Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé

Perguntas frequentes

Selecione abaixo a área referente à sua dúvida e em seguida selecione a pergunta referente à sua dúvida para visualizar a resposta ou faça uma busca no campo abaixo:



Acessando a Agenda de Cursos do site, que informa as datas dos próximos cursos com matrículas abertas. Clicando no título de seu interesse, você poderá conferir detalhes como: perfil, período, local, requisitos, valor de investimento, facilidades de pagamento e outras informações importantes.

Se o seu interesse é por cursos na modalidade de Educação a Distância (EAD), acesse o Portal Senac EAD e confira os títulos ofertados para os polos do Pará.

Se você está interessado (a) em um curso presencial, após acessar no site a Agenda de Cursos e observar o valor do investimento, requisitos e outros detalhes, será a hora de dirigir-se a secretaria da unidade do Senac onde o curso ocorrerá para realizar a matrícula pessoalmente.

Se o seu interesse é por cursos na modalidade de Educação a Distância (EAD), acesse o Portal Senac EAD.

Acesse a área Para Você > Cursos e confira o portfólio completo de cursos do Senac no Pará. Ao encontrar o curso que procura, veja os detalhes e preencha o campo Estou Interessado e cadastre-se para ser informado pela central de atendimentos quando houver nova turma. Caso não encontre o curso desejado, contate a Central de Atendimentos do Senac/PA pelo telefone 0800 701 4492 ou e-mail atendimento@pa.senac.br.

Você deve procurar a secretaria da unidade Senac/PA onde ocorreu o curso. Contudo é importante ressaltar que, para cadastro no Banco de Oportunidades, o aluno não precisa esperar o certificado, pois a conclusão do curso poderá ser atestada no sistema de dados do Senac.

Sim, o Senac oferece Educação a Distância (EAD). São cursos livres, cursos técnicos e cursos de pós-graduação lato sensu ofertados para os polos do Pará. Informações sobre os cursos disponíveis e condições de inscrição, como preço, formas de pagamento e requisitos, podem ser obtidas no Portal Senac EAD. O Pará é um dos polos da Rede Senac EAD, uma rede nacional coordenada pelos Departamentos Regionais sede: São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

Não. Cursos Técnicos e Cursos de Pós-Graduação têm a carga horária dividia entre aulas no ambiente virtual e momentos presenciais, no polo do regional, com a presença de um tutor. Já os Cursos Livres são totalmente online, com aulas no ambiente virtual, onde o aluno tem a flexibilidade e autonomia de estudar de acordo com sua disponibilidade e horário, seguindo os prazos estabelecidos nas informações do curso.

Sim. O Senac/PA possibilita pós-graduação lato sensu na modalidade de ensino a distância, com momentos presenciais no polo regional. Os cursos de especialização disponíveis nos polos do Pará podem ser conferidos no Portal Senac EAD e não são totalmente a distância, pois é necessário que o aluno compareça ao polo escolhido uma vez por semestre para realização da avaliação.

Cursos de Formação Inicial e Continuada de trabalhadores, relativos à educação não formal, com duração variável. São destinados à capacitação, aperfeiçoamento, especialização e atualização em todos os níveis de escolaridade. Além do objetivo de qualificar para o trabalho, também se propõem a elevar o nível de escolaridade do trabalhador e desenvolver aptidões para a vida produtiva e social.

São cursos de nível médio que objetivam capacitar o aluno com conhecimentos teóricos e práticos. Acesso imediato ao mercado de trabalho é um dos propósitos dos que buscam um curso técnico. O diploma do curso técnico é expedido para alunos concluintes, que apresentem o documento do Ensino Médio. É preciso verificar o pré-requisito na ficha do curso desejado, pois cada habilitação, qualificação ou especialização requer especificidade com relação à idade e escolaridade mínimas.

Não. O Senac é uma instituição de educação profissional de direito privado. No entanto, alinhado ao seu objetivo estratégico de promover a inclusão social por meio da formação, o Senac realiza cursos gratuitos para pessoas de baixa renda, através do Programa Senac de Gratuidade (PSG).

O Programa Senac de Gratuidade (PSG) é uma ação de inclusão social do Senac que disponibiliza vagas gratuitas em cursos da Instituição para pessoas de baixa renda. As vagas são em cursos de Formação Inicial e Continuada (Aprendizagem, Qualificação Profissional, Aperfeiçoamento e Programas Instrumentais) e de Educação Profissional Técnica de Nível Médio (Qualificação Técnica e Habilitação Profissional).

O Programa foi criado por meio do Decreto nº 6.633, de 5 de novembro de 2008, sendo implementado a partir de 2009.

As vagas em cursos do Senac/PA pelo PSG são informadas ao público através de editais, publicados no site institucional periodicamente.

Acesse a área Para Você > Programa Senac de Gratuidade (PSG), onde você encontrará os editais das seleções abertas, nos quais consta a lista de cursos com vagas gratuitas, bem como períodos, locais, requisitos de acesso e documentação exigida.

PSG foi criado para atender as necessidades da população de baixa renda. Ou seja, pessoas cuja renda familiar mensal, por pessoa, não ultrapasse dois salários mínimos federais. Poderá se inscrever o candidato que atenda a condição de aluno matriculado ou que concluiu a educação básica e trabalhadores empregados ou desempregados. É importante dizer que aos que atenderem as duas condições: aluno e trabalhador serão priorizados.

Sim. Existe uma seleção baseada em critérios que atendem à legislação da educação profissional e aos requisitos de acesso exigidos pelo Senac para ingresso no curso escolhido. A aprovação no processo seletivo obedece os seguintes critérios: ordem de inscrição, baixa renda e apresentação dos documentos exigidos para a matrícula.

As vagas são preenchidas pela ordem de realização da inscrição, até o atingimento do limite de vagas. A ficha de inscrição somente é liberada no site no horário indicado no edital da seleção, garantindo assim que todos tenham acesso somente a partir da mesma hora. As inscrições que ultrapassarem o limite de vagas serão consideradas em lista de espera/cadastro de reserva.

Para chegar à renda familiar per capita (por pessoa), some todas as rendas da família (salários + pensões + aposentadorias + aluguéis + outros rendimentos regulares). Divida o valor total pelo número de pessoas que participam da economia doméstica, mesmo que não tenham parentesco, crianças e idosos. O resultado final tem que ser igual ou menor que R$ 1.760,00.

As inscrições para as Seleções do PSG ocorrem pela Internet, no site do Senac/PA. Leia o edital da seleção no site, depois escolher o curso pretendido e clique para se inscrever online. Será emitido um Comprovante de Candidatura a Vaga, que indicará data e local onde você deve comparecer pessoalmente para a confirmação da inscrição.

Em alguns casos, a inscrição ocorre somente de forma presencial, em local, data e horário informados no edital da seleção do PSG.

Na inscrição online o candidato apenas informa ser de baixa renda e este dado será atestado por ele – ou seu responsável legal – no ato da matrícula, ao assinar uma autodeclaração de renda redigida pelo Senac.

Interessados em vagas em cursos do Senac pelo PSG podem ter acesso ao edital ou fazer a inscrição na unidade do Senac, com auxílio de um atendente da Instituição. Em Belém, pessoas sem acesso à Internet ou com dificuldades de acesso podem procurar a Coordenadoria de Relacionamento com o Mercado e nos demais municípios, a unidade local do Senac.

A inscrição online permite o acesso de vários usuários em tempo real. Questões de ordem técnica como velocidade da internet, agilidade na digitação e ainda cadastro prévio no sistema são diferenciais para a conclusão da inscrição.

Após o preenchimento do número de vagas ofertadas para determinado curso, os interessados excedentes serão mantidos em lista de espera e receberão uma mensagem automática ao término da inscrição online. Caso haja desistência dos efetivamente inscritos ou caso não entrega da documentação no prazo determinado, os inscritos em lista de espera/cadastro reserva serão contatados, na ordem, para preencher tais vagas.

No ato da matrícula, o aluno - ou o seu responsável legal - assinará um termo de compromisso, na qual estão definidas as regras a serem cumpridas, bem como as consequências previstas para os casos de desistência sem justificativa. O aluno que abandonar o curso, por exemplo, terá a matrícula cancelada e terá de esperar dois anos para fazer uma nova solicitação de vaga no PSG. Essa regra foi criada para dar chance a quem realmente quer estudar e crescer.

Certamente. No Senac o aluno pode ir cada vez mais longe em sua carreira, planejando hoje o que deseja trilhar na sua profissão.

A qualidade sempre está presente nos programas educacionais do Senac, seja em cursos pagos ou nos gratuitos. Será o mesmo conteúdo pedagógico, a mesma carga horária e o mesmo material instrucional. Inclusive, os materiais didáticos, como livros e CDs, e o material de consumo dos cursos serão distribuídos gratuitamente aos alunos que fizerem parte do PSG.

No âmbito da Lei da Aprendizagem, Nº 10.097/2000, ampliada pelo Decreto Federal nº 5.598/2005, aprendiz é o jovem que estuda e trabalha, recebendo, ao mesmo tempo, formação na profissão para a qual está se capacitando. Deve cursar a escola regular (se ainda não concluiu o Ensino Médio) e estar matriculado e frequentando instituição de ensino técnico profissional conveniada com a empresa.

Jovens de 14 a 24 anos incompletos que estejam cursando o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio. A idade máxima prevista não se aplica a aprendizes com deficiência. Jovens entre 14 e 18 anos têm prioridade.

É importante você saber, primeiramente, que é a empresa que encaminha o aprendiz ao Senac. O processo seletivo para contratação de aprendizes é realizado por empresas parceiras. Depois de formalizado o contrato de trabalho especial, elas encaminham o estudante para fazer matrícula no Programa de Aprendizagem do Senac, que, por sua vez, oferece cursos gratuitos e de qualidade para capacitar o futuro profissional.

O programa tem como objetivo desenvolver competências que ajudem os jovens a ingressar e a se manter no mercado de trabalho. Mas as vantagens não param por aí. O aprendiz também tem papel importante no compromisso social da empresa – que contribui com o cenário econômico do país ao formar mão de obra qualificada.

O Programa de Aprendizagem Profissional Comercial do Senac oferece uma ampla grade de cursos gratuitos. Os título são:
Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Administrativos;
Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Vendas;
Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Supermercados;
Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Lanchonete;
Aprendizagem Profissional Comercial em Asseio e Conservação.

Sim. Aprendiz tem a carteira assinada, direitos trabalhistas e previdenciários assegurados, salário mínimo/hora e um contrato de trabalho especial, legislado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O período máximo de vigência do contrato é de dois anos, exceto quando o aprendiz for uma pessoa com deficiência. Neste caso, o contrato poderá ter mais de dois anos.


O jovem aprendiz é submetido a um regime de trabalho especial, que assegura os direitos deste jovem como a educação básica, o lazer e o descanso. Por isso, a jornada de trabalho não deve ser superior a seis horas diárias, permitindo que o jovem tenha uma parte da aprendizagem na empresa (prática) e outra no Senac (formação teórica), respeitando também os horários para a educação básica.

A Lei da Aprendizagem Nº 10.097/2000, ampliada pelo Decreto Federal nº 5.598/2005, determina que todas as empresas de médio e grande porte contratem um número de aprendizes equivalente a um mínimo de 5% e um máximo de 15% do seu quadro de funcionários cujas funções demandem formação profissional. O Senac é uma Instituição formadora na Aprendizagem Profissional Comercial, atendendo aos jovens encaminhados pelas empresas do Setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Exemplos: restaurantes, hotéis, supermercados, lojas, lanchonetes, farmácias, dentre outros.

Para solicitar vagas no Programa de Aprendizagem do Senac é necessário a formalização do pedido em ofício e a cópia da Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (GFIP). Ambos deverão ser enviados ao e-mail da Unidade Senac do município para análise de disponibilidade de vagas.  

Sim. O Banco de Oportunidades do Senac/PA poderá ajudar você a recrutar jovens aprendizes que estejam no perfil necessário para o programa. O serviço não reserva vagas para os cursos de Aprendizagem da Instituição.

O Senac oferece o Programa de Aprendizagem também a distância, por meio do Portal Senac EAD. Por enquanto, são dois cursos ofertados (Serviços de Vendas e Serviços Administrativos), disponíveis para as empresas localizadas em cidades onde não é possível implantar turmas presenciais. Detalhes na página do Senac EAD.

Sim. O jovem que já concluiu o Ensino Médio pode se candidatar a vaga de aprendiz em uma empresa, contanto que tenha mais de 14 anos e menos de 24, com prioridade para a faixa etária entre 14 e 18 anos.

Para fazer parte do quadro de pessoal do Senac no Pará é necessário participar de um Processo Seletivo. Quando há vagas a serem preenchidas, a seleção é informada através de Comunicado de Abertura na área Trabalhe Conosco do site Institucional. Nesta mesma área também deverá ser feito todo o acompanhamento do certame.

Não. Por se tratar de uma empresa de direito privado, o Senac realiza Processo Seletivo, que refere-se a uma série de etapas de seleção para preenchimento de vaga, a qual não terá estabilidade garantida.

É o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), uma instituição de educação profissional, de direito privado, financiada pelos empresários do Setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, que contribuem com 1% de sua folha de pagamento. Sua administração está delegada à Confederação Nacional do Comércio (CNC), a nível nacional, e à Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, a nível regional. Sua prestação de contas é submetida ao Tribunal de Contas da União.
A educação profissional do Senac é voltada para o setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. O setor inclui, por exemplo, lojas, supermercados, hotéis, restaurantes dentre muitas outras empresas. Qualquer pessoa interessada em trabalhar neste setor ou que já trabalhe nele pode fazer cursos no Senac da sua cidade.
O Senac/PA dispõe de uma Central de Atendimentos para atender ao público fornecendo informações, tirando dúvidas e recebendo elogios e críticas. O contato pode ser pelo 0800 701 4492 ou pelo e-mail atendimento@pa.senac.br.
Também é possível mandar uma mensagem pela área Central de Atendimentos, aqui no site institucional.

Cursos

Acessando a Agenda de Cursos do site, que informa as datas dos próximos cursos com matrículas abertas. Clicando no título de seu interesse, você poderá conferir detalhes como: perfil, período, local, requisitos, valor de investimento, facilidades de pagamento e outras informações importantes.

Se o seu interesse é por cursos na modalidade de Educação a Distância (EAD), acesse o Portal Senac EAD e confira os títulos ofertados para os polos do Pará.

Se você está interessado (a) em um curso presencial, após acessar no site a Agenda de Cursos e observar o valor do investimento, requisitos e outros detalhes, será a hora de dirigir-se a secretaria da unidade do Senac onde o curso ocorrerá para realizar a matrícula pessoalmente.

Se o seu interesse é por cursos na modalidade de Educação a Distância (EAD), acesse o Portal Senac EAD.

Acesse a área Para Você > Cursos e confira o portfólio completo de cursos do Senac no Pará. Ao encontrar o curso que procura, veja os detalhes e preencha o campo Estou Interessado e cadastre-se para ser informado pela central de atendimentos quando houver nova turma. Caso não encontre o curso desejado, contate a Central de Atendimentos do Senac/PA pelo telefone 0800 701 4492 ou e-mail atendimento@pa.senac.br.

Você deve procurar a secretaria da unidade Senac/PA onde ocorreu o curso. Contudo é importante ressaltar que, para cadastro no Banco de Oportunidades, o aluno não precisa esperar o certificado, pois a conclusão do curso poderá ser atestada no sistema de dados do Senac.

Sim, o Senac oferece Educação a Distância (EAD). São cursos livres, cursos técnicos e cursos de pós-graduação lato sensu ofertados para os polos do Pará. Informações sobre os cursos disponíveis e condições de inscrição, como preço, formas de pagamento e requisitos, podem ser obtidas no Portal Senac EAD. O Pará é um dos polos da Rede Senac EAD, uma rede nacional coordenada pelos Departamentos Regionais sede: São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

Não. Cursos Técnicos e Cursos de Pós-Graduação têm a carga horária dividia entre aulas no ambiente virtual e momentos presenciais, no polo do regional, com a presença de um tutor. Já os Cursos Livres são totalmente online, com aulas no ambiente virtual, onde o aluno tem a flexibilidade e autonomia de estudar de acordo com sua disponibilidade e horário, seguindo os prazos estabelecidos nas informações do curso.

Sim. O Senac/PA possibilita pós-graduação lato sensu na modalidade de ensino a distância, com momentos presenciais no polo regional. Os cursos de especialização disponíveis nos polos do Pará podem ser conferidos no Portal Senac EAD e não são totalmente a distância, pois é necessário que o aluno compareça ao polo escolhido uma vez por semestre para realização da avaliação.

Cursos de Formação Inicial e Continuada de trabalhadores, relativos à educação não formal, com duração variável. São destinados à capacitação, aperfeiçoamento, especialização e atualização em todos os níveis de escolaridade. Além do objetivo de qualificar para o trabalho, também se propõem a elevar o nível de escolaridade do trabalhador e desenvolver aptidões para a vida produtiva e social.

São cursos de nível médio que objetivam capacitar o aluno com conhecimentos teóricos e práticos. Acesso imediato ao mercado de trabalho é um dos propósitos dos que buscam um curso técnico. O diploma do curso técnico é expedido para alunos concluintes, que apresentem o documento do Ensino Médio. É preciso verificar o pré-requisito na ficha do curso desejado, pois cada habilitação, qualificação ou especialização requer especificidade com relação à idade e escolaridade mínimas.

Gratuidade

Não. O Senac é uma instituição de educação profissional de direito privado. No entanto, alinhado ao seu objetivo estratégico de promover a inclusão social por meio da formação, o Senac realiza cursos gratuitos para pessoas de baixa renda, através do Programa Senac de Gratuidade (PSG).

O Programa Senac de Gratuidade (PSG) é uma ação de inclusão social do Senac que disponibiliza vagas gratuitas em cursos da Instituição para pessoas de baixa renda. As vagas são em cursos de Formação Inicial e Continuada (Aprendizagem, Qualificação Profissional, Aperfeiçoamento e Programas Instrumentais) e de Educação Profissional Técnica de Nível Médio (Qualificação Técnica e Habilitação Profissional).

O Programa foi criado por meio do Decreto nº 6.633, de 5 de novembro de 2008, sendo implementado a partir de 2009.

As vagas em cursos do Senac/PA pelo PSG são informadas ao público através de editais, publicados no site institucional periodicamente.

Acesse a área Para Você > Programa Senac de Gratuidade (PSG), onde você encontrará os editais das seleções abertas, nos quais consta a lista de cursos com vagas gratuitas, bem como períodos, locais, requisitos de acesso e documentação exigida.

PSG foi criado para atender as necessidades da população de baixa renda. Ou seja, pessoas cuja renda familiar mensal, por pessoa, não ultrapasse dois salários mínimos federais. Poderá se inscrever o candidato que atenda a condição de aluno matriculado ou que concluiu a educação básica e trabalhadores empregados ou desempregados. É importante dizer que aos que atenderem as duas condições: aluno e trabalhador serão priorizados.

Sim. Existe uma seleção baseada em critérios que atendem à legislação da educação profissional e aos requisitos de acesso exigidos pelo Senac para ingresso no curso escolhido. A aprovação no processo seletivo obedece os seguintes critérios: ordem de inscrição, baixa renda e apresentação dos documentos exigidos para a matrícula.

As vagas são preenchidas pela ordem de realização da inscrição, até o atingimento do limite de vagas. A ficha de inscrição somente é liberada no site no horário indicado no edital da seleção, garantindo assim que todos tenham acesso somente a partir da mesma hora. As inscrições que ultrapassarem o limite de vagas serão consideradas em lista de espera/cadastro de reserva.

Para chegar à renda familiar per capita (por pessoa), some todas as rendas da família (salários + pensões + aposentadorias + aluguéis + outros rendimentos regulares). Divida o valor total pelo número de pessoas que participam da economia doméstica, mesmo que não tenham parentesco, crianças e idosos. O resultado final tem que ser igual ou menor que R$ 1.760,00.

As inscrições para as Seleções do PSG ocorrem pela Internet, no site do Senac/PA. Leia o edital da seleção no site, depois escolher o curso pretendido e clique para se inscrever online. Será emitido um Comprovante de Candidatura a Vaga, que indicará data e local onde você deve comparecer pessoalmente para a confirmação da inscrição.

Em alguns casos, a inscrição ocorre somente de forma presencial, em local, data e horário informados no edital da seleção do PSG.

Na inscrição online o candidato apenas informa ser de baixa renda e este dado será atestado por ele – ou seu responsável legal – no ato da matrícula, ao assinar uma autodeclaração de renda redigida pelo Senac.

Interessados em vagas em cursos do Senac pelo PSG podem ter acesso ao edital ou fazer a inscrição na unidade do Senac, com auxílio de um atendente da Instituição. Em Belém, pessoas sem acesso à Internet ou com dificuldades de acesso podem procurar a Coordenadoria de Relacionamento com o Mercado e nos demais municípios, a unidade local do Senac.

A inscrição online permite o acesso de vários usuários em tempo real. Questões de ordem técnica como velocidade da internet, agilidade na digitação e ainda cadastro prévio no sistema são diferenciais para a conclusão da inscrição.

Após o preenchimento do número de vagas ofertadas para determinado curso, os interessados excedentes serão mantidos em lista de espera e receberão uma mensagem automática ao término da inscrição online. Caso haja desistência dos efetivamente inscritos ou caso não entrega da documentação no prazo determinado, os inscritos em lista de espera/cadastro reserva serão contatados, na ordem, para preencher tais vagas.

No ato da matrícula, o aluno - ou o seu responsável legal - assinará um termo de compromisso, na qual estão definidas as regras a serem cumpridas, bem como as consequências previstas para os casos de desistência sem justificativa. O aluno que abandonar o curso, por exemplo, terá a matrícula cancelada e terá de esperar dois anos para fazer uma nova solicitação de vaga no PSG. Essa regra foi criada para dar chance a quem realmente quer estudar e crescer.

Certamente. No Senac o aluno pode ir cada vez mais longe em sua carreira, planejando hoje o que deseja trilhar na sua profissão.

A qualidade sempre está presente nos programas educacionais do Senac, seja em cursos pagos ou nos gratuitos. Será o mesmo conteúdo pedagógico, a mesma carga horária e o mesmo material instrucional. Inclusive, os materiais didáticos, como livros e CDs, e o material de consumo dos cursos serão distribuídos gratuitamente aos alunos que fizerem parte do PSG.

Jovem Aprendiz

No âmbito da Lei da Aprendizagem, Nº 10.097/2000, ampliada pelo Decreto Federal nº 5.598/2005, aprendiz é o jovem que estuda e trabalha, recebendo, ao mesmo tempo, formação na profissão para a qual está se capacitando. Deve cursar a escola regular (se ainda não concluiu o Ensino Médio) e estar matriculado e frequentando instituição de ensino técnico profissional conveniada com a empresa.

Jovens de 14 a 24 anos incompletos que estejam cursando o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio. A idade máxima prevista não se aplica a aprendizes com deficiência. Jovens entre 14 e 18 anos têm prioridade.

É importante você saber, primeiramente, que é a empresa que encaminha o aprendiz ao Senac. O processo seletivo para contratação de aprendizes é realizado por empresas parceiras. Depois de formalizado o contrato de trabalho especial, elas encaminham o estudante para fazer matrícula no Programa de Aprendizagem do Senac, que, por sua vez, oferece cursos gratuitos e de qualidade para capacitar o futuro profissional.

O programa tem como objetivo desenvolver competências que ajudem os jovens a ingressar e a se manter no mercado de trabalho. Mas as vantagens não param por aí. O aprendiz também tem papel importante no compromisso social da empresa – que contribui com o cenário econômico do país ao formar mão de obra qualificada.

O Programa de Aprendizagem Profissional Comercial do Senac oferece uma ampla grade de cursos gratuitos. Os título são:
Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Administrativos;
Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Vendas;
Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Supermercados;
Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Lanchonete;
Aprendizagem Profissional Comercial em Asseio e Conservação.

Sim. Aprendiz tem a carteira assinada, direitos trabalhistas e previdenciários assegurados, salário mínimo/hora e um contrato de trabalho especial, legislado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O período máximo de vigência do contrato é de dois anos, exceto quando o aprendiz for uma pessoa com deficiência. Neste caso, o contrato poderá ter mais de dois anos.


O jovem aprendiz é submetido a um regime de trabalho especial, que assegura os direitos deste jovem como a educação básica, o lazer e o descanso. Por isso, a jornada de trabalho não deve ser superior a seis horas diárias, permitindo que o jovem tenha uma parte da aprendizagem na empresa (prática) e outra no Senac (formação teórica), respeitando também os horários para a educação básica.

A Lei da Aprendizagem Nº 10.097/2000, ampliada pelo Decreto Federal nº 5.598/2005, determina que todas as empresas de médio e grande porte contratem um número de aprendizes equivalente a um mínimo de 5% e um máximo de 15% do seu quadro de funcionários cujas funções demandem formação profissional. O Senac é uma Instituição formadora na Aprendizagem Profissional Comercial, atendendo aos jovens encaminhados pelas empresas do Setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Exemplos: restaurantes, hotéis, supermercados, lojas, lanchonetes, farmácias, dentre outros.

Para solicitar vagas no Programa de Aprendizagem do Senac é necessário a formalização do pedido em ofício e a cópia da Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (GFIP). Ambos deverão ser enviados ao e-mail da Unidade Senac do município para análise de disponibilidade de vagas.  

Sim. O Banco de Oportunidades do Senac/PA poderá ajudar você a recrutar jovens aprendizes que estejam no perfil necessário para o programa. O serviço não reserva vagas para os cursos de Aprendizagem da Instituição.

O Senac oferece o Programa de Aprendizagem também a distância, por meio do Portal Senac EAD. Por enquanto, são dois cursos ofertados (Serviços de Vendas e Serviços Administrativos), disponíveis para as empresas localizadas em cidades onde não é possível implantar turmas presenciais. Detalhes na página do Senac EAD.

Sim. O jovem que já concluiu o Ensino Médio pode se candidatar a vaga de aprendiz em uma empresa, contanto que tenha mais de 14 anos e menos de 24, com prioridade para a faixa etária entre 14 e 18 anos.

PSS Trabalhe Conosco

Para fazer parte do quadro de pessoal do Senac no Pará é necessário participar de um Processo Seletivo. Quando há vagas a serem preenchidas, a seleção é informada através de Comunicado de Abertura na área Trabalhe Conosco do site Institucional. Nesta mesma área também deverá ser feito todo o acompanhamento do certame.

Não. Por se tratar de uma empresa de direito privado, o Senac realiza Processo Seletivo, que refere-se a uma série de etapas de seleção para preenchimento de vaga, a qual não terá estabilidade garantida.

Senac

É o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), uma instituição de educação profissional, de direito privado, financiada pelos empresários do Setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, que contribuem com 1% de sua folha de pagamento. Sua administração está delegada à Confederação Nacional do Comércio (CNC), a nível nacional, e à Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, a nível regional. Sua prestação de contas é submetida ao Tribunal de Contas da União.
A educação profissional do Senac é voltada para o setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. O setor inclui, por exemplo, lojas, supermercados, hotéis, restaurantes dentre muitas outras empresas. Qualquer pessoa interessada em trabalhar neste setor ou que já trabalhe nele pode fazer cursos no Senac da sua cidade.
O Senac/PA dispõe de uma Central de Atendimentos para atender ao público fornecendo informações, tirando dúvidas e recebendo elogios e críticas. O contato pode ser pelo 0800 701 4492 ou pelo e-mail atendimento@pa.senac.br.
Também é possível mandar uma mensagem pela área Central de Atendimentos, aqui no site institucional.