Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé
Senac comemora 69 anos no Senado Federal

Publicado em: 23 Fev 2015 |

Criado em 10 de janeiro de 1946, o Senac recebeu homenagem no Plenário do Senado Federal, em cerimônia que envolveu parlamentares e alunos da instituição.

 

[Brasília, 23/02/2015 ]  Ao completar 69 anos de atuação, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) foi homenageado no Plenário do Senado Federal, em cerimônia realizada na manhã desta segunda-feira, 23 de fevereiro. Adelmir Araújo Santana, vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), representou a entidade na Sessão Especial.

Adelmir destacou que o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial é uma "convergência nacional", já que o requerimento para a sessão foi apresentado por senadores de vários partidos. Ele lembrou que o Senac está presente em todos os Estados e no Distrito Federal, em 3.061 municípios.

“São 625 unidades operativas (incluindo unidades móveis – 78 carretas-escolas e uma balsa-escola do Programa SenacMóvel) equipadas com o que há de mais moderno em termos de tecnologias educacionais, 30 mil instrutores por todo o País e mais de 5.600 parcerias com outras entidades.” Ele lembrou o trabalho social desenvolvido pelo Senac com as gratuidades, principalmente por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), e pediu que o governo federal coloque em dia os repasses destinados ao Programa.

“O Senac prepara, a cada ano, milhões de brasileiros para sua inserção no mundo do trabalho. Com uma programação abrangente, composta por cursos presenciais e a distância, a instituição está presente em todo o território nacional com uma rede escolar que é referência em toda a América Latina.”

Entre os dados apresentados, Adelmir informou que “em 2014 tivemos 2,7 milhões de atendimentos (matrículas concluídas, matrículas em processo e participantes em ações extensivas), sendo 1,8 milhão em Educação Profissional e 1,3 milhão de matrículas concluídas.”

Um dos autores do pedido de homenagem, senador Paulo Paim (PT-RS), destacou o Programa Senac de Gratuidade, entre outras iniciativas, além das ações do Senac no Pronatec, do governo federal.

Ele acredita que a instituição – assim como as demais integrantes do Sistema S – pode ser considerada um dos trunfos para se alcançar o objetivo proposto pela presidente Dilma Rousseff de transformar o Brasil na “Pátria Educadora”.

Paim destacou os quase 70 anos de uma trajetória inteiramente dedicada ao fortalecimento do setor do comércio de bens, serviços e turismo no Brasil e à qualificação dos trabalhadores e trabalhadoras do País. “Quero destacar o espantoso desempenho do Senac, que nessas quase sete décadas acumulou mais de 55 milhões de atendimentos prestados aos trabalhadores e a empresários em todo o território nacional e já é uma referência em nível internacional.”

“De acordo com os dados do IBGE, as empresas do setor do comércio de bens, serviços e turismo registram mais de dois trilhões de receita operacional líquida e geraram mais de 10 milhões de empregos. São números expressivos e de suma importância para a economia brasileira”, destacou Paim.

A senadora Ana Amélia (PP-RS) falou da importância do Senac para a superação dos dilemas sociais e econômicos que podem ser observados no Brasil, destacando papel do Pronatec nesse sentido. Ela conclamou os senadores e deputados a votarem logo o Orçamento de 2015, para que os recursos destinados ao Programa sejam liberados pelo Poder Executivo.

“O atraso da liberação dos recursos do Pronatec não é um bom sinal. Algumas coisas são fundamentais. Nós não podemos suspender, paralisar. Se não estamos liberando o dinheiro porque o Senado e a Câmara não votaram o Orçamento deste ano, nós temos que fazer um esforço para votar”, afirmou a senadora.

A homenagem foi proposta pelo senador Paulo Paim (PT-RS), com apoio dos senadores João Capiberibe (PSB-AP), Wilder Morais (DEM-GO), Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), Cristovam Buarque (PDT-DF) e Pedro Simon (PMDB-RS).

Cerca de cem alunos do Senac-DF, além de professores, superintendentes e funcionários, compareceram à cerimônia.

O SENAC

Criado em 10 de janeiro de 1946, o Senac é, hoje, um dos principais agentes de educação profissional voltados ao setor do comércio de bens, serviços e turismo. Atuando da aprendizagem profissional comercial à educação superior, passando pelas modalidades de formação inicial continuada e de educação profissional técnica de nível médio, a Instituição conta com um portfólio de mais de mil cursos e programações desenvolvidos em sintonia com as demandas do mundo do trabalho.

O Senac oferece apoio a trabalhadores e empresários, com cursos de qualificação presenciais e a distância em todas as regiões do País.

Texto: Reprodução/ CNC
Fotos: Edgar Marra - CNC


Em caso de dúvidas, entre em contato através de nossa Central de atendimento ou através de nossa fanpage no Facebook.




Mais notícias

Mais notícias



Em caso de dúvidas

Entre em contato conosco.

(91) 4009-6545
atendimento@pa.senac.br