Perfil profissional
Este profissional atua em farmácias e drogarias, sob a supervisão e orientação do farmacêutico, exercendo suas atividades em conformidade com os princípios éticos, a legislação vigente e os procedimentos e normas do estabelecimento. Trabalha como empregado e colabora com outros profissionais.
O profissional qualificado pelo Senac tem como marcas formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, com foco em resultados. Essas marcas reforçam o compromisso da Instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Essa perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade.
A ocupação está situada no eixo tecnológico Ambiente e Saúde, cuja natureza é “cuidar” e pertence ao segmento de Saúde. No Brasil, o exercício profissional obedece a Classificação Brasileira da Ocupação – CBO no código n° 5211-30.
A seguir estão as competências que compõem o perfil do Atendente de Farmácia:
• Apoiar a dispensação de medicamentos em farmácias e drogarias.
• Atender o cliente na comercialização de produtos de higiene pessoal, perfumaria, cosméticos e outros produtos para saúde em farmácias e drogarias.
• Auxiliar no processo de organização e controle de estoque em farmácias e drogarias.
De acordo com o Conselho Federal de Farmácia , em 2015 existiam cerca 88 mil farmácias e drogarias no Brasil, sendo este país o 3° mercado mundial de cosméticos, ocupando a 6° posição no ranking do consumo de medicamentos, com estimativa que em 2016 chegue a 4ª posição mundial. Dados da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) informam que o programa Aqui tem Farmácia Popular, de 2007 a 2015, teve a média de clientes atendidos mensalmente incrementada de 335 mil para 1,9 milhão. Em todo o ano de 2014, mais de 22 milhões de brasileiros foram beneficiados e o número de unidades comercializadas foi de 58,8 milhões. Além disso as grandes redes de farmácia alcançaram um faturamento R$35,94 bilhões, crescendo 11,99% em relação a 2014 . O destaque foi a comercialização dos não medicamentos, especialmente os itens de higiene, perfumaria e cosméticos.
Por outro lado, a implantação de serviços farmacêuticos envolvendo acompanhamento farmacoterapêutico acarretou mudanças significativas para o segmento, isso porque, legalmente, farmácias e drogarias são considerados estabelecimentos de saúde normatizados pela RDC 44/2009 e pela Lei 13.021/2014. A instituição da prescrição farmacêutica pela Resolução CFF 586/2013 foi outro fator que contribuiu consideravelmente para essas mudanças.
Tais movimentos impulsionaram a criação de um novo modelo de lojas e mudança na relação de atendimento aos clientes, implicando em demanda por profissionais qualificados que possam auxiliar nas atividades de dispensação de medicamentos e na comercialização de produtos para saúde, produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, e também no controle e organização do estoque, sob a orientação e a supervisão do farmacêutico, em farmácias e drogarias de todo país.
Diante desse cenário surge a perspectiva de empregabilidade do Atendente de Farmácia, cujas atribuições envolvem domínio de conhecimentos técnicos-científicos, dentro de seus limites de atuação, relacionados à dispensação e controle de estoque, atendimento a clientes de forma atenta e competente e organização dos produtos, espaços e locais de trabalho, conforme as especificidades do segmento e de forma a contribuir para o bem-estar e saúde da população.Objetivo geral:
Formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados.
Objetivos específicos:
• Promover o desenvolvimento do aluno por meio de ações que articulem e mobilizem conhecimentos, habilidades, valores e atitudes de forma potencialmente criativa e que estimule o aprimoramento contínuo;
• Estimular, por meio de situações de aprendizagens, atitudes empreendedoras, sustentáveis e colaborativas nos alunos;
• Articular as competências do perfil profissional com projetos integradores e outras atividades laborais que estimulem a visão crítica e a tomada de decisão para resolução de problemas;
• Promover uma avaliação processual e formativa com base em indicadores das competências, que possibilitem a todos os envolvidos no processo educativo a verificação da aprendizagem;
• Incentivar a pesquisa como princípio pedagógico e para consolidação do domínio técnico-científico, utilizando recursos didáticos e bibliográficos.
O candidato deverá também apresentar os seguintes documentos:
- Documento oficial de identificação (Cópia e o original para conferência);
- CPF (Cópia e o original para conferência);
- Comprovante de escolaridade (Cópia e o original para conferência);
- Comprovante de residência (Cópia e o original para conferência);
Outros cursos com inscrições abertas
Consultoria de Imagem
Início em 02 jun 2025
Local Belém
Confeitaria para restaurantes
Início em 05 mai 2025
Local Belém