Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé
Na sala de aula, a chance de recomeçar: Senac e Susipe assinam convênio para qualificar detentos

Publicado em: 22 Ago 2016 | PARCERIA

Transformar vidas através da educação profissional é algo que faz parte da trajetória do Senac em seus 70 anos. É um trabalho contínuo, ilustrado em iniciativas como o convênio firmado no Pará, entre o Senac e a Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Senac), para a qualificação profissional à detentos. 

O presidente do Conselho Regional do Senac no Pará, Sebastião Campos, e o titular da Susipe, coronel André Cunha, assinaram o convênio entre as partes no último dia 16 de agosto, durante reunião na Casa do Comércio, em Belém. Estavam presentes também a diretora regional do Senac, Vânia Vicentini, e a diretora de educação profissional do Senac/PA, Cláudia Vasconcelos, o diretor do Núcleo de Reinserção Social da Susipe, Ivaldo Capenoli, e a coordenadora de Educação Prisional, Aline Mesquita.

“É importante destacar que o Senac já vinha ofertando vários cursos para os detentos, mas ainda não havia um termo de cooperação institucionalizando essa parceria, era algo que acontecia em situações pontuais e hoje estamos firmando esse acordo mais duradouro com uma instituição de grande representatividade nacional”, frisou o coronel Cunha. O superintendente da Susipe destacou, ainda, que 17% da população carcerária do estado participa de atividade educacional atualmente, demonstrando um importante crescimento desde 2007, quando apenas 0,01% estudava. “Estamos acima da média nacional, que é de 10%.

Com o convênio, o Senac realizará cursos de formação inicial e continuada para internos do sistema penitenciário. O objetivo é contribuir no processo de ressocialização e gerar melhores expectativas para o retorno dos custodiados ao convívio em sociedade. Os dois primeiros cursos atenderão detentos do Centro de Recuperação do Coqueiro (CRC) e do Centro de Recuperação Feminino (CRF), em Ananindeua.

“Estamos celebrando esse convênio com a Susipe para termos a alegria de contribuir com a ressocialização de internos do sistema penitenciário. Na medida em que pudermos contribuir para o avanço de pessoas privadas de liberdade, nós vamos estar aqui à disposição”, destacou Sebastião Campos, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac no Pará.

Para a coordenadora de educação prisional, Aline Mesquita, a parceria abre um novo leque de possibilidades. “Estamos dando um grande passo para impulsionar os detentos a trilharem um caminho melhor. Nossa intenção agora é poder ampliar esses cursos para as outras casas penais da Região Metropolitana e também para o interior", afirmou a coordenadora da Susipe.

PARCERIAS ANTERIORES
Desde 2011 o Senac vem sendo frequente parceiro da Susipe em iniciativas que utilizam a educação profissional como ferramenta na recuperação de pessoas privadas de liberdade. Até dezembro de 2015, mais de dez diferentes cursos foram ministrados pelo Senac, além de ações extensivas de orientação, tanto para custodiados em liberdade condicional e no regime semiaberto, quando para os internos do regime fechado do sistema penitenciário do Pará.

Nos últimos seis anos o Senac atendeu 443 detentos dos municípios de Belém, Ananindeua, Santa Isabel do Pará, Castanhal e Santarém, oportunizando educação profissional gratuita através do Pronatec (até 2014) e do Programa Senac de Gratuidades.

Texto: Comunicação Senac, com informações da Ascom Susipe
Fotos: Daniele Brabo / Anderson Silva (Susipe)
Comunicação Senac no Pará
Mais imagens na GALERIA DE FOTOS.



Galeria de fotos


Em caso de dúvidas, entre em contato através de nossa Central de atendimento ou através de nossa fanpage no Facebook.




Mais notícias

Mais notícias



Em caso de dúvidas

Entre em contato conosco.

(91) 4009-6545
atendimento@pa.senac.br