Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé
Atividades voltadas para o público masculino procuraram quebrar preconceitos

Publicado em: 01 Dez 2015 |

Novembro Azul é uma campanha de conscientização dirigida aos homens, sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. O movimento surgiu na Austrália, em 2003, mas se alastrou pelo mundo e é realizada por inúmeras instituições com a premissa da responsabilidade social.  Unidades do Senac realizaram programações voltadas a esta temática, buscando desmistificar o exame de toque e quebrar preconceitos.

No Centro de Educação Profissional do Senac em Belém houve palestra de conscientização ministrada pelo médico Matheus Lemos. Na ocasião, alunos do curso Técnico em Enfermagem fizeram também atendimento de aferição de Pressão Arterial e Índice de Massa Corpórea, os quais são indicadores neste tipo de câncer.

O médico urologista explicou o que é câncer, como ocorre o câncer de próstata, fatores de risco, sintomas, tratamento, prevenção e, sobretudo, tirou dúvidas sobre o temido exame de toque retal e o PSA, que são dois procedimentos fundamentais para o diagnóstico precoce da doença.

No Centro de Educação Profissional de Tecnologia da Informação e Comunicação (CEP TIC), também na capital, os funcionários e alunos também participaram de palestra com enfoque na promoção da saúde e prevenção de riscos e doenças. Nos dias 25 e 26 de novembro, a instrutora do curso Técnico de Enfermagem Evelyn Mendonça abordou o tema “Saúde do Homem”. Os dois dias de evento contabilizaram 87 participantes de todas as idades.

No interior do estado, o Centro de Educação Profissional em Parauapebas levou a orientação para os funcionários da empresa RIP Serviços, no dia 20 de novembro. A instrutora do Senac tirou dúvidas e fomentou a reflexão entre os participantes, informando dados relevantes sobre o câncer de próstata. Para se ter uma ideia, de acordo com estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), 51% dos homens nunca chegaram a consultar um urologista. Por outro lado, a estimativa é de que surjam 7,8 novos casos de câncer de próstata a cada hora.

A campanha do Novembro Azul é mundial e enfatiza anualmente que, a  mudança de postura adotando a prevenção é decisiva, uma vez que o câncer evolui silenciosamente e, quando os sintomas aparecem, o diagnóstico já é tardio.

Em 01/12/2015
Texto: Daniele Brabo
Fotos: Senac
Comunicação Senac no Pará


Em caso de dúvidas, entre em contato através de nossa Central de atendimento ou através de nossa fanpage no Facebook.




Mais notícias

Mais notícias



Em caso de dúvidas

Entre em contato conosco.

(91) 4009-6545
atendimento@pa.senac.br