Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé
XXII Fórum da Amazônia Legal reúne dirigentes do Sistema Fecomércio/Sesc/ Senac

Publicado em: 28 Set 2015 |

Belém sediou mais uma edição do encontro, que recebeu gestores da Fecomércio, do Sesc e do Senac de 11 estados para reuniões setoriais.

[Belém, 28/09/2015] - Com a finalidade de traçar novos rumos e fomentar o desenvolvimento na área da Amazônia Legal, Belém recebeu no dia 25 de setembro a XXII edição do Fórum da Amazônia Legal, evento que reuniu presidentes, superintendentes das Federações do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, diretores regionais do Sesc e do Senac, em um dia inteiro de debates setoriais. O encontro foi realizado no Radisson Hotel Belém, com a presença de gestores e representantes de 11 estados.

Nessa edição, além de delegações dos estados que compõe a Amazônia Legal, participaram como convidados os presidentes da Fecomércio-RN, Marcelo Fernandes Queiroz, e da Fecomércio-CE, Luiz Gastão Bittencourt da Silva.

O Fórum é um evento de caráter permanente, no qual, periodicamente, os representantes das instituições se encontram para apresentar propostas e trocar de experiências. O objetivo é traçar novos rumos para o fomento da economia e do comércio nos estados da Amazônia Legal, incluindo também Piauí e Mato Grosso do Sul, que somam ao debate. Dentre outras finalidades, estão ainda as de fortalecer as entidades junto à Confederação Nacional do Comércio (CNC) e promover maior aproximação das instituições, no sentido de adequar suas formas de atuação, facilitando intercâmbios e parcerias.

Durante a cerimônia de abertura, o anfitrião Sebastião Campos, presidente da Fecomércio-PA, saudou os participantes e deu as boas-vindas aos presidentes, superintendentes e diretores das entidades. “Esse evento é mais uma demonstração de força e união das entidades que compõe a Amazônia Legal. É uma enorme satisfação receber todos vocês. Espero que tenhamos um Fórum produtivo e que nós consigamos fortalecer o trabalho desenvolvido pelas Federações do Comércio de Bens, Serviços e Turismo”, destacou Campos.

O presidente da Fecomércio-AM, da Ordem do  Mérito Comercial do  Amazonas e presidente de honra do Fórum Amazônia Legal, José Roberto Tadros, falou em nome dos demais presidentes. “Quero saudar o presidente Sebastião Campos que, além de anfitrião do XXII Fórum Amazônia Legal, é o único presidente da região Norte com uma capital prestes a completar 400 anos. Esse Fórum também é parte da homenagem que nós da Amazônia Legal prestamos à metrópole da Amazônia, Belém do Pará” afirmou José Tadros.

Durante o encontro, os participantes foram divididos em quatro grupos de discussões, com os presidentes das Federações do Comércio, os superintendentes da Fecomércio, os diretores regionais do Sesc e os diretores regionais do Senac. Alguns dos principais pontos debatidos foram verba de representação, panorama atual, responsabilidade social e sustentabilidade, saúde ocupacional, projetos educacionais, dentre outros.

O encerramento dos trabalhos foi marcado pela apresentação dos resultados, assinatura das atas e conclusão dos relatórios com propostas e avaliações sobre as pautas de cada grupo. Na noite do dia 25, os participantes se despediram da capital paraense em um jantar de confraternização, oferecido no salão do Centro Cultural Sesc Boulevard, com apresentações de danças típicas paraenses e o show de um grupo local.

Estiveram presentes no encontro Antônio Airton Dias (Fecomércio-RR), Raniery Coelho (Fecomércio-RO), Valdeci Cavalcanti (Fecomércio-PI), Leandro Teixeira (Fecomércio-AC), Itelvino Pisoni (Fecomércio-TO), Eliezir Viterbino (Fecomércio-AP) e o vice presidente da Fecomércio-MA, Marcelino Araújo, além de representantes dos regionais do Sesc e do Senac e do Departamento Nacional do Sesc.

Breve histórico

O primeiro Fórum da Amazônia Legal ocorreu em 2001 na cidade de Boa Vista, no Estado de Roraima, onde foram discutidos os estatutos e demais atos constitutivos da entidade e eleição de dirigentes. A partir deste período, passou a denominar-se Encontro de Presidentes das Federações e Diretores Regionais do Sesc e Senac da Amazônia Ocidental, fazendo parte os regionais Amazonas, Acre, Roraima e Rondônia, com atribuições de discutir assuntos de interesses dos regionais por meio de reuniões sempre em uma federação integrante da Região Ocidental coordenadas pelo presidente eleito e/ou seu substituto.

Em 2004, durante a realização do encontro na cidade de Belém, passou a denominar-se Encontro de Presidentes do Sistema Fecomércio e Diretores Regionais do Sesc e Senac da Amazônia Legal, congregando os Estados de Tocantins, Amapá, Maranhão e inclusive o Piauí.

Os Encontros, criados sob a direção da CNC, leva ao conhecimento das demais entidades co-irmãs das especificidades da região, e dessa forma, as discussões dos encontros passaram a ser consideradas como decisões em bloco, o que facilitou sobremaneira as decisões da CNC, nos programas regionais e projetos locais.
Atualmente os estados componentes do Fórum são: Pará (PA), Acre (AC), Tocantins (TO), Piauí (PI), Maranhão (MA), Amapá (AP), Amazonas (AM), Roraima (RR), Rondônia (RO), Mato Grosso (MT) e Mato Grosso do Sul (MS).

Fotos: Bruno Cantuária e Thiago Silva/Sesc PA e Renato Klei/Sesc TO
Texto: Adriano Abadde e Daniele Brabo
Comunicação Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Pará


Em caso de dúvidas, entre em contato através de nossa Central de atendimento ou através de nossa fanpage no Facebook.




Mais notícias

Mais notícias



Em caso de dúvidas

Entre em contato conosco.

(91) 4009-6545
atendimento@pa.senac.br