Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé
No interior, orientação com seminário e palestras sobre trabalho Infantil

Publicado em: 15 Jun 2015 |

Ao longo do mês de junho, diversas atividades compuseram a extensa programação do Senac nos Centros de Educação Profissional, bases remotas e comunidades.

A programação alusiva ao Dia de Combate ao Trabalho Infantil, que envolveu todos os Centros de Educação Profissional (CEP) em Belém, Castanha, Parauapebas e Santarém e também nas cidades de Capanema, Marabá e Tucuruí, onde funcionam bases remotas do Senac, começou ainda no início de junho, quando o CEP Parauapebas realizou o I Seminário de Combate ao Trabalho Infantil, voltado para alunos da Aprendizagem profissional Comercial em Serviço de Vendas.

O Seminário ocorreu no dia 02, com apoio do Ministério do Trabalho e Emprego e visou orientar sobre a nocividade da prática do trabalho infantil, a qual traz incontáveis problemas na vida dos jovens que são empurrados para atividades incompatíveis com sua idade, capacidade física e por vezes insalubre e perigosa. O objetivo do evento foi mostrar a maneira legal e correta de inserir jovens no mercado de trabalho, através do Programa Jovem Aprendiz.

Coordenados pelas professoras Silvana Miranda e Queila Amorim, os alunos participaram com contribuições sobre as vivencias no Programa Jovem Aprendiz do Senac,  confeccionarão folders entregues à comunidade que assistiu ao evento.

No oeste do estado, o CEP Santarém realizou entre os dias 08 e 11/06 um circuito de palestras em comunidades carentes do município, acerca de temas voltados à infância e juventude. As atividades aconteceram nos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Nova República, Ribeirinho e Santarenzinho, também na Escola Irmã Leodgard Guasepohl. O foco das ações foi mudar a concepção secular de que, para a criança pobre “é melhor trabalhar do que ficar na rua” ou “é melhor trabalhar do que roubar”, ressaltando que o lugar da criança é na escola.

Dentre as palestras, os temas foram: “A importância da higiene para a saúde da criança e adolescente”, “Prevenção e cuidado com as drogas” e “Prostituição infantil – impacto na qualidade de vida”, ministradas pela instrutora do Senac, Joana Angélica Fernandes. No CRAS Ribeirinho a palestra sobre trabalho infantil foi ministrada pelo gerente da subdelegacia do Ministério do Trabalho e Emprego, Carlos Edilson de Matos Silva.  Todas as atividades contaram com apoio do Ministério do Trabalho e Emprego, além da equipe do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil.

Em Capanema, nordeste paraense, o juiz titular da Vara do Trabalho de Capanema, Drº Ricardo André Santiago, ministrou a palestra “Conscientização para o Combate ao Trabalho Infantil”, na noite de 10/06, na Casa do Comércio de Capanema. Já em Marabá, no dia 12, o tema foi palestrado aos alunos do Senac pela instrutora Silvana Miranda.

Em Tucuruí o juiz do trabalho Cláudio Rendeiro, que interpreta o personagem Epaminondas Gustavo, participou de bate papo com alunos e comunidade e orientou, de forma lúdica e divertida, sobre esta problemática social.

Texto: Daniele Brabo
Ascom Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PA


Em caso de dúvidas, entre em contato através de nossa Central de atendimento ou através de nossa fanpage no Facebook.




Mais notícias

Mais notícias



Em caso de dúvidas

Entre em contato conosco.

(91) 4009-6545
atendimento@pa.senac.br