Dentro da proposta de abordar a “Diversidade no atendimento ao cliente”, a turma do curso de Recepcionista realizou a organização e a recepção de mesa redonda com o tema “Inclusão da pessoa com deficiência (PCD) no mercado de trabalho em Santarém”. A atividade representou o produto final do Projeto Integrador do curso, onde os alunos puderam demonstrar, de forma reunida, as competências adquiridas no decorrer da formação.
O assunto foi eleito diante da percepção dos alunos de que as pessoas portadoras de necessidades especiais devem receber um acolhimento específico do profissional recepcionista, de modo a respeitar as limitações e as necessidades de acessibilidade destes indivíduos para garantir a igualdade de tratamento e oportunidades.
Foram convidadas pessoas com deficiência para a plateia do evento e também para a composição da mesa. Eles organizaram o espaço de acordo com as necessidades de acesso para o público alvo, disponibilizaram intérprete de Linguagem de Sinais (LIBRAS) e também buscaram executar o receptivo adequado, atuando com acolhimento, informações, cordialidade e postura profissional.
O Projeto praticado se baseou no trabalho de Recepcionista considerando a igualdade de oportunidades, inclusão e acessibilidade a participantes de eventos. Para tanto, os discente convidaram representantes de áreas para debater a temática, sendo eles: o fiscal do trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Carlos Edilson Matos; o advogado José Carlos Nascimento; a Gerente do Senac em Santarém, Denise Miranda; o Psicólogo da Associação de deficientes visuais do Baixo Amanzonas (Adevibam), Leonise C. Oliveira; a Assistente Social da Associação de Deficientes Físicos de Santarém (Adefis), Ládia Rufino; e Gilma Pereira Rocha, Coordenadora da Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação de Santarém.
O assunto foi eleito diante da percepção dos alunos de que as pessoas portadoras de necessidades especiais devem receber um acolhimento específico do profissional recepcionista, de modo a respeitar as limitações e as necessidades de acessibilidade destes indivíduos para garantir a igualdade de tratamento e oportunidades.
Foram convidadas pessoas com deficiência para a plateia do evento e também para a composição da mesa. Eles organizaram o espaço de acordo com as necessidades de acesso para o público alvo, disponibilizaram intérprete de Linguagem de Sinais (LIBRAS) e também buscaram executar o receptivo adequado, atuando com acolhimento, informações, cordialidade e postura profissional.
O Projeto praticado se baseou no trabalho de Recepcionista considerando a igualdade de oportunidades, inclusão e acessibilidade a participantes de eventos. Para tanto, os discente convidaram representantes de áreas para debater a temática, sendo eles: o fiscal do trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Carlos Edilson Matos; o advogado José Carlos Nascimento; a Gerente do Senac em Santarém, Denise Miranda; o Psicólogo da Associação de deficientes visuais do Baixo Amanzonas (Adevibam), Leonise C. Oliveira; a Assistente Social da Associação de Deficientes Físicos de Santarém (Adefis), Ládia Rufino; e Gilma Pereira Rocha, Coordenadora da Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação de Santarém.
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Comunicação Senac no Pará
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