Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé
Senac comandou programações educacionais do Festival Fartura Belém

Publicado em: 31 Jan 2018 | EVENTOS

Nos dias 27 e 28 de janeiro a capital paraense recebeu, pela primeira vez, o Festival Fartura – Comidas do Brasil, que levou mais de 6 mil pessoas às Estação das Docas para a prestigiar a riqueza e diversidade da gastronomia brasileira com a presença de chefs e produtores regionais e nacionais. Ao todo foram mais de 50 atividades integrando comida, informação e cultura.

As atrações se dividiram entre os espaços onde o público pôde conhecer produtos, aprender e experimentar receitas de 15 chefs e cozinheiros de dez estados brasileiros. A programação educacional teve o Senac Pará como apoiador, assinando o Espaço Conhecimento, o Espaço Interativo e com participação ainda na Cozinha Ao Vivo e no espaço Chefes e Restaurantes.

No Espaço Conhecimento especialistas em gastronomia ministraram aulas gratuitas, incrementando a experiência dos visitantes com histórias e aprendizado. O Senac garantiu a logística em todas as aulas, sendo duas delas comandadas por seus instrutores dos cursos de Cozinha e Produção de Alimentos. Nomes como Thiago Castanho (Remanso do Bosque-PA) e Morena Leite (Capim Santo-SP) assumiram a bancada. 

"Insumos Amazônicos: um mundo de possibilidades e sabores" foi o tema apresentado pelos instrutores de Belém Rai Rodrigues e Walaci Morais na tarde de sábado, reunindo público de 30 pessoas. Dividida em dois momentos, a aula abrangeu a oficina Farofa de Pirapema e Aviú e a oficina de Docinhos Regionais.

No domingo, a culinária do Tapajós ganhou destaque pelas mãos do instrutor Ricardo Branches, do Centro de Educação Profissional do Senac em Santarém, com a receita de "Ventrecha de pirarucu grelhada, vinagrete de feijão-manteiguinha e farofa de banana". O público do festival lotou o espaço e degustou a iguaria santarena, com ingredientes típicos do Oeste do Pará.

Na programação do Espaço Interativo os visitantes colocaram a mão na massa em aulas práticas sob a orientação de chefs brasileiros. Um dos ministrantes foi Leonardo Modesto, Cozinheiro profissional formado pelo Senac Pará, que preparou "Puqueca de peixe com arubé e farofa de beiju com castanha do Pará". A chef Daniela Martins (Lá em Casa –PA) fez o passo a passo da "Torta de castanha-do-Pará com cupuaçu e queijo cuia" no encerramento das atividades.

“A versatilidade de ingredientes encontrados aqui é completamente diferente de tudo o que se vê no restante do país. É muito gratificante ver que cada vez mais a gastronomia paraense está sendo valorizada”, destacou Daniela Martins sobre o Fartura.

Já na Cozinha Ao Vivo, os instrutores Athíria Martinês e Walaci Moraes estiveram junto com a Chef Mônica Rangel (Gosto com Gosto – RJ) na preparação do “Arroz de Moqueca Paraense. Durante todo Festival Fartura, uma equipe de 13 alunos egressos do curso de Cozinheiro do Senac atuou auxiliando os chefs do circuito, tanto nas aulas quanto no salão de estandes, onde restaurantes paraenses e nacionais prepararam verdadeiras iguarias para apreciação do público.

“O evento Fartura me agregou muito conhecimento. Aprendi bastante com os chefs que tive a oportunidade de trabalhar. Eles foram muito atenciosos e profissionais. Agradeço à família Senac pela oportunidade e pela credibilidade dada aos seus ex-alunos”, considerou Thayna Luana, cozinheira formada pelo Senac. “Foram dois dias de grande aprendizado e experiências únicas”, completou Crissiane Ferreira, também ex-aluna.

Celebrando a cozinha paraense

Referência mundial em gastronomia, Belém do Pará, que já recebeu o título internacional de Cidade Criativa da Gastronomia, concedido pela Unesco, foi a escolhida para sediar a primeira edição do Fartura no Estado. O festival já ocorreu em São Paulo, Fortaleza, Porto Alegre, Belo Horizonte, Tiradentes e Lisboa, somando 20 edições. É uma realização da Plataforma Fartura, que tem como objetivo a valorização da gastronomia nacional, criando conexões entre ingredientes, receitas, produtores, chefs e restaurantes, por meio de pesquisas e viagens pelo país desde 2012.

O Festival Fartura reuniu ainda outros nomes importantes da gastronomia: Prazeres Quaresma, do Saldosa Maloca (Belém - PA); Ângela Sicilia, do Famiglia Sicilia (Belém - PA); Roberto Hundertmark, do Buiagu (Belém - PA); Mônica Rangel, do Gosto com Gosto (Resende - RJ); Pablo Oazen, ganhador do Masterchef Profissionais 2017, do Garagem (Juiz de Fora - MG), Artur Bestene, do Bar Old School (Belém - PA), Fred Trindade, do Trindade (BH, MG).

Na programação educacional (espaços Conhecimento e Interativo) estiveram os chefs Juana Galvão e Chef Roger Carvalho; Rafael Bruno; Neide Rigo; Samila Seki;  Jussara Lunas; Nazareno Alves e Eline Suane; Lorena Filgueiras; Bruno Ferreira; Rita Medeiros; Diego Ventura; Alexandre Barros; Solange Saboia e Nati Tussi. Também fez parte do evento o Seminário “Importância da culinária regional”, com Luiza Fecarotta, Álvaro do Espírito Santo, Guto Braga, João Grinspum Ferraz e Raul Lody.

Texto: Senac Pará com informações do Fartura Brasil
Fotos: Senac e Fartura Brasil

Veja as principais fotos na Galeria!
Todas as imagens no 

Galeria de fotos


Em caso de dúvidas, entre em contato através de nossa Central de atendimento ou através de nossa fanpage no Facebook.




Mais notícias

Mais notícias



Em caso de dúvidas

Entre em contato conosco.

(91) 4009-6545
atendimento@pa.senac.br