Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé
Servidores do Legislativo de Parauapepas participam de oficina de Libras

Publicado em: 15 Abr 2016 | INCLUSÃO SOCIAL

Servidores do Poder Legislativo de Parauapebas participaram da Oficina de Educação Inclusiva – Libras, ministrada pelo Senac. A atividade foi organizada pela Câmara Municipal em parceria com o Instituto Legislativo Parauapebense (ILP) no dia 13 de abril.

A oficina de Libras (Língua Brasileira de Sinais) foi ministrada pela intérprete Maria Marli Soares, profissional que atua há mais de 10 anos na área. Foram apresentadas noções básicas de como se comunicar com a pessoa surda em situações de atendimentos.

Segundo Maria Marli, em Parauapebas existem cerca de 170 pessoas com deficiência auditiva, das mais variadas idades, mas este número pode ser ainda maior. “Estas são somente as pessoas que identificamos nas escolas e alguns poucos no mercado de trabalho”, informou.

A intérprete enfatizou ainda que, na maioria dos casos, os surdos vivem incomunicáveis porque não têm acesso à Libras, ou mesmo os que se comunicam por sinais enfrentam dificuldades porque são poucas as pessoas que entendem a linguagem dos sinais.

Para a agente parlamentar Bianca Balieiro, apesar da complexidade da comunicação em Libras, a oficina foi bastante útil para perceber que não é preciso ter medo e sim disponibilidade para aprender.

“A oficina abriu minha mente e me fez perceber que para me comunicar com uma pessoa com deficiência auditiva, primeiramente é preciso ter vontade e disposição para tentar. Não podemos ter receio de corresponder. E essa comunicação vai muito além dos sinais com as mãos, pois abrange gestos, expressões e a fisionomia conta muito”, disse.

O diretor do Instituto Legislativo, Ronaldo Sousa, ressaltou que o objetivo da oficina foi preparar os servidores a compreenderem as pessoas com deficiência auditiva, de modo a possibilitar e facilitar o atendimento prestado a elas


Reprodução de conteúdo
Fonte: Ascomleg Parauapebas
Edições: Comunicação Senac no Pará

Galeria de fotos


Em caso de dúvidas, entre em contato através de nossa Central de atendimento ou através de nossa fanpage no Facebook.




Mais notícias

Mais notícias



Em caso de dúvidas

Entre em contato conosco.

(91) 4009-6545
atendimento@pa.senac.br