Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé
Pará conquista medalha nas Competições Senac de Educação Profissional

Publicado em: 28 Nov 2016 | COMPETIÇÕES SENAC

A jovem Allana Nascimento atravessou o mapa para representar o Pará nas Competições Senac de Educação Profissional e retornou carregando a medalha de bronze, conquistada no Rio Grande do Sul onde ocorreu a etapa da ocupação de Cuidados de Saúde e Apoio Social. Com apenas 19 anos, a técnica de enfermagem formada pelo Senac Pará garantiu o terceiro lugar no pódio, ao lado da competidora de Santa Catarina, Jéssica da Veiga, que obteve a mesma pontuação nas provas.

As Competições Senac de Educação Profissional correspondem a um grande torneio promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) para testar habilidades e conhecimentos dos alunos formados pela instituição em todo Brasil. A etapa em Porto Alegre encerrou na última sexta-feira, 25 de novembro, e reuniu alunos e ex-alunos do curso Técnico em Enfermagem de sete estados (AL, BA, CE, DF, PA, RS e SC), que participaram de provas na arena montada no Bourbon Shopping Wallig.

“Esta foi uma experiência única, que me ajudou a definir o meu perfil como profissional cautelosa e atenciosa. Nas provas, em alguns momentos me senti apreensiva pelo clima de competição, mas fui colocando em prática tudo que aprendi no Senac e ganhando confiança no decorrer dos desafios para executar cada tarefa com excelência”, descreveu Allana, carregando medalha inédita para o Senac no Pará em eventos do tipo.

As provas envolveram dinâmicas em que os competidores interagiram com atores, simulando atendimentos de gestão da saúde, promoção de bem-estar físico e psicossocial, desenvolvimento, cuidados e reabilitação, nutrição, administração de medicamentos e uso de dispositivos funcionais, referentes a atividades dos profissionais Técnicos em Enfermagem.

“A sensação é de dever cumprido, não somente pela medalha, mas pelo compromisso e ética assumidos. Allana mostrou habilidades, técnicas e, principalmente, atitudes e valores que fazem toda a diferença na formação profissional e demonstram a seriedade com que realizamos o processo ensino-aprendizagem no Senac Pará”, detalha a treinadora Evelyn Mendonça.

Para a Supervisora Técnica da delegação paraense nas Competições, Silvana Ribeiro, o resultado refletiu o empenho de todos os envolvidos.  “Foi uma conquista da Allana, da treinadora e também de toda a equipe que proporcionou suporte técnico e psicológico à competidora.  Essa medalha de bronze para nós representa ouro, porque mostra que temos potencial para ousar e almejar mais conquistas”, considera.

O momento de comemorações pelos 70 anos de atuação no Brasil foi escolhido pelo Senac para a primeira edição das Competições, que buscam refletir as competências e os atributos dos alunos mais bem preparados, com a finalidade de dar visibilidade à excelência da educação profissional do Senac, assim como promover compartilhamento de práticas educacionais entre os departamentos regionais da instituição.

A primeira etapa foi da ocupação de Cabeleireiro, no início do mês, em Fortaleza, com a aluna do Programa Senac de Gratuidade, Jackeline Campos Passinho, de 18 anos, representando o Senac no Pará. Mesmo sem subir ao pódio no Ceará, o Senac Pará registrou uma boa participação. “Me senti lisonjeada em representar o nosso estado numa competição nacional. A participação nesse projeto mudou a minha visão de futuro profissional para melhor”, pontua Jackeline. Além das etapas de Cabeleireiro e Cuidado de Saúde e Apoio Social, o torneio segue até dezembro com etapas nas ocupações profissionais de Serviço de Restaurante e Cozinha.

Com informações do Departamento Nacional e Senac/RS
Edição de texto: Daniele Brabo/Senac Pará
Fotos: João Alves e Diana Berto
Arte: Diego Ataide/Senac Pará

Galeria de fotos


Em caso de dúvidas, entre em contato através de nossa Central de atendimento ou através de nossa fanpage no Facebook.




Mais notícias

Mais notícias



Em caso de dúvidas

Entre em contato conosco.

(91) 4009-6545
atendimento@pa.senac.br