Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé
Semana da Consciência Negra fomentou debates sobre cultura, educação e mercado de trabalho

Publicado em: 27 Nov 2017 | CONHECIMENTO

No Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro, o Senac iniciou a programação da Semana da Consciência Negra – Identidade Negra na Educação Profissional, que reuniu exposições e debates sobre cultura, educação e mercado de trabalho, na unidade da avenida Serzedêlo Correa, em Belém.

A ação fez parte das atividades promovidas dentro da campanha “16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”, que este ano defendeu o tema: “Empodera Mulher Negra. Empodera!”. Há três anos o Senac Pará é parceiro da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH) nesta campanha e em 2017 compôs a programação oficial com a Semana da Consciência Negra.

De 20 a 24 de novembro o auditório do Senac foi palco de importantes diálogos sobre a valorização da cultura negra, o combate ao preconceito étnico racial no Brasil e o panorama da população negra na educação e no mercado de trabalho. Os temas foram abordados de forma multidisciplinar, com intensa participação dos alunos, tanto como expectares quanto na elaboração e apresentação dos conteúdos.

A Mesa Redonda: Identidade Negra na Educação Profissional abriu a programação, tendo como convidadas a delegada titular da Delegacia de Combate a Crimes Discriminatórios e Homofóbicos da Polícia Civil do Pará, Hildenê Falqueto de Moraes, e a Professora Doutora do curso de Direito da Universidade Federal do Estado do Pará, Eliana Franco.

No segundo dia, a Professora Doutora Wilma Baía Coelho, Diretora de Apoio a Docentes no PROEG/UFPA e pesquisadora do núcleo GERA/UFPA palestrou sobre "Formação inicial para as relações étnico-raciais: integração e inclusão".

A Semana envolveu também Mini-curso de turbantes, com a instrutora Elza Elarrat, oficina de gastronomia com receitas de Vatapá e Cocada; Oficina de RAP, ministrada pelo educador popular Marcelo Santos; e Oficina de tranças africanas.

Alunos dos cursos de Aprendizagem Profissional Comercial apresentaram exposições sobre religiões africanas e ícones da cultura negra, resultados de pesquisas realizadas desde outubro. A culminância ocorreu com a premiação dos ganhadores do concurso de redação sobre o tema Identidade Negra.

Comunicação Senac Pará

Galeria de fotos


Em caso de dúvidas, entre em contato através de nossa Central de atendimento ou através de nossa fanpage no Facebook.




Mais notícias

Mais notícias



Em caso de dúvidas

Entre em contato conosco.

(91) 4009-6545
atendimento@pa.senac.br