O técnico em segurança do trabalho é responsável pela análise e avaliação do ambiente de trabalho, das instalações e dos processos laborais, visando à prevenção de incidentes, acidentes e doenças ocupacionais. Adota medidas de controle de riscos ocupacionais por meio de ações, programas de saúde e segurança do trabalho. Atua no setor público ou privado. Desempenha suas atividades por meio da prestação de serviços autônomos, temporários, contrato efetivo, como empregador ou como integrante de equipes multiprofissionais. Atua com profissionais de diferentes setores da organização, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e a integridade física, mental e psicossocial do trabalhador. Pode promover ações que envolvam o uso de novas tecnologias, melhorias e otimizações nos processos de trabalho e que favoreçam o empreendedorismo. O profissional técnico em segurança do trabalho habilitado pelo Senac tem como marcas formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, colaboração e comunicação, criatividade e atitude empreendedora, autonomia digital e atitude sustentável, com foco em resultados. Essas marcas reforçam o compromisso da Instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Tal perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade. A ocupação integra o eixo tecnológico Segurança, segmento de Segurança. No Brasil, o exercício profissional é regulamentado pela Lei nº 7.410, de 27 de novembro de 1985, e por Portarias[1] específicas. A seguir, as competências que compõem o perfil do técnico em segurança do trabalho. Promover as políticas de saúde e segurança do trabalho. Realizar avaliação e medidas de controle de riscos físicos, químicos e biológicos. Monitorar riscos ocupacionais. Realizar avaliação e medidas de controle de riscos ergonômicos e de acidentes. Executar ações de investigação, registro e controle de incidentes, acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Auxiliar e executar ações de elaboração dos programas de saúde e segurança do trabalho. Implantar os programas de saúde e segurança do trabalho. Gerenciar situações de emergência de primeiros socorros. Gerenciar situações de emergência e prevenção de incêndio. Planejar ações educativas em saúde e segurança do trabalho. Executar ações educativas em saúde e segurança do trabalho. Auxiliar na gestão integrada nas organizações. [1] Portaria 671, de 8 de novembro de 2021, que “Regulamenta disposições relativas à legislação trabalhista, à inspeção do trabalho, às políticas públicas e às relações de trabalho”.
Próxima turma
As matrículas são feitas presencialmente na unidade onde será realizado o curso.
Verificar junto a unidade o tipo de oferta: presencial, remoto ou semipresencial.
Mais informações! Matrícula na unidade
Saiba mais sobre Técnico em Segurança do Trabalho!
O técnico em segurança do trabalho é responsável pela análise e avaliação do ambiente de trabalho, das instalações e dos processos laborais, visando à prevenção de incidentes, acidentes e doenças ocupacionais. Adota medidas de controle de riscos ocupacionais por meio de ações, programas de saúde e segurança do trabalho.
Atua no setor público ou privado. Desempenha suas atividades por meio da prestação de serviços autônomos, temporários, contrato efetivo, como empregador ou como integrante de equipes multiprofissionais. Atua com profissionais de diferentes setores da organização, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e a integridade física, mental e psicossocial do trabalhador. Pode promover ações que envolvam o uso de novas tecnologias, melhorias e otimizações nos processos de trabalho e que favoreçam o empreendedorismo.
O profissional técnico em segurança do trabalho habilitado pelo Senac tem como marcas formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, colaboração e comunicação, criatividade e atitude empreendedora, autonomia digital e atitude sustentável, com foco em resultados. Essas marcas reforçam o compromisso da Instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Tal perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade.
A ocupação integra o eixo tecnológico Segurança, segmento de Segurança. No Brasil, o exercício profissional é regulamentado pela Lei nº 7.410, de 27 de novembro de 1985, e por Portarias[1] específicas.
A seguir, as competências que compõem o perfil do técnico em segurança do trabalho.
Promover as políticas de saúde e segurança do trabalho.
Realizar avaliação e medidas de controle de riscos físicos, químicos e biológicos.
Monitorar riscos ocupacionais.
Realizar avaliação e medidas de controle de riscos ergonômicos e de acidentes.
Executar ações de investigação, registro e controle de incidentes, acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.
Auxiliar e executar ações de elaboração dos programas de saúde e segurança do trabalho.
Implantar os programas de saúde e segurança do trabalho.
Gerenciar situações de emergência de primeiros socorros.
Gerenciar situações de emergência e prevenção de incêndio.
Planejar ações educativas em saúde e segurança do trabalho.
Executar ações educativas em saúde e segurança do trabalho.
Auxiliar na gestão integrada nas organizações.
[1] Portaria 671, de 8 de novembro de 2021, que “Regulamenta disposições relativas à legislação trabalhista, à inspeção do trabalho, às políticas públicas e às relações de trabalho”.
Formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados.
Objetivos específicos
- Promover o desenvolvimento do aluno por meio de ações que articulem e mobilizem conhecimentos, habilidades, valores e atitudes de forma potencialmente criativa e que estimulem o aprimoramento contínuo.
- Estimular nos alunos, por meio de situações de aprendizagem, atitudes empreendedoras, sustentáveis e colaborativas.
- Articular as competências do perfil profissional com projetos integradores e outras atividades laborais que estimulem a visão crítica e a tomada de decisão para resolução de problemas.
- Promover uma avaliação processual e formativa com base em indicadores das competências, possibilitando a todos os envolvidos no processo educativo a verificação da aprendizagem.
- Incentivar a pesquisa como princípio pedagógico e para a consolidação do domínio técnico-científico, utilizando recursos didáticos e bibliográficos.
- Comprovante de escolaridade
- Escolaridade: Cursando o 2º ano do Ensino Médio
- Idade mínima de 17 anos.
- Comprovante de residência.
- RG.
- CPF
Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal, este portando documento de identidade e CPF.
O candidato deverá também apresentar os seguintes documentos:
- Documento de Identidade - RG;
- Cadastro de Pessoa Física - CPF;
- Comprovante de residência atualizado;
- Certificado e Histórico Escolar de Conclusão do Ensino Médio - oferta subsequente ou Declaração de matrícula no Ensino Médio - oferta concomitante. Em caso de aluno estrangeiro, o Certificado de Conclusão de Ensino Médio deve ser acompanhado de declaração de equivalência fornecida por órgão estadual competente para este fim;
- Promover as políticas de saúde e segurança do trabalho.
- Realizar avaliação e medidas de controle de riscos físicos, químicos e biológicos
- Monitorar riscos ocupacionais
- Realizar avaliação e medidas de controle de riscos ergonômicos e de acidentes
- Executar ações de investigação, registro e controle de incidentes, acidentes de trabalho e doenças ocupacionais
- Auxiliar e executar ações de elaboração dos programas de saúde e segurança do trabalho
- Implantar os programas de saúde e segurança do trabalho
- Gerenciar situações de emergência de primeiros socorros
- Gerenciar situações de emergência e prevenção de incêndio
- Planejar ações educativas em saúde e segurança do trabalho.
- Executar ações educativas em saúde e segurança do trabalho.
- Auxiliar a gestão integrada das organizações.
- Projeto Integrador Técnico em Segurança do Trabalho.
Política de descontos
Observações
- Os documentos necessários para desconto devem ser apresentados no ato da matrícula.
- Os descontos não serão acumulativos e não se aplicam aos cursos promocionais e atendimento corporativo.
- Os descontos na modalidade de Educação a Distância seguirão os critérios estabelecidos pela Rede Nacional de Educação a Distância do Senac.
Outros cursos com inscrições abertas
Cipa - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio
Início em 09 ago 2025
Local Barcarena
Gro e Pgr - da Elaboração à Gestão
Início em 20 set 2025
Local Barcarena
Higiene Ocupacional - Agentes Físicos, Químicos e Biológicos
Início em 01 jul 2025
Local Belém