Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé
Intercâmbio gastronômico e receitas curiosas no Festival VOP 2015

Publicado em: 01 Jun 2015 |

Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense 2015 realizou aulas gastronômicas no Senac, proporcionando iteração entre Chefs e alunos. Ingredientes inusitados como a carne de Jacaré impressionaram os participantes.

Os sabores do Marajó deram o tempero à 13º edição do Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense, que em 2015 novamente teve o Senac no Pará como apoiador. O Centro de Educação Profissional de Belém (CEP Belém) sediou as aulas da programação Chefs na Comunidade e os alunos do curso de Cozinheiro também atuaram como auxiliares durante outras programações do circuito, onde puderam interagir e aprender com grandes profissionais da gastronomia nacional. 

Considerado referência de salvaguarda da cultura gastronômica regional, o Ver-o-Peso da Cozinha Paraense (VOP) promove a cada edição um verdadeiro intercâmbio culinário e, além disso, tem representado para os alunos do Senac um momento ímpar de absorção de conhecimentos e percepções sobre a profissão de Cozinheiro.

As aulas da programação Chefs na Comunidade ocorreram nos dias 28 e 29 de maio, comandadas pelos chefs Gabriela Carvalho (PR), Paulo Machado (MS), Mônica Rangel (MG) e Paulo Anijar (PA). Alunos, ex-alunos do Senac e público em geral assistiram ao preparo das receitas, ao vivo, e se deleitaram não apenas com os aromas e degustações, mas também com as vivências e experiências profissionais compartilhadas pelos renomados chefs.

A Chef Gabriela Carvalho, do Quintana Café e Restaurante (Curitiba, Paraná), ministrou a primeira oficina, com o tema Cozinha Saudável. A receita de Salada de grãos com frutos e frutas secas, azeite de especiarias e hortelã impressionou pela simplicidade e a harmonização dos sabores. Em seguida, o Chef Paulo, do Instituto Paulo Machado (Campo Grande, Mato Grosso do Sul), aguçou a curiosidade com a oficina “Você já comeu jacaré?”, onde preparou mojica de Jacaré com Maxixe e impressionou.

No segundo dia de programação, Mônica Rangel - que é uma das juradas do programa de TV Cozinheiros em Ação – trabalhou as receitas de Agridoce de Taperebá, Mini arroz de carne seca e Torta de amendoim. A chef do restaurante Gosto com Gosto (Mauá, RJ) também sorteou um exemplar de seu livro “Interpretações do Gosto, por Mônica Rangel”, publicado pela Editora Senac.  As oficinas encerraram com o chef paraense Paulo Anijar, do Mazza Fresh Itália (Belém, PA). Em sua aula sobre panificação, ele preparou Pão de Cará Roxo e Pão de Abobora com leite de coco.

“Para mim é sempre maravilhoso voltar a Belém. Eu amo o Pará, amo os produtos. E adorei essa proposta da programação Chefs na Comunidade. Passar conhecimento é um grande prazer”, ressaltou a chef Mônica Rangel.

A jornalista Márcia Martinez participou das quatro oficinas dos Chefs na Comunidade e já pensa em testar algumas receitas. “Sou apaixonada por aprender novos paladares e as aulas trouxeram um mix de gostos com pitadas de paladares de algumas cidades. Os chefs foram incríveis”, enfatizou.

O Ver-o-Peso da Cozinha Paraense é um festival organizado pelo Instituto Paulo Martins e este ano se estendeu por todo o mês de maio, com uma programação variada inspirada no arquipélago do Marajó; sua cultura e riqueza gastronômica. Alunos da turma de Cozinheiro do Senac que se voluntariaram foram auxiliares dos grandes chefs convidados.  Com olhares atentos e todos os demais sentidos a postos, os estudantes puderam interagir e ver de perto detalhes sobre a profissão.

Para o aluno Arnaldo Silva, de 28 anos, a participação no festival foi uma experiência única. “Todos os chefs que ministraram as aulas e também os que foram auxiliados pelos alunos contribuíram bastante para o nosso aprendizado. Foi possível observar de perto o trabalho deles e saber mais sobre a trajetória de cada um. É um grande estímulo, principalmente porque todos incentivaram a não parar por aqui e continuar se aperfeiçoando sempre”, contou.

Texto: Daniele Brabo
Fotos: Jorge Soares/Senac e Pop Filmes/VOP
Comunicação Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Pará


Em caso de dúvidas, entre em contato através de nossa Central de atendimento ou através de nossa fanpage no Facebook.




Mais notícias

Mais notícias



Em caso de dúvidas

Entre em contato conosco.

(91) 4009-6545
atendimento@pa.senac.br