Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé
Aprendizes participam de bate-papo sobre a prática administrativa

Publicado em: 04 Dez 2014 |

Saber como fazer a diferença no mercado de trabalho é um desafio para todos os profissionais e, alimentando esta visão, alunos de cinco turmas do curso de Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Administrativos do Senac participaram de um bate-papo com a educadora e gestora Tatiany Falcão, que relatou suas experiência e vivências, mostrando como obteve destaque no trabalho em grandes empresas.

A atividade ocorreu na tarde do dia 04 de novembro de 2014, no auditório do Centro de Educação Profissional de Belém (CEP Belém), como parte da programação curricular do curso. Na plateia, cerca de cem jovens alunos do Programa Jovem Aprendiz do Senac, que ouviram orientações sobre como desempenhar um trabalho com excelência, baseadas nas histórias da vida profissional da palestrante.

De acordo com Tatiany, além de planejamento, organização, direção e controle – que são os pilares das práticas administrativas – o profissional deve atentar a outros aspectos para obter bons resultados. “É preciso desenvolver um pouco de marketing pessoal, o que envolve a pontualidade, a proatividade, ser prestativo, atendo e disposto. Também é importante agir com ética e postura profissional, buscando sempre ter assertividade”, explicou.

Jovem Aprendiz Senac – O programa surgiu para corresponder à Lei Nº 10.097/2000, ampliada pelo Decreto Federal nº 5.598/2005, a chamada Lei da Aprendizagem. Ela determina que todas as empresas de médio e grande porte contratem um número de aprendizes equivalente a um mínimo de 5% e um máximo de 15% do seu quadro de funcionários, cujas funções demandem formação profissional.

O aprendiz é o jovem que estuda e trabalha, recebendo ao mesmo tempo a formação profissional necessária para o cargo em que está atuando. Trata-se de um contrato especial de trabalho por tempo determinado, de no máximo dois anos, sendo que a carga horária estabelecida deve compreender a vivência das práticas no ambiente de trabalho e o aprendizado de conteúdos teóricos em sala de aula.

Para se tornar um jovem aprendiz é preciso ter entre 14 e 24 anos e estar frequentando a escola regular (caso não tenha concluído o Ensino Médio). O interessado precisa procurar uma empresa que esteja contratando aprendizes e ao ser contratado será matriculado pela própria empresa em uma instituição de ensino técnico-profissional conveniada, a qual ficará encarregada de desenvolver a parte formativa da aprendizagem.

O Senac integra o Cadastro Nacional de Aprendizagem, sendo uma das instituições qualificadas a ministrar cursos de aprendizagem. No Pará, o programa Jovem Aprendiz do Senac atende à formação de aprendizes das empresas do setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo com cursos de Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Administrativos, Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Vendas, Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Supermercados, Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Lanchonete e Aprendizagem Profissional Comercial em Asseio e Conservação.

Ao oferecer este programa, o Senac visa abrir oportunidades de trabalho como forma de contribuir na construção da identidade, na participação na vida comunitária e na perspectiva de futuro dos jovens. Mais informações podem ser obtidas pelo 0800-701-4492.

Texto: Daniele Brabo
Fotos: Jorge Soares
Ascom Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PA


Em caso de dúvidas, entre em contato através de nossa Central de atendimento ou através de nossa fanpage no Facebook.




Mais notícias

Mais notícias



Em caso de dúvidas

Entre em contato conosco.

(91) 4009-6545
atendimento@pa.senac.br