Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé
Alinhamento ao Novo Modelo Pedagógico do Senac segue com novas turmas.

Publicado em: 28 Ago 2015 |

O Modelo Pedagógico Nacional vem sendo gradualmente implementado nos regionais do Senac. Ele define parâmetros para a realização dos cursos do Senac em todo país.

Belém, 28/08/2015 - O processo de imersão no novo Modelo Pedagógico Nacional do Senac continua com três novas turmas piloto no Senac no Pará. Dois meses após a primeira experiência de alinhamento ao novo modelo, com a turma de Operador de Caixa, o Departamento Regional deu andamento a outras duas turmas na capital e uma no interior.

O Centro de Educação Profissional de Belém (CEP Belém) – o qual desenvolveu a turma de Operador de Caixa no período de 09/03 a 12/05 - agora executa a sua segunda turma piloto, desta vez no curso de Cozinheiro.  O Centro de Educação Profissional de Tecnologia da Informação e Comunicação (CEP TIC), também situado na capital, realiza o curso de Operador de Computador enquadrado no novo modelo. Já o Centro de Educação Profissional de Castanhal (CEP Castanhal) é a primeira unidade no interior paraense a operacionalizar uma turma piloto, com o curso de Assistente de Pessoal.

O objetivo do Modelo é nortear a oferta de educação profissional, com o alinhamento dos planos dos cursos, formas de avaliação e atuação dos instrutores no ensino presencial ou a distância da Instituição. O objetivo é assegurar um padrão único de excelência, focando na formação por competências e na total vinculação do curso às necessidades do mercado de trabalho.

O profissional formado na proposta do Modelo Pedagógico Nacional deverá terminar o curso possuindo as “marcas formativas” do Senac, as quais são: domínio técnico-científico, atitude empreendedora, visão crítica, atitude sustentável e atitude colaborativa. Estas marcas serão o diferencial ou uma espécie de selo de qualidade no mercado.

Cozinheiro - Já com o feedback da primeira turma piloto, o CEP Belém iniciou a turma de Cozinheiro alinhada ao novo modelo em 15 de junho de 2015, com 20 alunos. O diferencial desta turma para a anterior, de Operador de Caixa, é que a formação de Cozinheiro tem duração mais longa e incide em muitos momentos de prática no ambiente da cozinha pedagógica. Ao todo são seis Unidades Curriculares (anteriormente chamadas de disciplinas), mais o Projeto Integrador, que relaciona todas as competências trabalhadas ao longo das aulas em um produto final, onde os alunos precisam demonstrar de forma convergente o que apreenderam.

Nas apresentações os alunos demonstraram o desenvolvimento das competências trabalhadas, tendo foco na ação/fazer profissional observável, potencialmente criativo, que articula conhecimentos, habilidades e valores, permitindo o seu desenvolvimento contínuo. O Projeto Integrador terá, ao todo, 08 passos, culminando com a realização do Festival Gastronômico do Senac, já praticado com as turmas do curso de Cozinheiro.

Para a aluna Kelly Santos, de 34 anos, intercalar teoria com a prática torna o aprendizado mais simples. “Desde o primeiro dia as atividades têm sido práticas e dinâmicas. Isto ajuda na hora de assimilar e de reunir todos os conceitos repassados”, destacou a jovem que é dona de uma empresa de eventos e investiu no curso para poder incluir o serviço de buffet em seus negócios.

Outras atividades já vivenciadas pela turma foram: a participação como ouvintes no IV Festival Gastronômico do Senac, e a visita técnica à cozinha do Hotel Regente, no mês de julho. A turma ainda irá participar do III Festival Internacional do Chocolate e Cacau da Amazônia, no qual o Senac terá apresentações na Cozinha Show.

Operador de Computador - Em 13 de julho de 2015 o CEP Tecnologia da Informação e Comunicação deu início à turma piloto de Operador de Computador, curso de 196 horas/aula que no novo modelo tem como uma das principais mudanças o fato de passar a trabalhar o aluno para além do conhecimento técnico para uso dos aplicativos (programas) de computador. No novo formato o aluno tem mais responsabilidade em apreender competências sobre a ocupação de Operador de Computador e lidar de forma criativa e aprofundada com o funcionamento do sistema operacional.

O curso conta com duas Unidades Curriculares, divididas entre dois instrutores, além do Projeto Integrador. Os 12 alunos da turma já apresentaram a primeira etapa do Projeto Integrador, ao final da primeira Unidade Curricular. “Nesta primeira etapa do Projeto Integrador os alunos desenvolveram um protótipo de um manual para uso de aplicativos. O manual finalizado será o resultado final de todas as etapas deste projeto, que se desenvolverá ao longo do curso”, explicou o professor Rildo Pereira, responsável pela 1ª unidade. 

“Antes se tinha a figura do instrutor que passava a sua mensagem e o aluno recebia, mas não se tinha um feedback. Agora o instrutor, desde  o início, é a figura que dá o incentivo e norteia o aluno a construir o saber dele. Seja com  pesquisa, debate de ideias, observação e prática. No primeiro dia de aula dessa turma a primeira tarefa foi que eles ligassem a máquina sozinhos, sem alguma orientação prévia. E foi interessante que eles a ligaram e foram observando o passo a passo, tirando as dúvidas do que era preciso fazer. É importante para que  o aluno busque as informações, tente saber a fundamentalidade dos assuntos ministrados em sala. É uma metodologia para instigar as dúvidas.  O aluno precisa deste incentivo para não ficar preso ao professor e não enganar a si mesmo”, descreveu Rildo sobe a experiência com a nova proposta pedagógica.

De acordo com Elias Oliveira, 48 anos, estar em um curso onde os alunos tem mais participação, ajuda a assimilar. “O desafio de aprender é mostrar quais são as suas limitações naquele momento, pois a hora de errar é em sala de aula. O mercado de trabalho é competitivo e não podemos errar lá fora. No curso estamos sendo motivados a pensar e refletir sobre o que deve ser feito para que tudo saia do jeito correto.”, descreveu o aluno.

Assistente de Pessoal - O CEP Castanhal começou a turma do curso de Assistente de Pessoal alinhada ao Modelo Pedagógico Nacional em 10 agosto de 2015. O curso tem 160 horas/aula e é o primeiro no interior a ser trabalhado á luz da nova proposta.  Os alunos já participaram de uma primeira visita técnica, em um escritório local, onde puderam observar detalhes sobre a prática da ocupação.

Situações de aprendizagem como visitas, análise e solução de problemas, estudo de casos, projetos, pesquisas e outras estratégias que integrem teoria e prática são metodologias inerentes ao Modelo Pedagógico Nacional, pois remetem o aluno ao processo de aprender o fazer profissional fazendo. Tais recursos estimulam a percepção analítica, a contextualização de informações, o raciocínio hipotético, a solução de problemas, a apropriação de conhecimentos prévios e a construção de novos valores e saberes.

“O modelo pedagógico não é algo antes desconhecido. Muitas situações de aprendizagem nós já trabalhávamos como, por exemplo, as visitas técnicas, o que contribuiu muito durante a primeira turma piloto (de Operador de Caixa). Por isso, não foi difícil executarmos o modelo naquela turma e o mesmo deve ocorrer com as demais, guardadas as suas devidas particularidades. As novidades são o planejamento coletivo para o curso, entre apoio pedagógico e instrutores, e o projeto integrador. Os alunos têm lidado muito bem com a nova metodologia, pois se veem diariamente na realidade da ocupação”, avaliou Patrízia Chermont Coordenadora de Desenvolvimento Educacional e Coordenadora Regional de Implementação do Novo Modelo Pedagógico Nacional do Senac.

Percurso

Prestes a completar 70 anos de existência, o Senac se renova com as constantes adequações às necessidades do mundo o trabalho e o  Novo Modelo Pedagógico Nacional faz parte deste perfil atualizado e arrojado da instituição. A organização deste Modelo vem se desenvolvendo há cerca de dois anos, sob a coordenação do Departamento Nacional do Senac. A ideia foi inspirada pelo surgimento da Rede Senac EAD (ensino a distância), em 2014, que padronizou a oferta de cursos a distância para todo o Brasil, centrando em uma só plataforma, que é o Portal Senac EAD.

Os estudos para o Modelo começaram em 2013 e no ano seguinte iniciou-se um primeiro momento de implementação, envolvendo um Grupo de Desenvolvimento formado pelo Departamento Nacional e alguns Departamentos Regionais. Em 2015 se desdobra um segundo momento, de aplicação do novo modelo para alinhamento gradativo de todos os cursos no país.

A expectativa é que até 2017 todos os cursos dos Departamentos Regionais do Senac estejam alinhados com a linguagem em sala de aula, para isso o corpo técnico-pedagógico, supervisores e gestores e docente vêm participando de encontros presenciais e a distância para garantir o sucesso da implantação de mais esta inovação.

Texto: Daniele Brabo
Comunicação Senac/PA


Em caso de dúvidas, entre em contato através de nossa Central de atendimento ou através de nossa fanpage no Facebook.




Mais notícias

Mais notícias



Em caso de dúvidas

Entre em contato conosco.

(91) 4009-6545
atendimento@pa.senac.br