a fixar e ampliar o vocabulário”, recomenda Elidiane, que mora em Russas, a 165 km da capital Fortaleza, no Ceará.

Anderson Malgueiro, gestor de cursos livres do Senac EAD, explica que os cursos de idiomas do Senac, em parceria com o software de ensino de línguas Rosetta Stone, preparam o estudante para se comunicar em situações do cotidiano. “Nele, o estudante é imerso no idioma, já que não há tradução na nossa plataforma. O estudante vivencia, durante o estudo, a língua escolhida, sendo pela participação em jogos interativos ou nas sessões de tutoria chamadas de Studio On-line, nas quais ele pode conversar com um professor nativo do idioma”, destaca.

Você sabia que a Rede Senac EAD possui mais de 20 opções de Idiomas para você aprender em cursos totalmente on-line? Inglês, Francês, Alemão, Mandarim, Russo, Hindu e muito mais. Conheça o portfólio completo de cursos de idiomas oferecidos pelo Senac EAD. ACESSE AQUI!


Em caso de dúvidas, entre em contato através de nossa Central de atendimento ou através de nossa fanpage no Facebook.




Mais notícias

Mais notícias



Em caso de dúvidas

Entre em contato conosco.

(91) 4009-6545
atendimento@pa.senac.br