Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé
Projeto Energia Profissional conta com o Senac para levar qualificação a comunidades.

Publicado em: 08 Jul 2016 | PARCERIA

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial no Pará é parceiro da Celpa (Centrais Elétricas do Pará) nas ações do projeto Energia Profissional, que promove cursos para moradores de comunidades de baixa renda, com o intuito de ampliar oportunidades no mercado de trabalho. Mais de cem participantes foram capacitados pelo Senac no primeiro semestre de 2016, em oito diferentes cursos de Formação Inicial e Continuada nos municípios de Belém, Castanhal, Marabá e Santarém.

A jovem Marcelania Sousa, de 22 anos, moradora de Benevides, concluiu o curso de Cabelereiro Assistente, ministrado no período de 11 de abril a 21 de junho, no Centro de Educação Profissional do Senac em Belém. “Agora vou poder ajudar meu marido a pagar as contas de casa”, disse a participante no encerramento. As formações de Maquiador (06/04 a 22/06) e Assistente Administrativo (11/04 a 07/06) ocorreram também na capital.

Em Santarém, participantes do curso de Manicure e Pedicure, finalizaram o curso no dia 17 de junho, com uma feira expositora de serviços para profissionais do ramo, como projeto integrador das competências desenvolvidas no decorrer das aulas. A qualificação teve início no dia 20 de abril e formou nove mulheres, que agora pretendem, juntas, abrir um novo empreendimento.

De acordo com Luana Vieira Barroso, 32 anos, a partir do curso oferecido, gratuitamente por meio da Celpa em parceria com o Senac, ela e os demais colegas já estão finalizando o projeto para a implantação de uma esmalteria. A nova manicure e pedicure destacou que a teoria vista em sala de aula foi colocada em prática ao longo de todo o curso.

Outra capacitação ofertada em Santarém foi o de Preparação de bolos e tortas, entre 16 de maio e 03 de junho. Para a instrutora do Senac em Santarém, Andressa Araújo, o principal benefício do projeto é dar uma nova oportunidade para as pessoas das comunidades mudarem de vida e “quem participa dos cursos fica apto a fazer a diferença no mercado”.

Na parceria com o projeto da Celpa, o Senac realizou em Castanhal os cursos de Sobrancelhas e Embelezamento de Cílios (02 a 06/05) e Cozinha Regional (13 a 24/06), além da formação de Recepcionista em Marabá, entre 28 de abril a 28 de junho.

A iniciativa social da fornecedora de energia elétrica está ativa desde março, realizando cursos gratuitos junto com o Senac e outras entidades. O projeto atende pessoas cadastradas ou que residam em local beneficiado pelo Programa Tarifa Social de Energia, da Celpa. Informações sobre como ingressar nos cursos do Energia Profissional no Blog da Celpa "Para Transformar" (http://blogdacelpa.com.br/).

Segundo informações do executivo de relacionamento com o cliente da Celpa, Gilliard Vaz, o projeto Energia Profissional oferece novas chances para as empresas contratarem profissionais com ampla capacitação e se mostra importante principalmente para jovens que buscam ingressar no mercado de trabalho.


Texto: Senac/PA com informações da Celpa
Fotos: Daniele Brabo e Celpa
Comunicação Senac no Pará

Galeria de fotos


Em caso de dúvidas, entre em contato através de nossa Central de atendimento ou através de nossa fanpage no Facebook.




Mais notícias

Mais notícias



Em caso de dúvidas

Entre em contato conosco.

(91) 4009-6545
atendimento@pa.senac.br