Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé
Sistema Fecomércio/Sesc/Senac no Pará apoia marcha contra o trabalho infantil

Publicado em: 24 Fev 2015 |

O Senac Pará, como integrante do Sistema Fecomercio Pará, apoia a campanha “Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil” e fortalece a luta pela erradicação deste problema social.

 

[Belém, 24/02/2015] No domingo, 1º de março, o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT-8) realiza na capital paraense a Marcha de Belém Contra o Trabalho Infantil, que faz parte da campanha “Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil”, que luta pela erradicação deste problema social. A concentração está marcada para 8h, na escadinha da Estação das Docas (Boulevard Castilho França, s/n), com saída prevista para as 8h30, rumo à Praça da República.

A iniciativa é coordenada pelas juízas Zuíla Maria e Vanilza Malcher, ambas integrantes da Comissão Nacional da campanha, que tem como madrinha a atriz paraense Dira Paes. O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac é um dos apoiadores desta campanha, juntamente com outras instituições como Governo do Pará, Prefeitura de Belém, OAB-PA, MPT, MPE-PA, TJE-PA, Ministério do Trabalho, Defensoria Pública, Sebrae, Fiepa, Senai, Celpa, entre outros.

O objetivo de ações como esta é dar visibilidade para o problema do trabalho infantil, conscientizando a sociedade paraense para enfrentar e combater os problemas decorrentes dessa prática. Segundo dados do IBGE existem, somente no estado do Pará, mais de 200 mil crianças entre 5 e 17 anos exercendo alguma função trabalhista.

A defesa da liberdade e dos direitos da criança e do adolescente é fundamental para a sociedade, pois toda e qualquer prática de trabalho infantil configura violação dos direitos da criança. Entre as consequências, evidencia-se que as crianças que trabalham podem desenvolver problemas físicos, psicológicos e doenças decorrentes das atividades, além da perda de direitos básicos como educação, esporte e lazer.

No final do ano passado, o governo do Estado do Pará assumiu o compromisso de erradicar o trabalho infantil no estado, através de um Protocolo de Intenções assinado pelo representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), no Brasil, Gary Stahl, o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, Vicente Malheiros, o prefeito de Belém Zenaldo Coutinho e o reitor da Universidade Federal do Pará, Carlos Maneschy.

Texto: Ascom/Fecomércio


Em caso de dúvidas, entre em contato através de nossa Central de atendimento ou através de nossa fanpage no Facebook.




Mais notícias

Mais notícias



Em caso de dúvidas

Entre em contato conosco.

(91) 4009-6545
atendimento@pa.senac.br